TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 9

Ana Cristina Gandini Salto

OS DESAFIOS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.

As tecnologias de comunicação e informação como forma de aprendizado.

                                                                                         

                                                                                       Trabalho realizado como exigência da disciplina

                                                                                       Antropologia/Sociologia, que é ministrada pelo

                                                                                      Prof.Eduardo Matuski, do 1° Ano do curso de Direto.

INSTITUTO MATONENSE DE ENSINO SUPERIOR

ABRIL/2015

                         

OS DESAFIOS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.

As tecnologias de comunicação e informação como forma de aprendizado.

 

                                            Ana Cristina Gandini Salto

RESUMO – Abordei os desafios que vão desde a maneira como estas informações são passadas para as pessoas através das tecnologias da informação, como sua veracidade, legitimidade, a ética do sujeito, a compreensão, sua criticidade, ou seja, a preocupação com a direção do novo paradigma tecnológico na sociedade da informação.

Palavras-chave: Sociedade da informação – TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)

INTRODUÇÃO

               A apresentação do presente artigo tem como objetivo mostrar os Desafios da Sociedade da Informação nos momentos atuais, onde a velocidade que ficamos sabendo as coisas é muito rápida com as tecnologias de informação e comunicação, isto é, com acesso aos computadores, a internet, redes sociais, televisão, mídias em geral.

            Passamos por diversas transformações de cunho cientifico e tecnológico na nossa sociedade contemporânea, que provocam modificações na nossa economia, cultura e nas maneiras como as pessoas se relacionam e se apropriam deste conhecimento. A sociedade que tem nascido destas transformações denomina-se “sociedade da informação” ou do “conhecimento”, onde sua característica principal é a profusão de informações que transitam por meio de tecnologia de base digital. Esta realidade vai provocar mudanças significativas nas formas de acesso, distribuição e armazenamento das informações. Como consequência, irão intensificar discussão es teóricas nas áreas de sociologia e política , sobre a apropriação e deste novo modo de acessar as informações

             A sociedade da informação é o traço característico do debate público sobre desenvolvimento, seja no nível local ou global, neste alvorecer do século XXI. Nos meios de comunicação, o termo “sociedade da informação” se tornou um jargão, transformando-se de forma conceitualmente imprecisa no vocabulário do cidadão. Precisamos ter uma reflexão crítica que nos permita compreender as presentes transformações sociais e avaliar suas implicações com base em critérios definidos, integrando critérios sócio-culturais e éticos, aos econômicos e políticos usualmente associados a presença da informação e assim colocar a disposição do cidadão caminhos para uma participação ativa na construção do seu futuro.

              A preocupação com a direção do novo paradigma tecnológico nos aponta vários desafios a enfrentar para que esta nova sociedade supere velhas e novas desigualdades, seja mais crítica, reflexiva, democrática, humana e não apenas mera receptora de informações.

  1. A “SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO”

               A expressão “sociedade da informação” passou a ser utilizada nos últimos anos desse século, substituindo o conceito de “sociedade pós industrial” e como maneira de transmissão de um conteúdo especifico no novo paradigma “técnico-econômico”. A realidade que os conceitos das ciências sociais procuram expressar são as transformações técnicas, organizacionais, administrativas que tem como finalidade os insumos baratos de informação propiciados pelas tecnologias de comunicação e informação. Esta sociedade pós-industrial ou “informacional” está ligada a expansão e reestruturação do capitalismo desde a década dos anos 80. As novas tecnologias e a ênfase na flexibilidade – ideia central das transformações organizacionais – tem permitido realizar com rapidez e eficiência os processos de regulação, privatização e ruptura do modelo do contrato social entre capital e trabalho de contrato social entre capital e trabalho característico do capitalismo.  

  1. EVOLUÇÃO DAS TIC’S E A NOSSA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.

               O impacto das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação do cidadão relaciona-se com os papeis destas tecnologias na sociedade atual. É importante assinalar que esta nova sociedade se sustenta em grande parte, no desenvolvimento espetacular da TIC, durante a segunda metade do século XX.  Segundo Castells (2000, p.60), estamos diante de um “novo paradigma tecnológico organizado em torno das tecnologias da informação” e associado a profundas transformações sociais, econômicas e culturais.

              O fenômeno da internet e seus impactos na vida das pessoas, neste sentido, é apenas uma manifestação deste novo paradigma tecnológico e das transformações socioeconômicas e socioculturais a ela associadas; ela constitui um novo e complexo espaço global para a ação social e, por extensão, para ao aprendizado e para a ação educacional.

              O ser humano criou várias tecnologias, onde entre elas, relaciona-se a capacidade de representar e transmitir informação, isto é, as tecnologias da informação e comunicação que afetam praticamente todos os âmbitos de atividade da pessoa, que englobam desde formas e práticas da sociedade até o modo de compreender o mundo, de organizar esta compreensão e de transmitir a outras pessoas. A TIC tem sido em diferentes fases de desenvolvimento, instrumentos para pensar, aprender, conhecer, representar e transmitir para outras pessoas e outras gerações os conhecimentos adquiridos. Todas as TIC têm a mesma finalidade de possibilitar a utilização de sistema de signos, linguagem oral e escrita, imagens estatísticas e em movimento, várias simbologias, como meio de transmissão da informação. Mas estas TIC também se diferem entre si quanto as possibilidades e limitações para representar a informação, assim como no que se refere a outras características relacionadas a transmissão dessa informação (quantidade, velocidade, acessibilidade, distancias temporais e espaciais e etc.), e essas diferenças, por sua vez, tem implicações na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (245.1 Kb)   docx (149.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com