TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Objetivos Da Escola Da Família

Pesquisas Acadêmicas: Os Objetivos Da Escola Da Família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

Quais são os objetivos do Programa Escola da Família em minha unidade escolar?

O Programa Escola da Família tem beneficiado muitas famílias, os cursos oferecidos os capacitam para enfrentar o mercado de trabalho e até mesmo em alguns casos abrir seu próprio negocio. Como exemplo o curso de cabeleireiro, através do compromisso com a Escola da Família, dando credibilidade ao curso oferecido, obteve-se o profissionalismo do aprendiz criando assim uma forma de renda.

Esse é uns dos cursos oferecidos entre outros, mas o que também vale resaltar é o compromisso da Escola da Família, juntamente com a equipe responsável, trabalhando para melhor atender a comunidade, sendo os quatro eixos (Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho) nossa base.

A aplicação dos eixos na escola tem proporcionado à comunidade experiências significativas para seu cotidiano, além de estarem envolvidas com a comunidade onde podemos encontrar pluralidade cultural. Saber as diferenças e conviver com elas por mais que seja somente de final de semana se torna essencial para a inclusão em um meio, pois a comunicação (integração e interação), que é oferecida no Programa Escola da Família, se faz necessário para a formação de um cidadão e com isso trabalhando a cultura de paz entre os participantes.

O eixo esporte oferece a comunidade, através das atividades propostas: desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor agregando também os temas transversais; saúde, ética, pluralidade cultural, meio ambiente. Jogos e brincadeiras são propostos de forma a inserir significados a cada atividade proposta tendo a interdisciplinaridade entre os temas, não sendo somente crianças ou adolescentes participantes, mas sim, toda comunidade, é um momento de alegria diversão e aprendizagem. A capoeira, as danças, o teatro e a escolinha de futebol são umas das atividades propostas e podemos perceber que todas as atividades entrelaçam entre si (eixos).

O eixo cultura oferece atividades onde os alunos vivenciaram e obterão conhecimento de diferentes características culturais como: capoeira, dança de rua, dança do ventre, libras, violão entre outros. Para melhor compreensão, não se define cultura somente como uma etnia, mas sim o forma de vida, a escolha adotada por um individuo, sendo assim, sua particularidade o faz um ser único que se inseri em um grupo com ideias e forma de vida similares. Essas diferenças são aprendidas todos os dias mesmo que indiretamente, e a Escola da Família “abre as portas” para um maior acervo, representada pela diversidade, compreender as diferenças e respeita-las.

O eixo saúde é vinculado a todas as atividades propostas. Palestras, oficinas e parcerias trabalham juntos com a conscientização para uma alimentação com compromisso e com o autocuidado. Doenças sexualmente transmissíveis, o consumismo desenfreado, alimentação saudável, higiene bucal, oftalmologista essas são umas das atividades propostas na Escola da Família, tendo como um dos objetivos a comunidade sendo capaz de valorizar a saúde, discernir e participar de decisões relativas a saúde individual e coletiva.

O eixo trabalho oferece a comunidade cursos que os capacite a exercer uma profissão, a procura tem sido grande, muitas pessoas desejam ter mais conhecimento, nem que seja para utilizar em sua própria casa. A escola da família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com