TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos E Importancia Da Contabilidade

Monografias: Objetivos E Importancia Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Passo 1

Objetivos da contabilidade

Entendemos por contabilidade, ser um sistema de informação, demonstração e analises da natureza econômica, financeira, física e de produtividade. Seu principal objetivo é avaliar a situação financeira e econômica da entidade, contribuindo para processos decisórios e tomada de decisões, a qual pode interferir no futuro da mesma.

A empresa deve sempre informar qualquer contribuição para qualquer avaliação patrimonial e de resultados, para não ocorrer interferências no futuro. Quando não informadas devem constar em notas explicativas ou quadros complementares.

Quanto sua finalidade, permite ter a posição de rentabilidade e financeira de forma transparente para tomada de decisões. Auxiliando indiretamente acionistas, tomadores de decisões, investidores e aumentando sua própria riqueza.

Passo 2

Qual importância da contabilidade na vida pessoal financeira e de uma empresa

A contabilidade esta diariamente em nossas vidas, essa relação existe por motivo pessoal financeiro, como administrar o dinheiro e controlar despesas. É um sistema de informação, o qual permite ter uma visão transparente em que se encontra determinada situação, seja financeira, econômica, física ou de produtividade.

Em equipe, analisamos que cada um tem um compromisso diferente com o dinheiro que recebe, como: financiamentos de carro, faculdades, aluguel de casa, festas aos finais de semana, entre outros. Para ter controle deste dinheiro, não possuímos um contador que faça todo este controle, mas algumas pessoas costumam fazer uma planilha contendo cada despesa do mês e qual dinheiro em caixa para pagamento destas contas.

Veja um exemplo abaixo:

Despesas Valores

Conta de Aguá 58,00

Elektro 74,00

Supermercado 320,00

Escola 300,00

Telefones 100,00

outros 165,00

Total 1.017,00

Esse modelo apresenta contas á pagar do mês, porém sabemos o quanto de dinheiro vamos receber para pagar essas despesas. Isso é uma forma de controlar a contabilidade da casa, para que possa avaliar a situação financeira futura e não correr risco de ficar devedor. Nem sempre é feito desta maneira, nem todo mundo tem uma visão da importância contábil em nossas vidas, mas sabemos que é uma transparência financeira para tomada de decisões, auxiliando para aumento do nosso capital (dinheiro) e também dos riscos com juros e multas.

Já falando sobre uma contabilidade empresarial, foi feito uma pesquisa com uma empresa conhecida por integrantes do grupo, percebemos que é bem diferente da contabilidade pessoal.

A contabilidade na empresa é a alma do negocio, pois nela se registra todas as ocorrências e fatos, para se ter melhor controle de qualquer tipo de operação.

A empresa precisa ter controle das suas transações, suas documentações, para não ocorrer nenhuma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com