TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Problemas Ambientais

Por:   •  25/1/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 9

1-Desmatamento

Definição:

Desmatamento, também chamado de desflorestamento, consiste na retirada da cobertura vegetal parcial ou total de um determinado lugar.

Causas:

O desmatamento pode ser atribuído a diversas atividades, sendo essas, em sua maioria, antrópicas. Entre as principais causas temos: A expansão do agronegócio; atividades de extrativismo (animal, vegetal e mineral) afim de se obter matéria prima; intensificação da urbanização e aumento das cidades; atividades ilegais relacionadas às queimadas e especulação fundiária

Efeito:

  Ao desmatar, compromete-se toda a biodiversidade da área as espécies da fauna perdem seu habitat e espécies da flora podem entrar para a lista de ameaças à extinção e assim causar um enorme desequilíbrio ambiental, prejudicando até mesmo as atividades primárias, das quais dependem muitas famílias, e também a economia, como a caça, a agricultura e a pecuária. A retirada da cobertura vegetal também agrava a questão das mudanças climáticas, além de facilitar o processo de erosão do solo, pois é a cobertura vegetal que auxilia na infiltração da água da chuva. Portanto, sem ela, a água escorre sobre o solo, provocando deslizamentos e a erosão. A retirada da vegetação próxima a áreas de cursos d'água também provoca deslizamentos de terra, que se deposita nos rios, provocando então o assoreamento.

   

Solução (micro):

1-A sociedade deve lutar pelo fim de subsídios públicos aos desmatadores; comprar produtos de empresas que evitam desmatamento; apoiar e aplicar práticas de produção sustentável; votar em representantes que apoiam a criação de Unidades de Conservação; ajudar a conservar áreas florestais e até mesmo ajudar no reflorestamento.

Solução(macro):

1-Implementação de um modelo econômico de produção baseado no desenvolvimento sustentável; Participação do poder público e da iniciativa privada no desenvolvimento de ações de preservação ambiental; Aplicação da legislação ambiental por meio da fiscalização e da punição de crimes ambientais; Bonificação para produtores rurais e outros atores econômicos que contribuem para a preservação de áreas de floresta; Criação de unidades de conservação e preservação ambiental com foco em regiões com alta biodiversidade; Promoção de políticas de reflorestamento de áreas devastadas com espécies nativas e repovoamento de animais.

2-Poluição do ar

Definição:

A Poluição do Ar ou Poluição Atmosférica é o resultado do lançamento na atmosfera de grandes quantidades de gases ou partículas líquidas e sólidas (tais como as poeiras industriais, aerossóis, fumaças negras, solventes, ácidos e hidrocarbonetos) que provocam impacto ambiental e problemas de saúde humana.

Causas:

2-Industrialização;

3-Queimadas;

4-Veículos e queima de combustíveis fósseis;

5-Mineração;

6-Uso de aerossóis;

7-Produção de energia elétrica com combustíveis fósseis;

Efeito:

Entre os principais efeitos da poluição atmosférica temos: O agravamento do efeito estufa e consequentemente o aquecimento global, alterações climáticas em escala global, possibilidade de maior ocorrência de chuva ácida, criação e aumento de buracos na camada de ozônio, enquanto também afeta os seres humanos causando problemas respiratórios e cardiovasculares.

Solução (micro):

1-Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodiesel e etanol); os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada; sempre que possível usar o sistema de transporte coletivo ou alternativo (ônibus, metrô, trens ou bicicleta); usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos; efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir a poluição do ar.

Solução(macro):

1-; Investir em redes de monitoramento da qualidade do ar, na divulgação de informações para o público em geral afim de abordar o tema e expor os dados para despertar a consciência de todos; criar políticas para reduzir as emissões das principais fontes industriais e de manufatura; priorizar o uso de fontes renováveis em larga escala (como na produção de energia elétrica, nos automóveis, nas residências, etc); estabelecer metas para reduzir as emissões de amônio e metano da agricultura; criar e expandir espaços verdes em áreas urbanas;

3-Produção de lixo

Definição:

Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo e descarte incorreto do mesmo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.

Causas:

A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias, além disso a falta de coleta, o descarte incorreto das pessoas, o depósito em locais inapropriados e a falta de reciclagem são o que mantém essa grande quantidade de lixo disperso no ambiente.

Efeito:

A água da superfície é contaminada pelo lixo que jogamos em rios e canais, nela há concentração de resíduos líquidos (lixiviados e chorume), há contaminação do solo e das águas subterrâneas. A descarga de resíduos em córregos e canais abandonados em vias públicas, também pode ocasionar obstrução de redes de esgotos e consequentemente inundações. Os resíduos sólidos abandonados em lixões a céu aberto deterioram a qualidade do ar que respiramos por causa da queima e da fumaça, além de vetores (insetos, roedores e pequenos animais) que ocasionam incômodos e podem disseminar doenças. Além disso, a degradação da matéria orgânica dos resíduos produz uma mistura de gás conhecida como biogás, composta principalmente de metano e dióxido de carbono (CO2 e CH4) que contribuem para o processo de das alterações climáticas.

Solução (micro):

1-Fazer o descarte correto do lixo; aumentar o consumo de itens recicláveis; tentar utilizar o máximo da vida útil dos produtos (por meio do conserto, por exemplo); reutilizar o lixo orgânico como adubo para o cultivo de plantas em casa

Solução(macro):

1-Criação de aterros tecnológicos; uso de biodigestores; transformação do lixo em asfalto; incentivar o uso da coleta seletiva e reciclagem; criar leis de responsabilidade do produtor para coletar, tratar e reciclar com segurança resíduos de produção e consumo; evitar o despejo não controlado e queima a céu aberto de resíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com