TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Relevos, Rochas e Solos

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 12

Trabalho de Geografia

Sumário:

Introdução ……………………………………………………………………..3.

Estrutura Geológica …………………………………………………………....4.

Relevo ………………………………………………………………………….6.

Rochas …..…………………………………………………………………….11.

Solo ...……………………………………………………………………....…19.

Referências Bibliográficas ...………………………………………………….21.

Introdução

Este trabalho tem por finalidade explicar o que são as estruturas geológicas, o relevo, as rochas e o solo; e por conseguinte informar os diferentes tipos destes, onde são encontrados e o uso humano nos diferentes casos.

Estruturas Geológicas

 

O planeta Terra é dividido em três camadas: Crosta, Manto e Núcleo.

A crosta é a camada externa do planeta Terra, possui 35 km de espessura em lugares planos, aproximadamente 65 km em áreas montanhosas e em áreas continentais se assemelha a um iceberg por estar submerso a um material com grande densidade, o que permite que o mesmo “flutue”.

O Manto constitui 80% do planeta, em partes esse é grosseiramente homogêneo e em outras fundido, se dividindo em manto inferior e superior.

O Núcleo é a parte central do globo terrestre, composto por Ferro e Níquel. Este é dividido em núcleo interno (sólido) e núcleo externo (líquido), sendo o último responsável pelo movimento que gera o campo magnético da Terra.

Através de pesquisas descobriram que o manto se dividia em sub camadas, litosfera e astenosfera.

A litosfera mede aproximadamente 70 km, é dividida em três partes: os crátons (escudos cristalinos formados em terrenos rochosos antigos e que originaram os planaltos), os dobramentos modernos (encontrados em áreas de cadeias montanhosas ou cordilheiras) e as bacias sedimentares (camadas de rochas formadas em áreas oceânicas, que se transformaram em continentes e acumularam petróleo). Por suportar continentes e áreas de oceanos com velozes propagações de ondas sísmicas, faz com que a litosfera seja responsável por terremotos e até mesmo vulcões. Esses fenômenos ocorrem pela presença de placas que se movimentam e interagem entre si. Os movimentos são gerados pelas “correntes de convecção” decorrentes na astenosfera, essas correntes são causadas pelo movimento do magma em sentido à litosfera, que ao chegar à base resistente da mesma, perde calor e vai para a parte inferior abrindo espaço para mais material aquecido.

Existem cordilheiras nos oceanos Atlântico, Pacífico e Indico, estas são chamadas de Cordilheiras “Mesoceânicas”. Elas são originadas pelo afastamento de placas tectônicas nas denominadas “zonas de divergência”. Essas zonas são onde as correntes de convecção se movimentam em direções contrárias, danificando o assoalho do oceano expulsando o magma da astenosfera, o mesmo que ao passar por um esfriamento e faz a reconstrução do assoalho oceânico.  

Já nas “zonas de convergência” as placas se movimentam em direção uma a outra, podendo afundar uma placa oceânica sob uma placa continental na “zona de subducção”.

[pic 1]

Relevo

O relevo é um conjunto de variações de nível da superfície terrestre. A formação do relevo se dá pelas placas tectônicas que estão em constante movimento, pois, elas podem desencadear a colisão entre diferentes placas, mas devem estar em uma zona de convergência. Esse fenômeno é uma das consequências das forças internas do planeta, atuando de forma decisiva na formação e modelagem do relevo. Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica.

Eles são classificados em:

  • Agentes Internos 

As forças endógenas (internos) provocam a elevação de determinadas áreas e o rebaixamento de outras. O tectonismo, caracterizado pelo movimento da crosta terrestre, altera as rochas, que podem sofrer enrugamentos, modificando o relevo. Os vulcões proporcionam que o magma (material líquido oriundo do manto terrestre) atinja a superfície terrestre, atuando como um agente modelador do relevo.

Exemplos de Agentes Internos:

  • Tectonismo;
  • Abalos Sísmicos;
  • Vulcanismo.
  • Agentes Externos

As forças exógenas (externas) têm função na formação do relevo, assim como as forças internas. O intemperismo físico atua no processo de “desgaste” das superfícies rochosas. Esse fenômeno consiste na alteração das rochas em razão da alternância da temperatura, onde o calor provoca a dilatação das rochas; e o frio, a contração. Com a repetição desse processo durante anos a modelagem do relevo é modificada.

As águas das chuvas e dos rios, a neve e o vento também são agentes modeladores do relevo. A água pode alterar a composição das rochas, causando o intemperismo químico, em consequência disso, ocorre a desagregação das rochas, que podem se romper ou desencadear erosões. A ação dos ventos também contribui para a aceleração desse processo.

Exemplos de Agentes Externos:

  • Vento;
  • Chuvas;
  • Neve;
  • Alternâncias de temperaturas;
  • Seres vivos.

O homem é o maior contribuinte para a modificação do relevo, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades, a expansão das áreas urbanas, a construção de rodovias, escavação para a exploração de minerais, entre outras atividades.

Mas também, deve-se lembrar que, existem os fatores naturais de transformação, como o texto acima esclarece, mas o homem provoca de forma artificial tais mudanças.

O relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, algumas são mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas, entre outras feições. O relevo é dividido em quatro diferentes formas, baseado em suas características, que são as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.

  • Montanhas

As montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre. Quando estão em conjunto, elas formam cadeias denominadas cordilheiras.
Exemplos de Cordilheiras:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com