TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

COMPONENTE CURRICULAR: LABORATÓRIO 1

PROFESSOR : OSMUNDO

ASSUNTO: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

ALUNA: ISABEL RIBEIRO DA COSTA DE LUNA FREIRE

Alfabetização científica

Na aula de laboratório dos dias 08 e 09, foi falado sobre alfabetização científica, e o que é? É a aquisição da leitura e da escrita.

Não conseguimos compreender nada na vida se a gente não sabe ler e nem escrever, dificuldades na escrita vem da pessoa que não ler, se não ler não sabe interpretar a leitura em qualquer área de conhecimento.

Não basta o indivíduo saber ler e escrever, tem que saber contextualizar e explicar no dia-a-dia os seus conhecimentos sobre ciências para poder passar para a sociedade. Foidado um exemplo na sala dos professores do ensino fundamental  do 1º ao 4º ano, que vão ensinar ciências sem saberem de nada mais tem que dá aula, pois pela idade da criança não pdem tá mudando de professor porque o ato de educar envolve um sentimento afetivo entre professor e criança.

Foi falado também em 3 formas de alfabetização científica:

  1. Alfabetização Científica Prática: que são as ações imediatas, princípios científicos básicos para melhoria das condições de vida.
  2. Alfabetização Científica Cívica: tem que formar o cidadão conscientizando sobre ciências, e para corresponder a democratização nas decisões sobre ciências e tecnologias.
  3. Alfabetização Científica Cultural: é um nível mais elevado sobre ciências, envolve a vontade de conhecer a ciência voltada para outras áreas, ou da população em geral.

Ex: ler revistas, ir aos museus, amostras científicas e pedagógicas nas escolas.

Foram faladas outras dimensões de alfabetização científica, são elas:

  1. Alfabetização Científica Funcional:  os estudantes tem que saber que a ciência utiliza palavras científicas apropriadas e adequadas para cada área.
  2. Alfabetização Científica Conceitual e Processual: é uma etapa de mudança, os alunos não apenas dominam os conceitos, mas conseguem estabelecer relações, e conseguem diferenciar e entender o assunto que tá sendo dado.
  3. Alfabetização Científica Multidimensional: o aluno não apenas domina os conceitos básicos, como é capaz de relacionar e explicar no dia-a-dia o que aprenderam, eles compreendem as ideias científicas(as histórias da ciência), e a importância da ciência na sociedade.

REFERÊNCIAS:

- CHASSOT, A Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. . Revista Brasileira de Educação nº 21, set./dez.2002, seção Documentos, p. 157-158.

- DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J.A E PERNAMBUCO, M.M.  Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009. 364p.

-LORENZETTI, L. & DELIZOICOV. A Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, volume 3, número 1 – Junho 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com