TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO

Dissertações: PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

I. O Processo de Socialização

O processo de socialização inicia-se, contudo, após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos, da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas nossas bandas favoritas, atores, atletas, super-heróis, etc. A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.A socialização é, portanto, um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também, para a continuidade dos sistemas sociais. É o processo de integração do indivíduo numa sociedade, apropriando comportamentos e atitudes, modelando-os por valores, crenças, normas dessa mesma culturas em que o indivíduo se insere.

Desde de criança meus pais ensinaram o que era certo e errado, o podia fazer e o que não podia, dessa maneira eles tentavam transferir suas crenças e valores para que pudesse fazer parte da sociedade com facilidade. Atualmente o mundo esta diferente e os pais tiveram que rever suas crenças para continuar inseridos na sociedade. Antigamente os homes eram responsaveis pelo sustendo da familia e a mulher responsavel por cuidar da casa e dos filhos, esse cenario sofreu mudanças e hoje é comum termos amigos, parentes conhecidos etc, onde a mulher e o homem trabalha fora e as crianças ficam com os avos ou em escolinhas, e a noite a mulher vai estudar a criança fica com o pai, esse é o mundo de hoje onde vivemos em igualdade e as escola é importante para o processo de socialização destas crinaças.

Muitas vezes, a família não consegue esclarecer as dúvidas de seus filhos sobre assuntos polêmicos, como por exemplo, o sexo, a homosessualidade. No entanto, é a escola quem terá o papel de socializar a criança neste assunto. A escola é a instituição que leva a criança a socializar-se e adaptar-se aos costumes e as normas, pois ela só pode conhecer o dever atráves de seus pais e mestre, é preciso que estes sejam para ela a encarnação e a personificação do dever. Isto é,que a autoridade moral seja a qualidade fundamental do educador.

A partir destas reflexões podemos compreender a importância que a família e a escola têm na formação da identidade e personalidade do indivíduo, bem como transmissores dos principais princípios éticos e morais que constituem uma sociedade.

II. O processo de socialização que acontece na infância e suas consequências.

É na infância que se formam os traços da personalidade e o carater, ou seja onde a criança é moldada para encarar a sociedade e carregara para a vida adulta.

As lições aprendidas em casa, passada pelos pais ou na escola, marcam nossa personalidade, pois são os primeiros passos do aprendizado no decorrer da vida, se sobressaindo na fase da adolescência e adulta. Na verdade sabemos que uma criança que recebe carinho, se tornara um adulto carinhoso e compreensivo com seu próximo, uma criança que sofreu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com