TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO NA ÁREAS DE FINANÇAS NA EMPRESA DOCE JESUÍTAS NO MUNICÍPIO DE JESUÍTAS

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.798 Palavras (16 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO TÉCNICO EDUCACIONAL SUPERIOR DO OESTE

PARANAENSE – CTESOP

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO NA ÁREAS DE FINANÇAS NA EMPRESA DOCE JESUÍTAS NO MUNICÍPIO DE JESUÍTAS

ASSIS CHATEAUBRIAND – PR

2015


 WESLEM LIMA

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO NAS ÁREAS DE FINANÇAS, NA EMPRESA DOCE JESUÍTAS NO MUNICÍPIO DE JESUÍTAS

Projeto de Estágio Supervisionado em Administração sobre finanças, sob forma de avaliação, apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado em Administração do 4º ano de Administração do Centro Técnico Educacional superior do Oeste Paranaense – CETSOP. Orientação: Profº Valdinei Aparecido de Oliveira.

ASSIS CHATEAUBRIAND – PR

2015

Agradeço a primeiramente a Deus que me abençoou e iluminou neste projeto e posteriormente a minha família que sempre me ajudou em todos os momentos.

[pic 1]

Dedico este trabalho a todos os meus amigos e familiares, que me apoiaram e colaboraram para a realização deste projeto. A empresa que aceitou este projeto. E especialmente ao Profº Valdinei Aparecido de Oliveira, por sua tolerância e dedicação na orientação deste estudo.

[pic 2]

“Para bem conhecer a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para bem conhecer a dos príncipes, é necessário pertencer ao povo”.

(Niccolo Maquiavel)

2 OBJETIVOS [pic 3]

2.1 OBJETIVO GERAL

Desenvolver uma análise no departamento financeiro na empresa Doces Jesuítas localizado no município de Jesuítas, com intuito de fornecer um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto abordado.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer a organização em estudo a ser pesquisada;
  • Verificar a análise econômica financeira analisando seus índices mostrando seus pontos fortes e fracos;
  • Analisar a viabilidade financeira da empresa, verificando como está sua saúde financeira;
  • Descobrir o ponto de equilíbrio da organização, verificando em que pontos podem ser melhorados e quais devem ser mantidos.
  • Verificar junto ao proprietário da empresa quais são as principais dificuldades enfrentadas pela empresa sobre a administração financeira.

2.3 JUSTIFICATIVA

O trabalho tem por finalidade analisar os aspectos importantes dentro da empresa pesquisada, para que se obtenham conclusões adequadas na área de finanças, buscando assim melhorar a organização em estudo. O projeto teve como objetivo analisar a empresa escolhida, fazendo levantamento de dados e assim foi possível dar sugestões para a organização crescer suas receitas.

Para que haja o desenvolvimento deste trabalho, é preciso conhecer a organização a ser estudada, ou seja, entender o seu funcionamento no mercado comercial, qual o ramo de atividade, as maneiras usadas no planejamento, na organização, na direção e no controle e os departamentos financeiros e de produção da empresa. Buscando assim qual a ideias da organização em longo prazo e os objetivos almejados para conseguir um bom desempenho perante a concorrência.  

A análise econômica financeira é uma área de importância para uma organização, ele viabiliza um diagnóstico sobre a situação da saúde financeira da empresa, assim entenda-se como será o seu desempenho no futuro. Neste aspecto financeiro este devido projeto busca verificar a análise horizontal e vertical da organização, buscando assim verificar com os anos anteriores o estado da empresa e ver o seu grau de crescimento através de comparação em porcentagem. E com ele é possível entender o que causou os aumentos nos lucros ou que provocou os prejuízos.  

Outro aspecto importante dentro da análise financeiro é a compreensão dos indicadores, são fatores que ajuda saber de maneira mais detalhada as áreas importantes da organização. Ele mostra o que causa o crescimento, a quantidade de rotatividade do estoque, o prazo de recebimento e pagamentos e busca sempre mostrar o retorno sobre o capital investido.

Juntando este dois itens da análise econômicos financeiros se extrai o sistema de Dupont onde o seu resultado é mostrar a alavancagem da empresa, o seu crescimento comparando os anos anteriores. Assim pode-se identificar a saúde financeira da organização, e com estes resultados é possível buscar caminhos que ajuda a melhorar o crescimento da empresa, ou seja, a maximização de seus lucros.

O ponto de equilíbrio é um instrumento importantíssimo, pois ajuda a demonstrar qual seria o nível onde a empresa poderia esta tranquila, ou seja, quando uma organização consegue esta no ponto de equilíbrio isto demonstra que ela esta conseguindo saldar suas dividas com suas receitas. Quando não consegue alcançar este objetivo a empresa não paga suas dividas então mostra que a mesma não esta tendo um resultado satisfatório.

Os instrumentos que vão fornecer estes dados para a realização da análise econômica financeiro são o DRE e o Balanço Patrimonial, pois com eles é possível projetar as condições atuais e futuras da organização. Assim sabe o equilíbrio Financeiro, o crescimento e o risco de perca que a organização pode sofrer. São documentos importantes de registros financeiros dentro de uma organização, com ele é possível saber a vida da empresa entender o crescimento durante os anos de sua existência.

3 METODO[pic 4]

O estudo vai ser realizado na empresa Doces Jesuítas; localizado na cidade de Jesuítas, Paraná.

O método que será utilizado é de perspectiva positivista e de abordagem quantitativa. A estratégia de pesquisa e o estudo de caso e o tipo de pesquisa é a Descritiva. A fonte de dados para realização deste projeto vai ser documental.

Ela se caracteriza como descritiva bibliográfica, usará fontes primárias e secundárias. A fonte para coletas de dados será através de documentos fornecidos pela empresa e através ce um entrevista semi-estruturada com o proprietário da emprea, onde serão abordados assuntos relevantes para o fechamento do estudo...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com