TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PARA A MELHORIA DA COMUNICAÇÃO NA EMPRESA DOMARCO

Por:   •  19/6/2017  •  Ensaio  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1]

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAÚ

CURSO TECNÓLOGO DE RECURSOS HUMANOS – TURMA GTRH 0732

        

JONH LENNON PEREIRA DE SOUZA

MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES

MARIA SUELIA  NEVES NASCIMENTO

REGIANE BARBOSA RODRIGUES

PROJETO PARA A MELHORIA DA COMUNICAÇÃO NA EMPRESA DOMARCO

ITAREMA – CE

2017

JONH LENNON PEREIRA DE SOUZA

MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES

MARIA SUELIA  NEVES NASCIMENTO

REGIANE BARBOSA RODRIGUES

PROJETO PARA A MELHORIA DA COMUNICAÇÃO NA EMPRESA DOMARCO

Trabalho apresentado como requisito para obtenção da nota da AP3 da Disciplina de Gestão Estratégica em RH do Curso de Graduação Tecnológica em Recursos Humanos.

ITAREMA – CE

2017

1 . INTRODUÇÃO

As organizações mudaram e a relação das pessoas também. Vive-se uma época muita rica em termos de desenvolvimento científico e tecnológico, na qual quem tem informação, tem mais poder. Frente a essas transformações, comunicação tornou-se um ativo fundamental na gestão de negócios com parte integrante dos propósitos da empresa e adquiriu importância estratégica para as organizações.

No entanto, o mercado tem dificuldades em gerenciar essas ações e não sabe como aplicar as ferramentas de apoio de forma alinhada ao comprometimento dos resultados. Diante desse cenário, surge a comunicação interna ou “endomarketing” como ferramenta fundamental de forma a criar ponte, entre a organização e liderados. Ela atua como uma linha mestra que gerencia entrada e saída da informação, possibilitando compreensão das ações necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais.

Por tanto, a comunicação é um processo que necessita ser monitorado de forma ampla para atingir o público interno, os funcionários da empresa e também os parceiros prestadores de serviços, enfim, todos os públicos de interesse. Ela deve agregar a comunicação interna como um valor estratégico e colocá-la no contexto dos negócios.

2 . CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA

A empresa DoMarco Estofados, localiza-se na cidade de Marco-CE a 220km de fortaleza, no maior polo moveleiro do nordeste. Com modernas instalações e contando com uma estrutura de 3.000m² empregando 70 colaboradores da região, tendo em sua trajetória 10 anos de sucesso, por causa de seu constante e excelente atendimento.

A DoMarco Estofados sempre colocou em primeiro lugar a responsabilidade com seus consumidores, é a seriedade com que a empresa encara esse termo, que faz com que tenha conquistado seu espaço. Busca agregar à seus produtos o sumo que o mercado proporciona em projetos avançados, sofisticação, conforto e praticidade para melhor expressar a arte em estofados. O mix de produtos DoMarco oferece modelos que vão desde os estofados tradicionais até aqueles que aliam as últimas tendências de design no mercado moveleiro. Mas não é só na nossa linha de fabricação que investimos em tecnologia, contamos com um exclusivo laboratório de desenvolvimento de produto onde, são criadas novas soluções estruturais e funcionais. O nosso design é fruto de um trabalho intenso de pesquisa e criatividade.

A principal preocupação de nossa empresa é satisfazer inteiramente seus clientes, transformando diferentes espaços em ambientes únicos, que agradam a quem vê e, principalmente, a quem desfruta de sua beleza e aconchego diariamente.

3 . ANÁLISE SWOT

PONTOS FRACOS

PONTOS FORTES

  • Centralização de muitas tarefas
  • Falta de linha de sucessão para postos-chaves
  • Comunicação interna desapropriada
  • Preços não competitivos
  • Móveis de alta qualidade que a empresa produz
  • Visão empreendedora
  • Equipe engajada
  • Amplo espaço
  • É bem vista no mercado

AMEAÇAS

OPORTUNIDADES

  • Entrada de fortes concorrentes no mercado
  • Situação econômica do país
  • O Mix de produtos é destinado a uma pequena parte da população

  • Capacidade técnica
  • Equipe comprometida
  • Imagem de confiança
  • Oportunidade de crescimento

4 . PROBLEMÁTICA

Dentro de uma corporação, muitas das informações geradas na diretoria não são transmitidas de forma eficaz para o restante dos colaboradores. Com intenção ou não, a maior parte dessas notícias gera impacto direto na vida dos funcionários. Quando não são divulgadas de forma adequada, tais informações podem até causar transtornos.

A empresa DoMarco Estofados tem sua comunicação interna muito tradicional. O que torna a comunicação lenta e burocrática dentro da organização em meios aos seus colaboradores.

5 . INTERVENÇÃO

A comunicação interna tem grande importância para o bom andamento do trabalho nos diversos setores de uma empresa. Quanto mais informados acerca do cotidiano da corporação onde atuam estiverem os profissionais, mais eles estarão envolvidos com a missão da empresa e, consequentemente, a produtividade será cada vez maior. Portanto, podemos definir que investir em comunicação significa, entre outros benefícios, economia de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com