TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO 2015

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  12.169 Palavras (49 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 49
  1. Introdução:

        Projeto Pedagógico [...] é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios  do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita resignificar a ação de todos os agentes da instituição (VASCONCELLOS, p. 143).

        Pensando na função social da Educação e no valor formativo e simbólico que a instituição Escola representa para a sociedade , compreendemos que a importância do papel da educação no  desenvolvimento dos seres humanos, basear-se no desenvolvimento integral  das pessoas , na   importância do contexto social, nas relações estabelecidas a fim de se efetivar a formação do aprendiz,  na cidadania para à cidadania.  Portanto advém a  necessidade da escola construir seu Projeto Político-Pedagógico.

         Apesar de se constituir enquanto exigência normativa, o Projeto Político Pedagógico é antes de tudo um instrumento ideológico, político, que visa sobretudo, a gestão dos resultados de aprendizagem, através da projeção, da organização, e acompanhamento de todo o universo escolar. De acordo com Betini,

“O projeto político pedagógico mostra a visão macro do que a instituição escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. Portanto, o projeto político-pedagógico faz parte do planejamento e da gestão escolar. A questão principal do planejamento é então, expressar a capacidade de se transferir o planejado para a ação. Assim sendo, compete ao projeto político pedagógico a operacionalização do planejamento escolar, em um movimento constante de reflexão-ação- reflexão.” (2005, p.38).

        O objetivo desse trabalho é contribuir, por meio de diversas atividades, para a elevação da qualidade da educação oferecida pela Escola Estadual Manoel Joaquim Teodoro, que atende alunos  do Ensino regular Fundamental e Médio,e do Proeti (Projeto escola em tempo Integral, e também garantir o  desenvolvimento integral do aluno e a participação de todos no processo de reestruturação do projeto politico pedagógico.

        A reestruturação aconteceu por meio de encontros com os educadores, pedagogos colegiados, alunos, pais e responsáveis e membros da diretoria, onde buscou-se identificar elementos que norteavam os procedimentos e as práticas político pedagógicas empreendidas por eles para organizar e fazer funcionar as salas de aula, transformando, assim, ações isoladas em procedimentos comuns e compartilhados por todos os envolvidos.

         Junto aos educadores, foram abordados os seguintes pontos:

  • Educação;
  • Ensino;
  • Currículo Escolar;
  • Aprendizagem dos Alunos;
  • Avaliação da Aprendizagem;
  • Aluno / Professor;
  • Plano de ação e metas.

        Junto aos pedagogos, foram abordados os seguintes pontos

  • Identificação da escola;
  • Características dos alunos e da comunidade;
  • Resultados nas avaliações internas e externas;
  • Planos de aula e metodologia adotadas pelos educadores;
  • Avaliação escolar:
  • Plano de ação e metas.

        Junto ao colegiado, alunos pais e responsáveis abordamos os seguintes pontos.

  • Como esta a escola, analise dos resultados nas avaliações internas e externas:
  • Quais os princípios que norteiam a ação pedagógicas na escolas:
  • As metas e objetivos traçados pela equipe:
  • Qual a missão  e a visão da escola;
  • Como e a participação da comunidade na vida escolar.

        Ao propor essas questões, foi dado início a uma reflexão sobre a  missão, os objetivos, as metas, o envolvimento responsabilidades de todos e a  organização e funcionamento do espaço escolar.  As discussões foram sistematizada coletivamente pelos pedagogos e diretoria, o que permitiu a criação de um Projeto Politico Pedagógico que reflete a realidade de nossa vivência  em um processo democrático que contribui para o fortalecimento dos laços que unem toda a comunidade escolar

.        A riqueza desse processo se deve à participação democrática de todos os envolvidos, que contribuíram para definir e formalizar o Projeto Politico Pedagógico que será executado no período de 3  anos, sendo revisado periodicamente ou quando se fizer necessário.

  1. Identificação da Escola.

        A Escola Estadual "Manoel Joaquim Teodoro" fica situada na Avenida José Calazans, 178, centro de Imbé de Minas - MG. Iniciou suas atividades em 30 de maio de 1953, como Escolas Reunidas Manoel Joaquim Teodoro. Passando a funcionar em 1958 como Grupo Escolar através do decreto nº 5458 de 26/09/1958, em 1974 através do decreto nº 16244 de 08/05/1974 passou a denominar-se Escola Estadual "Manoel Joaquim Teodoro" 1º grau em 1986, pela Resolução nº 5789 no MG de 01/02/1986, obteve autorização para o funcionamento de Ensino Fundamental completo.

O espaço físico da Escola Manoel Joaquim Teodoro a partir de 2012; 12 salas de aula, 01 secretaria, 03 banheiros de alunos feminino, 02 banheiros adaptados para portadores de necessidades  especiais, 03 banheiros de alunos masculino, 01 sala de professores com 02 banheiros, 01 diretoria 0 1 banheiro na diretoria, 01 biblioteca, 01 sala de informática, 01 sala de arquivo,  01 cozinha ampla, 01 refeitório, 01 vestuário, 01 quadra poliesportiva. Varandas a frente de todas as salas construídas e reformadas, Instalações elétricas, hidráulicas e fluviais novas.

Podemos contar ainda com 3 endereços com sede própria e 1 endereço cedido ;

Córrego dos Lelés

  • 2 salas de aulas, 2 banheiros, 1 Refeitório,  1 Cozinha, 1 Secretaria, 1 Área.

Córrego de Rio Preto

  • 2 salas de aulas, 2 banheiros, 1 Varanda,  1 Cozinha.

Fazenda São Vicente

  • 2 salas de aulas, 1 banheiro, 1 com acessibilidade,  1 Cozinha, 1 Secretaria, 1 Área.

Prédio cedido

 Através do parecer nº112/95, aprovado em 22/02/1995, processo nº 22.507/55, a SEE aprova a implantação do Ensino Médio - 2º grau neste estabelecimento de ensino, portaria de nº 1182/95. Autoriza o funcionamento do Ensino Médio MG 20/10/ 1995 pág. 15.

        Desde sua criação, a Escola funciona em prédio próprio construído pelo Governo do Estado de Minas Gerais e é mantida pela Secretaria de Estado de Educação, sendo uma entidade de natureza pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.9 Kb)   pdf (429.7 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com