TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pasta de estágio

Por:   •  3/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  9.364 Palavras (38 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 38

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO

CLEUNICE CARVALHO DOS SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SEGUNDA LICENCIATURA EM FÍSICA

CARIACICA

2014

CLEUNICE CARVALHO DOS SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SEGUNDA LICENCIATURA EM FÍSICA

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao IESES para obtenção do grau de Licenciado em Física. Professor (a) Orientador(a) ........

CARIACICA

2014

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO..................................................................................................... 04

1 ANÁLISE DA ESCOLA............................................................................................05

1.1 IDENTIFICAÇÃO.................................................................................................06

1.2 HISTÓRIA............................................................................................................07

1.3 PROPOSTA PEDAGÓGICA...............................................................................12

1.4 PERFIL DOS DISCENTES.................................................................................26

1.5 PERFIL DOS DOCENTES..................................................................................26

1.6 RELAÇÃO COM A FAMÍLIA-COMUNIDADE......................................................28

1.7 EQUIPE DE TRABALHO....................................................................................29

1.8 NÍVEIS DE ENSINO OFERECIDOS..................................................................29

1.9 ESPAÇO FÍSICO...............................................................................................29

1.10 PROJETOS PEDAGÓGICOS.........................................................................30

2 RELATO DAS AULAS OBSERVADAS................................................................32

3 RELATO DAS AULAS MINISTRADAS................................................................33

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO..........................................................................34

CONCLUSÃO....................................................................................................... 39

ANEXOS..................................................................................................................44


APRESENTAÇÃO

Apresento-me como Cleunice Carvalho dos Santos, sou formada em Matemática, disciplina na qual sempre gostei de estudar e atualmente como professora gosto muito de ministrá-la.

Acredito que o professor  é o grande agente do processo educacional, é a alma de qualquer instituição de ensino. Seu trabalho reverte para o bem de toda a sociedade. Basta imaginarmos como seria uma sociedade sem escola, uma sociedade sem professores.

Dessa forma, ensinar matemática sempre foi um sonho profissional e atualmente tenho a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos na minha licenciatura.

Entretanto, concluir uma segunda licenciatura, no caso física, é uma complementação dos meus estudos, pois o mercado de trabalho exige que nós professores estejamos sempre buscando novos conhecimentos e com toda certeza será uma nova oportunidade de trabalho, uma vez que ambas as disciplinas acabam se complementando.

Além disso, o mundo exige que sempre estejamos cada vez mais atualizados, sempre que surge alguma coisa devemos estar atentos, pois o critério de desempate do mercado profissional além da experiência é o conhecimento que nunca é o bastante.  

  1. ANÁLISE DA ESCOLA

  1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola estadual “Fagundes Varela”, está localizado à Praça Governador Magalhães Pinto, 382, no município de Braúnas – MG – CEP: 35.169.000. Mantida pelo Estado de Minas Gerais e administrada pela Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano.

A escola atende 499 ( quatrocentos e noventa e nove ) alunos em dois níveis de ensino: Fundamental e Médio, distribuídas em dois turnos.

N° da portaria de criação e de Autorização de Funcionamento do 2°grau: Decreto Governamental MG n° 4041 – 31/01/1956; extensão de série: 5ª Resolução SEE n° 3492 – MG 26/02/80, 2°grau: decreto Governamental Mg 25636 – MG 21/02/86; Autorização de Funcionamento – Portaria SED/SEE n° 463/86 – Mg 02/02/86.

  1. HISTÓRIA

A Escola Estadual “Fagundes Varela”é uma escola pública que objetiva uma qualidade para a educação, que busca cada vez melhor atender à comunidade num resgate à cidadania, como marco referencial além do conhecimento sistematizado.

Foi fundada em 1985 como escola isolada, para ministrar o ensino das primeiras letra e aritmética.

 Teve como primeiro professor o senhor Jorge José de Almeida que trabalhou durante três anos, sendo substituído por D. Maria Isabel de Nazareth Figueiredo, que atuou quarenta anos sendo esta substituída por D. Josina Alves Barroso no qual ministrou aulas por trinta anos.

As escolas de Braúnas que inicialmente eram isoladas, passaram a ser Escolas Reunidas de Guanhães em 17 de agosto de 1941, tendo como Diretora D. Diva Martins de oliveira que teve sua atuação estendida até 22 de fevereiro de 1958, data de sua aposentadoria.

As Escolas Reunidas transformaram-se em Grupo Escolar, com criação oficial, pelo decreto do Senhor Governador de Minas Gerais, n° 4.401, publicado no MG de 31 de janeiro de 1956 sendo sua instalação em 20 de agosto de 1953.

A partir de 8 de maio de 1974, pelo Decreto do Senhor Governador de Minas Gerais, n/ 16.244, passou a denominar-se Escola estadual “Fagundes Varela”.

De acordo com o decreto do Governador do Estado de Minas Gerais n°19.473, de 17 de outubro de 1978, a Escola Estadual “Fagundes Varela” 1.2 passou a denominar-se escola estadual “Fagundes varela” 1.4.0.

Com a dissolução do Ginásio secundário “Presidente Kennedy”, situado à Rua São Bento s/n em Braúnas, o governo do Estado, atendendo a pedido dos homens públicos do lugar, criou as quatro ultimas séries do 1° grau através do decreto n° 20.382 de 15 de fevereiro de 1980.

A secretaria do estado de Minas Gerais, através da resolução n° 3.430, publicada no órgão de oficial de 09 de fevereiro de 1980, autorizou o funcionamento da 5ª série. Pela resolução n° 3.482/80, publicada no Mg de 15 de fevereiro de 1980, foram autorizadas as séries restantes do 1° grau, 6ª, 7ª e 8ª.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.3 Kb)   pdf (305.9 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com