TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pelotas

Artigo: Pelotas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO;

No final do século 18, o ciclo do ouro impulsionou a indústria do charque em Pelotas, no Rio Grande do Sul. O produto consumido principalmente nas áreas de mineração, também alimentava outros mercados, chegando à Europa e ao Caribe. Os donos das charqueadas, tocadas com mão-de-obra escrava, acumularam fortunas durante décadas. Para imitar a corte, investiram em construções suntuosas e gastaram com mercadorias de luxo. A fartura durou cerca de cem anos. No princípio do século 20, as charqueadas pelotenses agonizavam devido ao aumento da concorrência, ao fim do escravismo e ao surgimento da indústria do frio. Com ela, a salga e secagem de carne bovina ao sol tornaram-se processos ultrapassados. A aristocracia do charque desapareceu, mas deixou herança significativa em termos de patrimônio arquitetônico e cultural, que Pelotas se esforça para conservar há alguns anos.

Várias construções históricas da cidade já foram restauradas, pois o Patrimônio Cultural pode ser definido como bens de natureza material e imaterial, quem tem uma levada importância para a identificação da sociedade brasileira, como exemplo do Grande Hotel, alguns casarões, prédios públicos e da Praça Coronel Pedro Osório. Também atuando no sentido de preservar o patrimônio imaterial pelotense, pois a cidade sempre se destacou pela música. O Teatro Sete de Abril, fundado em 1833, é o mais antigo em funcionamento no país. Nele foram montados grandes espetáculos de ópera por companhias européias, no decorrer do século 19, quando Pelotas se orgulhava de ver as apresentações antes da grande rival, Buenos Aires.

Portanto, para que haja sempre preservação, Pelotas conta com vários programas de apoio, que lutam para que haja a Educação Patrimonial, com intuito de despertar a consciência do maior número de pessoas, para que elas possam reconhecer a importância do patrimônio existente, que aprendam a respeitá-lo e ajudem a conservá-lo. Pois ao visitarem, serão beneficiados com a história e contemplados com um imenso aprendizado cultural, embora que pelotas ainda não têm o auge de divulgação faz com que dificulte. Pois meios de comunicação são tidos como componente importante na construção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com