TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre a Historia da Qualidade

Por:   •  24/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

E.E.B. LUIZ TRAMONTIN – B. Santa Isabel – Forquilhinha                         Fone: 3403-1129

Aluno: ......................................................................................

Turma: 1001 a 1005

Data: 15 a 19/03/2021  

Componente Curricular: História

Área de conhecimento: Ciências humanas

Prof.: Lucas Santiago Costa

   

Instruções: Leia atentamente ao texto e responda as questões em seu caderno. Todas elas estão embasadas no texto. Na semana que vem, traga as questões resolvidas em seu caderno.

 INTRODUÇÃO A HISTÓRIA

        O que é a história? Essa pergunta não é nova, e cada corrente de pensamento procura dar sua própria resposta. Por isso, não é possível oferecer uma definição fechada para esse conceito. O mais importante é estabelecer as linhas gerais do debate em torno da natureza da História. A história é um ramo estudado de modo científico. E toda ciência parte de um campo epistemológico. Mas o que é isso? A Epistemologia vem do grego episteme, que quer dizer conhecimento ou ciência. Nesse sentido, a epistemologia pode ser entendida como sendo parte da filosofia que estuda a questão do conhecimento em sua origem, estrutura, método e validade. Existem maneiras diferentes de bases epistemológicas de conhecimento. Conheçamos algumas:

  • Realismo: é um posicionamento epistemológico que possui a tendência de uma verdade absoluta que pode e deve ser conhecida pelo intelecto humano;
  • Ceticismo: constitui uma atitude epistemológica na qual se nega a possibilidade de que o intelecto humano seja capaz de alcançar o conhecimento da verdade;
  • Perspectivismo: Coloca-se como uma atitude intermediária entre o realismo e o ceticismo. Nessa postura epistemológica o conhecimento objetivo é possível, porém de modo parcial e particular.

A nossa concepção de história, parte do campo do perspectivismo. Ou seja, podemos conhecer a história, porém de maneira limitada. Segundo Marc Bloch, a história tem por objeto o homem e por isso ela é a ciência que estuda os homens no tempo; “uma ciência dos homens no tempo”. Quando se diz que "a História é o estudo do homem no tempo", rompe-se com a ideia de que a História deve examinar apenas e necessariamente o passado. O que ela estuda na verdade são as ações e transformações humanas (ou permanências) que se desenvolvem ou se estabelecem em um determinado período de tempo.

      A história, como a conhecemos, ocorre no tempo. Tempo que, nesse sentido, pode ser definido como a duração relativa das coisas que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro. Ou seja, um período contínuo no qual os eventos se sucedem. Podemos

dividir o tempo de dois modos: o tempo cronológico e o histórico. O cronológico se refere ao tempo em que podemos contar pelo calendário, o tempo histórico se refere a um período, a uma época e a um modo como uma determinada sociedade se organiza dentro desse período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com