TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte Nova: lugar ideal para se viver

Por:   •  19/1/2016  •  Dissertação  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 9

PONTE NOVA: LUGAR IDEAL PARA SE INVESTIR E CRESCER!

Com 149 anos de emancipação política e uma população em torno de 57 mil habitantes, Ponte Nova se revela como promissora no ramo agropecuário e de negócios da Zona da Mata Mineira. Localizada a 180 km da capital mineira, o município tem sua importância histórica ligada ao ciclo do ouro em Minas Gerais. Solo fértil, banhado pelo rio Piranga e seus afluentes, a região tornou-se opção agrícola para abastecer, em meados do século XVIII, os centros de exploração de ouro. Das fazendas de cereais às pioneiras usinas de açúcar, o povo construiu histórias e monumentos.

Em 1883, foi inagurada a usina Ana Florência, seguindo-se de outras quatro, fazendo de Ponte Nova o maior polo açucareiro de Minas. Com a chegada da Estrada de Ferro Leopoldina, em 1866, a cidade saltou para a liderança da Zona da Mata norte. Testemunham o período de ocupação fazendas históricas, como a Quebra-Canoa e a do Engenho. Ainda se conserva intacta a fazenda Vau-Açu, ou Santa Helena, que foi erguida pelo fundador do município, padre João do Monte de Medeiros, e que pertenceu ao presidente Arthur Bernardes.

O Centro Histórico abriga importantes casarões e a Matriz de São Sebastião, um templo neogótico, que guarda beleza e encanto. Seu estilo arquitetônico atrai a atenção dos visitantes e é o orgulho dos pontenovenses. O Pontilhão de Ferro, construído em 1910, pela Companhia de Estradas de Ferro Leopoldina Railway, é outro atrativo, juntamente com o Hotel Glória, inaugurado na década de 20 do século passado, que já recebeu diversas personalidades, sendo o primeiro prédio de Minas Gerais a ter elevador. Além da beleza arquitetônica, Ponte Nova tem um dos maiores encantos naturais de Minas, o Rio Piranga, que corta todo o município e que também fornece areia para a região, sendo fonte de renda e emprego.

Nas últimas décadas do século XX a economia local decresceu relativamente, pelo esgotamento do ciclo da cana-de-açúcar. Esta situação vem se revertendo, pelo investimento público e privado em atividades produtivas e na criação de novas oportunidades de negócios, dentre elas, o reflorestamento com eucalipto que se fortaleceu em Ponte Nova favorecendo o mercado consumidor de sua demanda. O reflorestamento aconteceu em vários pontos do município e visa alavancar a cadeia produtiva do agronegócio madeireiro.

Em 1997, foi criada a Agência de Desenvolvimento do Vale do Rio Piranga (Agevale), numa parceria entre o Município e a Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova (ACIP), congregando Poder Público e empresariado no fomento ao desenvolvimento sustentável. O segmento de prestação de serviços em Ponte Nova encontra-se, atualmente, em franca expansão oferecendo diversas opções à população. O comércio desempenha um papel importante, pois, todos os dias, centenas de pessoas das cidades vizinhas vêm à Ponte Nova em busca de serviços e produtos, movimentando, assim, a economia do município.

No início do século XXI, a construção civil teve crescimento significativo em Ponte Nova. Além das centenas de casas do programa federal Minha Casa Minha Vida, em parceria com o município, outros empreendimentos surgiram na cidade. Com isso, o comércio se especializa. Três supermercados foram inaugurados ente 2014 e 2015, garantindo mais conforto, diversidade e atendimento de qualidade aos pontenovenses e visitantes.

A saúde se destaca com a municipalização plena. Os Hospitais Arnaldo Gavazza e Nossa Senhora das Dores são referências regionais, com serviços de ponta. O Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamapi) atende a 21 municípios consorciados do Vale do Piranga, totalizando mais de 225 mil pessoas, que são atendidas em consultas e exames especializados, além de terem acesso a transporte em saúde, coleta e destinação final de resíduos de serviços de saúde.

Ponte Nova também será contemplada com a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Guarapiranga, e com a nova sede da Fundação Hemominas que vai propiciar o atendimento adequado aos cidadãos de Ponte Nova e da região, abrangendo mais de 330 mil habitantes em 30 municípios.

A Farmácia de Minas, programa do governo de Minas Gerais em parceria com os municípios, foi inaugurada com o objetivo é ampliar o acesso e o uso racional dos medicamentos, promovendo atendimento mais humanizado, com distribuição gratuita de remédios, principalmente aos consumidores de medicamentos de uso contínuo. Outra aquisição são as Unidades Básicas de Saúde da Rasa e do distrito do Pontal, antigas reivindicações dos moradores.

Em 2014, a Câmara de Ponte Nova aprovou a criação do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI) com o objetivo de atuar, ativamente, em vários pontos que são primordiais para as prefeituras, como a destinação final dos resíduos sólidos, a iluminação pública, o desenvolvimento econômico e as compras compartilhadas.

Na educação, o município conta com as faculdades particulares: Dinâmica e Professor Antônio Carlos (Unipac) que oferecem cursos superiores em diversas áreas, merecendo destaque nas avaliações do Ministério da Educação. Em 2015, a faculdade Dinâmica teve autorização do Ministério da Educação para implantação do curso de medicina, cujo vestibular aconteceu em meados do ano. O setor educacional se beneficia da proximidade com as Universidades Federais de Viçosa e de Ouro Preto e com as escolas técnicas e de ensino fundamental e médio, destacando o SENAI, com cursos profissionalizantes e a Universidade Aberta Integral (UAITEC), antigo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) que abriu espaço para a oferta de cursos de educação à distância. Ponte Nova também foi contemplada com o campus avançado do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A sede própria, na região da Central, está em reforma. O prédio pertencia à União e foi repassado ao Ministério da Educação para a construção do centro de ensino. O IFMG de Ponte Nova oferece os cursos de Técnico em Administração e de Técnico em Informática com duração de dois anos.

O aeroporto regional Miguel Valentim Lanna, com pista asfaltada para pequenas aeronaves, é seguro e localizado próximo aos centros comercial e histórico do município. Em 2013, o município de Ponte Nova obteve do Estado de Minas Gerais a concessão de exploração do aeroporto, delegando competências de gerenciamento. Com a assinatura do convênio, o município assumiu o compromisso de explorar o aeródromo de acordo com os níveis de segurança, eficiência e conforto exigidos pela legislação federal em vigor.

Ao lado do Aeroporto Regional foi inaugurado, em 2012, o 5° Pelotão do Corpo de Bombeiros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com