TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Gestão Pública

Por:   •  17/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.277 Palavras (22 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Desafio 1: Administração Pública Gerencial        4

2.2        Desafio 2: Auditoria e controle no setor Público        7

2.3        Desafio 3: Contabilidade Pública        10

2.4        Desafio 4: Finanças Públicas        12

2.5        Desafio 5: Gestão de custos no setor público        14

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - BIBLIOGRAFIA        1

7


  1. INTRODUÇÃO

A tendência da normatização da parte contábil e administrativa dos países é a sua unificação por meio das normas internacionais de contabilidade, Pois cada vez um mundo globalizado exige uma conduta padronizada para que a contabilidade tanto privada quanto pública tem um controle muito maior sobre todas as atividades econômicas financeiras que acontecem na sua circunscrição. Da mesma maneira, o estado brasileiro começa a se adequar e também começa a investir na normatização dos seus entes e órgãos para que cada vez mais usados realizados por estes tenho mais eficiência e eficácia No que diz respeito à qualidade da contabilidade pública do Brasil.

Da mesma maneira, com sistema de convergência das normas internacionais e a somatória de administração pública mais alta para eficiência, a transparência começa a servir como um dos principais pontos de controle da população sobre os atos do governo, sem um sistema de transparência e forte e com alto índice de investimento, a corrupção começa se algo que se incorpora cada vez mais na política brasileira ficou mesmo que haja um descrédito no que diz respeito à política no Brasil, auditoria no setor público pode fazer toda a diferença quando se trata de ampliar a transparência e o controle social pela população brasileira.

O principal objetivo do trabalho é demonstrar a atuação do gestor público nas entidades governamentais procurando sempre o melhor método que tenha como base a eficiência e eficácia nas atividades administrativas, buscando sempre o bem comum e a satisfação do cidadão com o principal consumidor dos serviços que são prestados pelo estado, elencando assim a eficiência com princípio e mandamento constitucional


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Desafio 1: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL

No plano da administração pública patrimonialista e burocrática surgiu no século passado em conjunto com o estado liberal, justamente com o objetivo de ter uma forma de defender a coisa pública contra o patrimonialismo na medida, entretanto, e o poder estatal assumir a responsabilidade em busca de defender o direito da sociedade e começaram a crescer em dimensão, o custo final dessa atitude começou a ser mais alta que o benefício do controle ponto por isso, as práticas burocráticas nesse século acabaram cedendo espaço novo tipo de administração: administração pública gerencial.

Dessa forma partindo do pressuposto histórico vai se perceber que a administração pública teve um grau de evolução através de três modelos básicos da administração pública patrimonialista administração pública burocrática e administração pública gerencial essas três formas de governar acabaram se sucederam ao passar do tempo, sem que, embora, qualquer uma delas seja inteiramente abandonada, Isto é, cada forma de administração pública carrega um pouco de si e também um pouco de cada uma das formas de administrar se passaram no país

Antes do surgimento da Administração Pública burocrática, o aparato estatal era patrimonialista, no qual o patrimônio público e o privado eram confundidos, existindo o nepotismo, o empreguismo e a corrupção. Bresser Pereira conceitua patrimonialismo como característica nas sociedades pré-capitalistas e pré-democráticas, onde havia uma impermeabilidade entre os patrimônios públicos e os privados. Para o autor, patrimonialismo “significa a incapacidade ou a relutância de o príncipe distinguir entre o patrimônio público e seus bens privados” (A&C, 2007)

Segundo AUGUSTO (2018), o patrimonialismo já vem do tempo da colonização do Brasil:

A origem histórica desse modelo no Brasil nos remete ao período colonial e a sua característica mais marcante é a confusão entre a propriedade privada e a propriedade pública. Isto é, não havia separação entre bens públicos e bens particulares: tudo que existia em determinado território era tido como domínio estatal, de forma que a autoridade podia utilizar livremente os bens sem prestar contas aos administrados. Segundo Bresser-Pereira, o patrimonialismo é marcado pela "incapacidade ou relutância de o príncipe distinguir entre o patrimônio público e seus bens privados". Os cargos eram denominados prebendas ou sinecuras, todos de livre nomeação do soberano, o que levava ao nepotismo, outra grande característica da administração patrimonial, pois as nomeações eram direcionadas aos parentes e amigos da família.

A Administração Pública Burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal. Os controles administrativos implantados visam evitar a corrupção e o nepotismo. A forma de controle é sempre a priori, ou seja, controle dos procedimentos, das rotinas que devem nortear a realização das tarefas. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem suas diversas demandas sociais. Por isso, são empregados controles rígidos dos processos como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento aos cidadãos. (CARLOS, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (261.5 Kb)   docx (88.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com