TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Digital- Generos Textuais

Pesquisas Acadêmicas: Portifólio Digital- Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

O que é texto?

É um conjunto de palavras na qual formam - se frases com vários sentidos, estabelecendo uma comunicação com diversos sujeitos que transmitem informações sobre diferentes tipos de gêneros textuais, que podem constituir em livros e documentos escritos. Podendo ser codificado, possuindo códigos impossibilitando seu entendimento rápido, o texto pode ser escrito coesão e coerência, sem tamanho indefinido.

O que é contexto?

É a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir- lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão. Também corresponde onde é escrita a palavra, isto é, a oração onde ela se encontra.

O que é texto narrativo?

É aquele no qual é contada uma historia por um narrador podendo ser ou não um personagem observador ou onisciente (que sabe tudo). Ele pode ser organizado pelas seguintes formas: situação inicial, estabelecimento de um conflito, clímax e epílogo. A narração pode ser livre e organizada de forma diferente dependendo do estilo de texto. Os tipos de texto narrativos mais conhecidos são: romance, novela, contos, crônicas, fabulas, parábolas, apólogos, lendas, entre outros. Um exemplo de texto narrativo: “O gato de botas”.

O que é texto descritivo?

É aquele que relata as situações e características de uma pessoa, objeto, animais, cenários e seus aspectos, paisagens, ou ate mesmo situações de sentimentos, permitindo ao leitor ou o ouvinte se aproximar o máximo possível do texto. No texto descritivo, por isso, os tipos de verbos mais adequados (mais comuns) são os verbos de ligação (SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR, CONTINUAR, TER, PARECER, etc.), pois esses tipos de verbos ligam as características - representadas linguisticamente pelos adjetivos - aos seres caracterizados - representados pelos substantivos. Ex. O pássaro é azul. 1-Caracterizado: pássaro / 2-Caracterizador ou característica: azul / O verbo que liga 1 com 2: é

O que é texto expositivo?

São aqueles que remetem uma idéia de explanar ou explicar algum tipo de assunto, tema, coisa, situação ou acontecimento que se pretende desenvolver ou apresentar referindo-se a sua importância nas circunstâncias do seu acontecer. Ele tem por finalidade transmitir informações e indicações que digam a respeito de fatos concretos e reais, expondo com clareza e precisão. Por exemplo: imagens, gráficos, diagramas, slides, etc.

O que é texto argumentativo?

É aquele que defende uma idéia, situação, ponto de vista. Utilizando-se de argumentos de forma clara para defender a sua posição sobre o assunto abordado, fazendo com que seu ouvinte aceite, se convença e mude de opinião a respeito daquilo que esta sendo apresentado a ele. Ex: trabalhos acadêmicos.

O que é texto injuntivo?

É aquele que leva o leitor a mais simples informação, determina orientações e pode ter o poder de transformar e de instruir através de uma informação que facilita sua compreensão: Ex: bula de remédio, manual de instruções, receitas.

TEXTOS HUMORÍSTICOS

O que historias em quadrinhos?

História em quadrinhos ou gibi é uma forma de arte que conjuga texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com