TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas Educacionais

Artigos Científicos: Praticas Educacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO: PEDAGOGIA TRIMESTRE: 2º.

DISCIPLINA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS

PROFESSOR(A): Maria Izabel De Quadros Vivas \ Consuelo Monteiro Reis

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

QUESTÃO 1 - (valor: 2,0) No nosso módulo da disciplina (página 15) temos em destaque uma definição de (RANIERI, 2000) diferenciando Educação de Ensino. Considerando essa definição, caracterize brevemente os modelos de Educação e de Ensino nos seguintes períodos históricos:

a) Brasil Colônia-

A educação não visava à formação da população, ao contrário, o povo foi excluído do sistema educacional dos jesuítas, era elitista servindo como patamar de ascensão social. Portanto, não visava à formação do indivíduo, mais privilegiava, mediante um conteúdo clássico, a ascensão social de um pequeno grupo dominante.

No ensino elementar, com duração de seis anos, ensinava-se retórica, humanidades, gramática portuguesa, latim e grego. Nas classes posteriores, a duração era de três anos e as disciplinas ministradas eram a matemática, física, filosofia, lógica, moral, matafísica, gramática, latim e grego.

Com a expulsão dos jesuítas, a educação continuou reduzida à segundo plano pelas classes dirigentes; e foi desse modo que o Brasil chegou a independência; destituído de qualquer forma organizada de educação escolar.

b) Brasil Contemporâneo-

Ao propor uma reflexão sobre o ensino e a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. Mas como sempre enfrentando desafios, como; a valorização do professor, aprovação do plano nacional de educação, investimentos na educação infantil, capacitação docente dentre outros.

Já sabemos que não basta, como se pensou nos anos 1950 e 1960, dotar professores de livros e novos materiais pedagógicos. O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores. Outro fato é que o que o professor pensa sobre o ensino determina o que o professor faz quando ensina.

É necessário compreender a relação estabelecida entre a busca da Educação no Brasil por modelos de objetividade importados de outros países, em especial os da Europa e Estados Unidos, e os impactos para com a qualidade de vida e subjetividades dos docentes. Foi utilizada como eixo condutor de investigação a fundamentação teórica – pesquisa bibliográfica. Nosso principal objetivo foi buscar aproximações ao entendimento de questões postas ao que diz respeito à educação no Brasil se sujeitar aos modelos de educação, objetividade e qualidade importados, ou seja, de modelos de ensino/educação já impetrados em/por países com melhor e mais qualidade na educação. Acreditamos ter construído um conhecimento que favoreça aproximações com questões dinâmicas relacionadas ao mundo do trabalho docente e da qualidade da educação no Brasil. O sistema educacional, devido às exigências do mundo contemporâneo, precisa rever seus princípios e métodos educacionais, adotando uma nova postura frente ao papel da escola enquanto instituição formadora e principalmente em relação ao corpo docente escolar, o principal corpo de atuação neste cenário. É fundamental a reestruturação da escola enquanto sistema formador, transformando-se e reinventando-se no cumprimento de sua função social e de formação discente, proporcionando aos seus docentes confiabilidade, segurança nos momentos de maior fragilidade, frustrações e apatia, possibilitando-lhes um uma profunda reorientação em suas teorias e práticas educativas, agregando valor às suas práticas em função das diferentes realidades e culturas.

QUESTÃO 2 - (valor 2,0) Conforme a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB – 9394/96, a chamada Educação Básica compreende os seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na página 28 do módulo didático da disciplina, Quadro 6, está representada a articulação entre os níveis de ensino e as respectivas modalidades. Analise o quadro e responda:

a) Quais as modalidades que fazem parte dos 2 níveis de atuação dos docentes de pedagogia*?

Educação Básica do Campo e Educação Especial.

b) Escolha e caracterize uma destas modalidades e identifique os documentos que a norteiam.

Educação Especial- Define-se como a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para pessoas com necessidades educacionais especiais. Assim ela perpassa transversalmente todos os níveis de ensino, desde a educação infantil ao ensino superior. Essa modalidade é considerada um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio que deve estar à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento.

Os sistemas de ensino devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com