TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICAS EDUCACIONAIS - ELABORAÇÃO DE MATERIAL

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO DE BATATAIS

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA – COMPUTAÇÃO R2

CARLOS ROBERTO PAVIOTTI

Projeto Práticas

Primeira Parte - Planejamento

Trabalho de Portfólio, Planejamento de Prática apresentado na disciplina Produção de Materiais Instrucionais como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Computação, pela Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Orientadora: Profª. Dra. Ana Paula Do Carmo M. Ferraz

Capivari – SP

2014


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo colocar em prática o visto no estudo desta disciplina, sendo possível planejar um material instrucional para ser construído, tendo como recurso de aprendizado assistida por computador denominada tutoria digital. O estudante será participante ativo no processo de aprendizagem e poderá repetir quantas vezes for necessário o conteúdo para o seu efetivo aprendizado.

O estudo que será trabalhado neste vídeo de tutoria digital é a um vídeo passo-a-passo para construção de uma calculadora, utilizando como ferramenta a linguagem de programação C# com o ambiente de desenvolvimento Visual Studio 2012. Este material será utilizado por técnicos de informática e alunos que estão matriculados em cursos na área de informática, tendo a idade igual, ou superior a 16 anos.

O computador utilizado para a construção do vídeo tutorial é um notebook com um processador de 4 núcleos e memória RAM de 8 MB, contudo tal tarefa não necessita de recursos extremos de hardware. O sistema operacional do computador que será utilizado para criar o tutorial é o Windows 7 e todos os softwares utilizados para este desenvolvimento é o Visual Studio 2012.

O material produzido, o vídeo tutorial poderá ficar on-line na Internet utilizando ferramentas como o site www.youtube.com ou disponibilizado para os alunos via mídia, sendo a primeira opção a melhor, pois não exigem recursos materiais apenas digitais, contudo o aluno necessitará do uso do computador com acesso a internet.


2 DOCUMENTAÇÃO E DESCRIÇÃO

a. Título do material

        O material a ser confeccionado levará o título de: Tutorial sobre construção de uma calculadora em C# desenvolvida com o Visual Studio 2012.

b. Introdução sobre como surgiu a ideia do material

        Com a visão oferecida pelas disciplinas de licenciatura, em especial da disciplina de Produção de Materiais Instrucionais, eis que surge a ideia para a construção deste material tendo a oportunidade de unir a área em que atuo na docência, Desenvolvimento de Sistemas.

c. Justificativa de como esta ideia poderá ajudar no processo de instrução de qual área do saber

        Este tema se justifica devido ser o início de uma aprendizagem, cuja proposta da atividade esta relacionada ao conhecimento comum (calculadora) não sendo necessário o aluno aprender algo novo (funcionamento da calculadora) para poder desenvolver, além der ser a primeira etapa de um processo, o qual apresenta como solução para a fixação do conhecimento e recapitulação, quantas vezes for necessário, para a obtenção do conhecimento proposto.

d. Objetivo do material instrucional

        O aluno que tiver acesso ao material instrucional deve ao final do processo de aprendizagem poder, com toda a propriedade, desenvolver uma calculadora em C# utilizando o Visual Studio 2012, além de compreender os possíveis problemas ao realizar tal tarefa.

e. Idade que será aplicado o material

        O material será construído para a utilização de alunos do ensino médio integrado com informática, sendo a média de idade entre 15 e 17 anos. Assim, iremos definir a idade inicial de 15 anos.

f. Conteúdo a ser abordado neste material

        Criação de Aplicações para a plataforma Windows com desenvolvimento de Forms, utilizando componentes básicos disponíveis na ToolBox, e realizando programação de eventos e tratamento de exceções.

g. Quais materiais/recursos serão utilizados para a construção do material (recursos)

        Os materiais a serem utilizados na produção deste tutorial é um computador multi processado, contendo quatro núcleos de processamento, com oito gigabyte de memória RAM, sistema operacional Windows 7, plataforma de desenvolvimento Visual Studio 2012, software de suporte para produção do vídeo Oracle VM Virtualbox.

h. Quais métodos serão utilizados para a construção do material (linguagens, html, etc.)

(a ser produzido)

i. Storyboard do material a ser produzido que contenha:

Criando uma CALCULADORA utilizando Procedimentos, Funções e Eventos no C#

[pic 1]

Inserir da ToolBox no Form:

- 1 textbox

- 16 butons

Interface da calculadora a ser desenvolvida

        Embora a interface seja simples e fácil de desenvolvê-la é necessário ter um conhecer mínimo dos recursos (disponíveis da textbox) a ser utilizados.

        Além da interface, é necessário a codificação, o seja, a programação propriamente dita, sendo necessário a definição dos procedimentos, funções e eventos a serem implementados.

Abaixo, segue o código fonte para a elaboração desta calculadora.

using System;

using System.Collections.Generic;

using System.ComponentModel;

using System.Data;

using System.Drawing;

using System.Linq;

using System.Text;

using System.Threading.Tasks;

using System.Windows.Forms;

namespace WindowsFormsApplication5

{

    public partial class Form1 : Form

    {

        double total;

        double ultimonumero;

        string operador;

        public Form1()

        {

            InitializeComponent();

            Limpar();

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com