TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VOLTADAS PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Por:   •  7/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro De Educação A Distância

Polos – Centro de Educação a Distância (CEAD)

Curso: Pedagogia

Disciplinas norteadoras: Didática, Língua Brasileira de Sinais, Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem, Redes Sociais e Comunicação e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VOLTADAS PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO        3

2. PASSO 1         4

   2.1. DIFERENÇA ENTRE TECNOLOGIA E INFORMÁTICA        4

3. PASSO 2        6

    3.1. IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS PARA QUE O ALUNO ALCANCE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA        6

4. PASSO 3        7

    4.1. A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO EFICIENTE E EFICAZ DO PROFESSOR PARA PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA        7

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

1. INTRODUÇÃO

Com a utilização de tecnologias digitais no ensino/aprendizagem surgiram novas possibilidades, democratizando o acesso aos diferentes níveis e modalidades de ensino. Com as novas tecnologias, como internet e ambientes virtuais de aprendizagem, ampliou-se o diálogo entre todos os envolvidos no processo, dentro deste novo paradigma.

Alunos e professores estão frente a um novo modo de ensinar e aprender, rompendo barreiras com a criação de novos espaços de aprendizagem. Quando o professor convida o aluno a um estudo virtual de informações, ele não apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas acima de tudo contribui pedagogicamente para a inclusão deste educando na tecnologia digital.

Contudo, a contribuição pedagógica para a inclusão na tecnologia exige um aprendizado prévio por parte do professor, uma vez que não basta convidar a um site para se promover inclusão digital; ele precisará operacionalizar os recursos tecnológicos e desenvolver novas formas de ensinar e de aprender.

Essa questão, no entanto, diz respeito à formação do professor – aquela que poderá ser desenvolvida na sua própria Escola e de forma continuada, pois hoje com a tecnologia basta ter o apoio institucional que prioriza a qualidade do trabalho educacional.

 

2. PASSO 1

  2.1. DIFERENÇA ENTRE TECNOLOGIA E INFORMÁTICA

Tecnologia

A tecnologia é tudo que serve para auxiliar e facilitar a vida das pessoas, tanto no âmbito profissional como pessoal.

Tecnologia é uma palavra grega, onde TEKNE quer dizer técnica, arte, ofício e LOGIA quer dizer estudo, sendo assim a tecnologia é uma técnica mais aprimorada, que une conhecimentos para facilitar a vida do ser humano.

Quando pensamos em tecnologia logo nos lembramos de computadores, notebooks, celulares e games, mas ao contrário ao que pensamos tudo pode ser tecnologia.

As tecnologias primitivas, ou clássicas envolvem desde a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. Antigamente quando foram surgindo às escolas, os lápis, as lousas, os gizes, os livros, tudo era definido como tecnologia, pois foram métodos para facilitar e melhorar a aprendizagem dos alunos.

Dentro da tecnologia, temos três classificações: a física que se refere aos instrumentos usados, os materiais, tudo que for palpável; a simbólica envolve os símbolos, a linguagem, o vocabulário, tudo que se usa para aprimoramento da comunicação humana; e a tecnologia organizadora que tem como objetivo ajudar na agilidade e eficácia na compreensão das informações e no como nos relacionamos com o mundo.

Informática

A palavra informática vem do francês informatique, que quer dizer INFORMATION (informação) e AUTOMATIQUE (automáticas). Quando pensamos em informática associamos ao computador e ao seu mundo de usuários. Mas a informática trata-se do processamento automático de informações através de dispositivos eletrônicos e sistemas operacionais. A informática vem com o objetivo de potencializar as capacidades de pensamento, memória e comunicação do homem. Não tendo assim limites para serem implantada em todos os ramos trabalhistas.

O computador esta sendo introduzido no currículo escolar das crianças, a fim de estimular suas mentes e melhorar seu desenvolvimento intelectual. Não restam duvidas sobre a constante presença da informática no dia a dia dos jovens, uma geração que já nasceu conectada no mundo virtual, trazendo impactos no perfil do aluno e o que ele trás no ambiente escolar.

Podemos observar assim, que tanto a tecnologia quanto a informática vieram para aperfeiçoar o ambiente escolar. Contudo a informática está interligada ao computador, aos meios de acesso a internet, enquanto a tecnologia como dita anteriormente, já engloba tudo que veio, ou pode vir para melhorar a vida das pessoas.

Enquanto a informática se limita a meios eletrônicos, com capacidade de memoria, a tecnologia, envolve todos os conteúdos e materiais disponíveis.

3. PASSO 2

          3.1. A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS PARA QUE O ALUNO ALCANCE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Na concepção da construção do conhecimento o texto apresenta uma sequência lógica que culminam na aprendizagem significativa do aluno, assim a autora apresenta o conceito de “dados” como registros/fatos soltos que são aleatoriamente dispostos em sala de aula, quando “o professor que transmite conhecimento é aquele que trabalha com informações organizadas e que permite utilizá-las de modo significativo no cotidiano por meio de uma aprendizagem”, chega-se ao conhecimento.

A autora faz menção às Cortes (2008) Apud Perini (2009) em que mostram que a informação é gerada a partir da “organização dos dados”.  E o conhecimento vai além da informação, Cortes (2008) faz uma analogia em que: “o dado é um tijolo, a informação é uma parede construída por vários tijolos e o conhecimento é um cômodo construído a partir da organização e correto relacionamento de várias paredes”. (PIROZZI, 2013, p.08).

A aprendizagem significativa é colocada como uma pirâmide a ser alcançada degrau por degrau, assim, a escola deve trabalhar além dos dados, da informação e do conhecimento e chegar à inteligência visando à sabedoria, a sociedade necessita de cidadãos que saibam usar os conteúdos aprendidos em sala de aula no dia a dia. “Vale ressaltar que Libâneo especifica que a aprendizagem só acontece de fato quando há uma assimilação ativa ou uma apropriação de conhecimentos e demais habilidades”. (PIRO ZZI, 2013, p.09). Percebe-se assim que a informação e o conhecimento tem o objetivo primordial na aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (271.3 Kb)   docx (245 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com