TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Coesão 1

Trabalho Escolar: Processo De Coesão 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

Processos de Coesão I

A coesão de um texto é decorrente das relações de sentido que se operam entre os seus elementos. Muitas vezes, a compreensão de um termo depende da interpretação de outro ao qual ele faz referência.

Os elementos de que a língua dispõe para relacionar termos ou segmentos na construção de um texto são os recursos vocabulares, sintáticos e semânticos – chamados de conectivos, coesivos ou conectores.

Os principais mecanismos de coesão textual são:

PREPOSIÇÕES - palavras invariáveis que ligam outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência.

As preposições podem ser:

Essenciais(sempre têm essa função): a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Acidentais(circunstanciais, pois podem pertencer a outras classes gramaticais): afora, conforme, consoante, durante, exceto, fora, mediante, tirante, salvo, segundo.

Ao ligarem os termos, as preposições podem estabelecer relações de:

Assunto: O ministro falou sobre Educação.

Causa: Ele vibrava de entusiasmo.

Companhia: Estava com o secretário particular.

Direção/sentido: Depois seguiu para o Sul.

Especialidade: Ele é especialista em Sociologia.

Falta: Contudo, estava sem verbas naquele momento.

Finalidade: Disse aquilo para tranqüilizar o professor.

Instrumento: Atrapalhou-se com o microfone.

Lugar: Ele mora em Brasília.

Matéria: Aqui comprou uma bota de couro.

Meio: Certamente voltará de avião.

Oposição: Mostrou-se contra a estatização do ensino.

Origem: Na verdade, é natural de Maceió.

Posse: Em Brasília, hospeda-se na casa de Erundina.

Entre outras...

Uma mesma preposição pode atribuir idéias distintas a um texto. Portanto, desista de decliná-las apenas e atente para os possíveis sentidos que podem trazer ao contexto. Observe:

Ficar depé (modo); morrer de fome (causa); pulseira de ouro (material); maço decigarros (conteúdo); casa de Luís (posse); falar de futebol (assunto); descendente de alemães (origem); viajar de avião (meio); atitude de imbecil (semelhança) etc.

Cuidado!

A preposição de não deve contrair-se com:

§ o artigo que precede o sujeito de um verbo.

Ex.: É tempo de a polícia agir com eficácia.

§ o artigo que faz parte de um título.

Ex.: O fato de O Globo ter noticiado a negociação...

Tratar com carinho (modo); ficar pobre com a inflação (causa); vinho se faz com uva (matéria); ir ao cinema como Jonas (companhia); jogar com(contra) os argentinos (oposição).

Escrever em francês (modo); televisor em cores (qualidade/estado); pagar em cheque (meio); ficar em casa (lugar); pedir em casamento (finalidade).

Para mim, ela está mentindo (referência); ter água para dois dias apenas (tempo); nascer para o trabalho (finalidade); ser inteligente para não cair numa cilada (consequência); vou para Goiânia (lugar) – neste caso, para dá a idéia de estada permanente ou definitiva, ao contrário da preposição ‘a’, que exprime breve regresso. Desse modo, vamos para o céu ou para o inferno, já que de tais lugares não há regresso.

CONJUNÇÕES- palavras invariáveis que ligam duas orações ou duas palavras de mesma função em uma oração. Podem ser:

Coordenativas: ligam orações, estabelecendo entre elas apenas dependência semântica. São elas: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Subordinativas: ligam orações, estabelecendo relação de dependência semântica e gramatical, ou seja, uma oração é termo de outra. São elas: integrantes, causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, temporais, finais e proporcionais.

As orações se apresentam como elementos capazes de estabelecer relações de significado ao texto. A troca de uma conjunção por outra muda completamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com