TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de globalização

Resenha: Processo de globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

No mundo de hoje vivemos um processo de globalização. A aceleração do ritmo de vida do homem está cada vez mais evidente, devido ao ritmo das grandes cidades e das transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade. Tal estilo de vida pode levar a doenças e transtornos, como estresse intenso, depressão, síndrome do pânico, entre outros. Por essa realidade, a promessa de um tipo de atividade física voltada para o corpo e a mente se mostrou excelente para o perfil do homem moderno e suas necessidades, onde as praticas corporais alternativas se adéquam.

Elas se apresentam como opções diferentes daquilo que é tradicional, principalmente em termos de tratamentos de saúde, alimentação, ginásticas, vestimentas. Ou seja, um estilo de vida alternativo ao convencional, Tais atividades e esportes constituem-se como atividades físicas que, deveriam ser orientadas por profissional de educação física. Além disto, as praticas corporais alternativas (PCAs) sempre interagiram nos espaços de atuação característicos dos profissionais de educação física, como academias esportivas e de ginástica, clubes, associações, e até mesmo no ambiente escolar.

Nos cursos de licenciatura em educação física, a perspectiva adotada, compreende a pessoa como ser em constante aprendizado. A partir desse ponto de vista, recebemos os discentes e propomos uma formação humanística, com referencias cristã, valorizando os conhecimentos acadêmico-científicos necessários á excelência do profissional da educação. Buscamos auxiliar o discente em suas auto realizações pessoais e profissionais, bem como no desenvolvimento da autonomia necessária á pratica profissional.

Para isso, partimos dos princípios de unidade, personalização, autonomia, atividade, liberdade, interiorização e integridade. As praticas corporais alternativas propiciam além das vivências a reflexão sobre os valores como cidadania, a paz, a cooperação, inclusão, confiança e responsabilidade. As práticas convencionas alternativas apresentam-se para a Educação Física como um novo conjunto de opções de atividades, emprestando a esta um discurso integrador do ser humano.

A adoção destas práticas junto a Educação Física se justifica na tentativa de construir um novo status ao corpo humano e ao movimento, expresso através de práticas que se diferenciam das tradicionalmente executadas nesta área, sistematizadas através dos esportes, das ginásticas, das lutas, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com