TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Producao De Texto

Trabalho Universitário: Producao De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 12

CONCEPÇÃO DE LEITURA

Foco no autor (representação mental do autor).

Foco no texto (processo de codificação do emissor e decodificação do receptor).

Foco no autor-texto-leitor (interação entre texto e sujeitos).

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Na atividade de leitores ativos, estabelecemos relações entre nossos conhecimentos anteriormente constituídos e as novas informações contidas no texto, fazemos inferências, comparações, formulamos perguntas relacionadas com o seu conteúdo, mais ainda, criticamos, contrastamos e avaliamos as informações que nos são apresentadas, produzindo sentido para o que lemos. Em outras palavras, agimos estrategicamente, o que nos permite dirigir autorregular nosso próprio processo de leitura.

LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS.

Nesse processo se faz necessário considerar a materialidade linguística do texto, elemento sobre o qual e a partir do qual se constitui a interação, por outro lado é preciso também levar em conta os conhecimentos do leitor, condição fundamental para o estabelecimento da interação, com maior ou menor intensidade, durabilidade, qualidade.

CONTRAPONDO O ARTIGO CONSIDERADO E AS INFORMAÇÕES E MATÉRIAS ESTUDADOS NA DISCIPLINA:

Pudemos identificar que diante das formas de concepção de leitura a de interação de autor-texto-leitor tem sido o foco de reflexão para o desenvolvimento e formação de leitores.

Não como um leitor captador passivo nem utilizador da leitura como mero instrumento de comunicação.

Mas atribuindo ao leitor o papel de leitor e construtor de sentido, utilizando-se de estratégias tais como seleção, antecipação e inferência e verificação.

A bagagem cultural do leitor é fundamental para uma leitura eficaz para melhor entendimento do texto, uma vez que ele utiliza seu conhecimento de mundo e seu conhecimento de texto para construir uma interpretação do que lê.

E é essa ideia da Biblioteca de classe, um ensino menos confinado em um repertório especializado, ensino que aceita mistura, a dispersão, a diversidade, a fragmentação e o movimento como constituidor do mundo contemporâneo, um ensino que procura desenvolver uma força de organização e auto-organização do leitor.

GENEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA VEJA.

Ao familiarizarmos com os diferentes textos de qualquer natureza literário ou não literário, diferentes gêneros com textuais (anúncios, convites, bulas, cartas, cartazes, decretos, ensaios, discursos políticos, historias, instruções de uso, letras de musicas, leis, mensagens, blogs, e-mails, manifestos, biografias, resenhas, abaixo assinados, etc.) somos favorecidos com a escrita e a leitura, na medida em que aumenta a familiaridade a qualidade dos (também aumentara). Tal gênero de texto, que circulam no mundo, tem funções especificas, para um publico especifico e com características próprias. Essas características peculiares de um gênero nos permite abordar aspectos da textualidade, como coerência e coesão textuais, impessoalidade técnicas de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão.

Ao analisarmos os conjuntos de textos encontrados em uma revista de grande circulação como a Veja, pudemos identificar alguns como exemplos:

Charges (“representação pictórica Tem caráter burlesco e caricatural, pois satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que é do conhecimento público”. E ainda: "Caricatura: desenho que, pelo traço, pela escolha dos detalhes, acentua ou revela certos aspectos caricatos de pessoa ou fato”). Blog (caracteriza-se como uma página da web que permite a postagem de artigos organizados de forma cronológica, contando com a participação de um número variado de pessoas, dependendo de sua própria política. No que se refere ao conteúdo, este abrange uma infinidade de assuntos, indo desde um simples diário, até piadas, fotografias, links e notícias, aliando linguagem verbal e não verbal ao tema em discussão. Antes eram tidos apenas como uns diários online, atualmente, funcionam como importantes ferramentas que visam à informação e ao entretenimento. Muito consta-se de comentários ou notícias acerca de um assunto em particular, permitindo, portanto, que o leitor interaja com o autor do texto. É nessa interação que reside à finalidade do gênero.).

Receita (instruir o leitor a respeito de algo). Noticia (Informar sobre uma determinada ocorrência). Coluna (É um artigo regular numa publicação; É normalmente assinado; Os temas podem ser variados). Contém explicitamente uma opinião ou ponto de vista do autor; O autor pode utilizar a primeira pessoal do singular; O autor pode definir o tom, o ponto de vista, etc. com que pretende dirigir-se aos seus leitores.

COESÃO

É estruturada de duas maneiras: referencialmente e sequencialmente. Aqui, vamos estudar a REFERENCIAÇÃO, que consiste em termos (pronomes, advérbios, expressões equivalentes) que fazem alusão a um vocábulo já citado, para enfatizá-lo ou para repeti-lo. Vejamos tais mecanismos.

A)Pronominalização: substituição do termo referente por um pronome ou advérbio.

Ex. A Seleção Brasileira foi bem, no jogo de ontem, no Estádio do Arruda. Lá, a torcida sempre apoia o time brasileiro.

B) Numerais: usados para substituírem os referentes textuais.

Existem dois tipos de coesão. A primeira é referencial; a segunda, sequencial.

C) Elipse: supressão de um termo subentendível, por ter sido colocado no início, ou que será inserido no final do segmento.

Fazia gols inimagináveis. Romário foi um gênio na pequena área.

Cazuza viveu intensamente. Tinha fama de rebelde, mas queria mesmo era transgredir.

D) Repetição de nome próprio integral ou parcialmente: Reitera um nome total ou parcialmente para enfatizá-lo.

Luís Inácio Lula da Silva esteve com Barack Obama. Lula espera que relação entre os dois países melhore ainda mais.

E) Metonímia: Processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com