TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidiciplinar

Artigo: Projeto Multidiciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 11

Referencial Teórico

O estímulo à leitura é apresentado por diversos autores, dos quais destacamos: Paulo Freire (1984):

“ ... o ato de ler não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, mas se antecipa e se alonga na inteligência do mundo”.

Idéia completada por Joseane Maia (2007):

“ ...alarga-se o conceito de leitura, de modo que, nessa perspectiva, a experiência prévia, a visão de mundo e o conhecimento anterior são importantes para a construção dos significados acerca do lido... o ato de ler sustenta-se não só em bases psicológicas, mas também em bases históricas e filosóficas.”

Sendo assim, a leitura no espaço da educação infantil não encerra-se na decodificação de letras, aliás, esta é vista como uma conseqüência de uma visão mais ampla que engloba a leitura do entorno, das imagens, da função social de cada gênero etc.

Metodologia

O projeto contará com 3 histórias ( Romeu e Julieta , Bom dia todas as cores (Ruth Rocha) e Uma História Atrapalhada ( Alessandro Sanna) e 1 Poema ( As Borboletas ( Vinícius de Moraes) a serem explorados em rodas de história com inferência, seguida de espaço para roda de conversa onde se trabalhará a vivência e experiência das crianças de acordo com os temas que envolvem as histórias.

A partir de cada roda de história e conversa iremos desencadear várias atividades como: Desenho , Pintura, Modelagem, Teatro de Fantoches e Sombra, Dança, Confecção de fantoches e do jogo de quebra cabeça. Possibilitando a exploração e contato com diversos materiais e produções individuais e em grupos , estimulando a interação, cooperação e respeito entre os pares.

Descrição da Avaliação

A avaliação será diária e processual acompanhando o desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.

Sobre Matriz Curricular

Durante muito tempo, o currículo foi entendido como uma lista de disciplinas e deconteúdos a serem cumpridos na escola, espaço de reprodução de verdades absolutas einquestionáveis sem espaço para a participação e o diálogo. Atualmente, entende-se que ocurrículo deve resultar de uma prática participativa, em que determinada disciplina, seusobjetivos e seus respectivos conteúdos, esteja em conformidade com o que é previsto na Leide Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs). A escola, no atual contexto social, deve funcionar como um espaço de vivênciassócio-culturais, de convivência com a diversidade e, de forma simultânea, de apropriação, deconstrução e de divulgação de conhecimentos. Deve, portanto, ser um espaço educativo detransformação, de participação, de conscientização e de cidadania.

Essa proposta curricular explicita as expectativas de ensino e de aprendizagem para aEducação Infantil, para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos. Adotao entendimento de que o ensino é um processo que requer uma ação intencional doprofessor para que aconteça a aprendizagem, percebida como uma construção e/oureconstrução do conhecimento e da apropriação crítica da cultura elaborada, fundamentadanos princípios da ética, do diálogo, da participação e da reflexão. Traduz uma concepção deconhecimento que se estrutura em princípios conceituais (leis, teorias e princípios),atitudinais (crenças, atitudes, valores e normas) e procedimentais (habilidades interpessoaise conceituais manifestadas em métodos, técnicas e procedimentos). Revela, ainda, umdelineamento pedagógico interdisciplinar entre as diferentes áreas do conhecimento, paraque se vislumbre a possibilidade de desenvolvimento de uma visão mais ampla da realidade.

A matriz está organizada de forma simples e sistemática e apresenta, no seu desenvolvimento, Por expressar princípios e metas de um projeto educativo, é um documento flexível, situado em um momento histórico, logo responde a uma época. Dessa forma, é passível de reelaboração ede adaptação às distintas realidades, de forma que atenda a sua finalidade maior, que égarantir que o processo educativo seja organizado para permitir que a interação e acomunicação entre os sujeitos que compõem o ato de ensinar e de aprender seja produtivo.

Concebemos o planejar como uma oportunidade de repensar o existente,assumindo o desafio da transformação. No caso do planejamento escolar o propósito é criaralgo novo que venha responder as necessidades reais do cotidiano da escola. Um processoassumido pelos sujeitos envolvidos que ousam avançar, dar um salto do estado presente,gerando algo novo.Nesse aspecto a participação é um valor, uma necessidade humana. "Ao cooperarcom outros de acordo com um plano, desfaz-se o trabalhador dos limites de suaindividualidade e desenvolve a capacidade de sua espécie (MARX, 1980, p.378). Agindonesta perspectiva da participação, poderemos fugir da alienação. Freire (1979) esclarece,que a sociedade alienada não tem consciência do seu próprio existir, ressalta que não háhomem sem mundo e mundo sem homem, não pode haver reflexão e ação fora darealidade.Nessa esteira, buscando dá continuidade a processo de da participação ecooperação que iniciou-se em outubro de 2010 com a reestruturação dos Projetos PolíticosPedagógicos e avançou com a revisão da matriz curricular, o presente texto intencionaapresentar o processo vivenciado dialogicamente na reestruturação desses documentosidentitários da Rede Municipal de Ensino.Guiados por uma concepção de educação que busca a humanização do homem, pormeio da qual aprendemos a agir, a pensar, a sentir e a nos conduzir dentro de umadeterminada forma de cultura e de sociabilidade. Essa crença implica em um trabalhoeducativo que se consolida no campo formal é que nos conduz a pensar sobre currículo,

Didática, processos avaliativos; sobre nossa formação e sobre o papel que desenvolvemoscomo profissionais da docência

sobre nossas condições de trabalho e sobre os resultadosalcançados por meio de nossas ações, decisões, compreensões e intervenções. Refletir sobrea própria prática nos traz, portanto, o beneficio de vivenciarmos ações ressignificadas pelateoria.

O

ESTUDO SOBRE TEORIAS DO CURRÍCULO

Etimologicamente a palavra currículo vem do latim

curriculum

, "pista de corrida"-caminho a percorrer. Comumente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com