TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 8

O Projeto Politico Pedagógico (ppp) da escola publica:

A pedagogia é ciência que estuda a educação com o objetivo de ensinar a ensinar e ensinar a aprender sob a perspectiva da formação humana. Ou seja, a pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo a formação humana.

Com base nesta definição a organização do trabalho pedagógico se firmou no estudo, investigação e interpretação bem como na orientação pratica dos processos formativos tanto escolares quanto extra-escolares. Onde houver uma pratica educativa com a intencionalidade formativa, seja no trabalho numa igreja num grupo de artes num sindicato numa organização social ou cultural num grupo de mulheres ou de jovens ou numa instituição de ensino, a aí uma prática pedagógica e uma teoria pedagogia. Não há pratica educativa sem uma teoria pedagógica que a ampare.

Com base nessa concepção teórica sustentamos que é necessário que o professor da escola publica possua uma solida formação teórica que garanta para ele uma precisa definição de formação humana. Pois que organizar o trabalho pedagógico significa, por sua vez organizar um processo de formação humana e o educador (professor de qualquer área cientifica),precisa ter claro o que significa para ele formação humana na sociedade atual.

O ppp é o principal e único instrumento responsável pela sistematização da função da escola, do planejamento da escola, do planejamento de todo o trabalho pedagógico, nele sendo descrita a analise da realidade sob a qual se encontra a escola e a realidade por dentro da escola. Ou seja o PPP  deve constar a analise da realidade social existente,  os projetos de mudanças sociais e o tipo de realidade social pretendida. Deve no mesmo modo definir o tipo de formação envolvendo o curriculo, o planejamento do trabalho didático, os procedimentos de avaliação e os  resultados pretendidos em termos pedagógicos, isto é, as metas objetivos a quantidade de alunos por sala de aula, por turno e por curso, o quantitativo de professores e educadores, biblioteca, laboratórios e demais espaços e instrumentos pedagógicos. Por fim o PPP deve apresentar de modo muito claro os dados da realidade intra-escolar e extraescolar da comunidade onde a escola esta inserida.

O PPP , como  instrumento de planejamento da escola publica não pode ser concebido sob a ótica meramente técnica, pois que o mesmo expressa uma dimensão técnica mais politica e pedagógica e não somente técnica.

O PPP não pode ser concebido como um instrumento burocrático e acabado, visto que ele representa os dados objetivamente extraídos da realidade e esta mesma realidade não é estática, pelo contrário, a realidade é dinâmica, muda sempre e como tal o PPP é um instrumento de planejamento dinâmico, em construção permanente. O PPP deve definir pedagogicamente o que ensinar, como ensinar quem ensinar o que ensinar para quem ensinar como se avaliar o que se estudou como aprender e para que aprender bem como a relação entre o que se deve aprender com  o tipo de sociedade que se pretende construir.

Dizer que o PPP  deve anunciar o tipo de sociedade que se pretende construir é o mesmo que afirmar que o PPP não é neutro e sim um instrumento de transformação social.

A definição do que como e para que ensinar expressa um caráter politico, uma intencionalidade e uma escolha dentre tantas: isto é o currículo.

O principio que deve assegurar a construção do PPP anteriormente descrito é  o lugar da gestão democrática da escola. Nela deve ficar assegurada o direito e o dever da participação no projeto e nos resultados da escola. A construção de coletividades envolvendo equipe de ensino, equipe pedagógica, demais educadores, pais e familiares dos educandos e os próprios educandos desde o planejamento ate a avaliação dos resultados, antes, durante e depois do processo. Nesta relação coletiva um PPP deve dar enfase no dialago entre professores e pais dos educandos.

O PPP deve ser utilizado como uma bússola, porém não pode ser dogmatizada (não ser tomada como verdade absoluta), estando o mesmo aberto par receber novas contribuições a todo tempo.

Caracterização da Estrutura do PPP (metodologia de construção do PPP)

Tres dimensões do PPP: 1-situacional (o que é...) 2-teórico (qual a concepção  (modo de ver interpretar e transformar) 3-operacional (o que é preciso fazer e por onde começar e onde pretende se chegar):

1) Reflete a caracterização politica, econômica, social e cultural da realidade em termos globais e em termos locais. Por global entende-se a analise da  situação internacional  e nacional e do tipo de capitalismo que temos no Brasil, bem como das relações politicas do tipo de estado e dos sistemas educacionais vigentes. Por local entende-se  a analise da realidade econômico, politica e cultural das comunidades onde a escola esta inserida e atendidas pela mesma escola.

Deve também constar os dados  da situação da escola: a história da escola, a infra estrutura e a estrutura física da escola, os recursos didáticos da escola, numero de professores e demais funcionários e a formação dos mesmos, numero de educandos  no geral, de educandos por turma etc.

O marco situacional, deve portanto apontar os principais problemas existentes na realidade geral e local: os grupos culturais, as sociedades de amigos da comunidade, a criminalidade de diversos tipos, problemas de drogatição e alcoolismo, pastorais de mulheres, sindicatos, clube de idosos etc.

Ao se fazer o inventario dessa situação já é possível visualizar possibilidades de parceria ou relação do trabalho pedagógico escolar com o trabalho pedagógico que se desenvolve na sociedade fora da escola.

2)O marco teórico ou a  dimensão teórica do PPP fornecem os referenciais de analise. É como se fosse uma lupa ou um laboratório bem equipado para observar,os fenômenos da natureza, tais como uma célula, uma reação química ou um corpo físico. Só que os referenciais tóricos não são peças laboratoriais e sim conceitos teóricos através dos quais pode-se analisar e interpretar cientificamente os fenômenos da realidade identificados pelo marco situacional.

Esses referenciais de analise, ou referenciais teóricos no campo pedagógico têm por suporte um acumulo muito grande na pedagogia critica e na pedagogia histórico-critica de base marxista.

Dessa forma, o referencial teórico, ou marco teórico do PPP encontram seus aportes no materialismo histórico e dialético, também denominado marxismo ou critica da economia politica desenvolvido por Marx e Engels. Duas importantes referencias bibliográficas para a compreensão dessa teoria são os livros: “Educação e luta de classes” de Anibal Ponce; e Pedagogia histórico-Critica” de Demerval Saviani, dois livros de cabeceira de qualquer educador critico. O classismo, categoria que explica a luta de classes na sociedade capitalista, extraído do marxismo é o principal conceito  do marco teórico do PPP. O marxismo considera que a filosofia passou muito tempo divagando sobre o mundo, quando na realidade trata-se de interpreta-lo e transforma-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com