TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Observação

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

DANIELA REGINA DA SILVA     RA 1532273

MISLEINE DE FÁTIMA BARBOSA RA 1540908  

FAPAR – CURITIBA

2015

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apontar alguns ambientes escolares e não escolares situados no bairro Costeira, Araucária. A pesquisa elaborada foi dividida em duas partes: ambiente escolar (escola e CMEI) e ambiente não escolar (igreja, quadra de esportes, parque e academia ao ar livre). Sobre essa perspectiva, abordamos aqui as atividades educacionais pedagógicas específicas e sociais, ou seja, a educação se faz presente nos mais diferentes ambientes. 

Dessa maneira, a educação é caracterizada por sua abrangência no tocante de que para o exercício educativo não existe fronteiras nem tampouco barreiras, assim, o campo investigativo da educação passa a ser visto como gigantesco e bastante diversificado (BRANDÃO, 1995).  

A metodologia utilizada foi a pesquisa no bairro, observando todo o meio social. 

2. RELATO DE OBSERVAÇÃO

2.1 Ambiente educativo escolar

  Dentre os vários âmbitos educativos escolares em Araucária, Paraná, o local escolhido foi a Escola Municipal Prof.ª Nadir Nepomuceno Alves Pinto, situada na rua Lucas Wilczak, nº 32 no bairro Costeira. A escola oferece o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, possui biblioteca, sala de informática, quadra de esportes e cancha de areia.

Próximo a escola, encontra-se o CMEI Maranhão (Centros Municipais de Educação Infantil), localizada na rua Francisco Drewniak, 60 no bairro Costeira. Oferecendo a comunidade Berçário I e II, Maternal , Pré I e II.  O centro oferece atividades didáticas e recreativas.

2.2 Ambiente educativo não escolar

        Em Araucária, na rua Francisco Drewniak, há uma quadra de esportes, cancha de areia, parquinho e aparelhos para ginástica ao ar livre oferecidos para a população. A quadra de esportes e a cancha possuem telas de proteção. O parquinho possui balanços, escorregadores, gangorras e playground. E a academia ao livre possui aparelhos para trabalho muscular de pernas, braços e tronco.

        Ao lado do parque, encontra-se a Paroquia Santíssima Trindade, fornecendo aulas de catequese, missas e cultos. A Paroquia é grande e possui espaço para refeições, duas salas de catequese e o espaço principal para missas e cultos.

 

 

3. CONCLUSÃO

Neste trabalho abordamos o tema ambiente escolar e ambiente não escolar e concluímos que em uma sociedade com toda a sua diversidade, encontramos vários campos educacionais, e que para ter uma boa prática docente temos que conhecer mais o meio em que se vive, as suas necessidades e a forma de se relacionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com