TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto foto na lata

Por:   •  8/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 6

FÍSICA

Objetivo

O objetivo deste experimento é levar os estudantes a desenvolverem métodos eficazes de experimentações que venham possibilitar melhor assimilação dos conceitos da Óptica, apresentando diversas aplicações práticas, através da técnica da foto na lata (Pinhole), tais como:

 Conceitos de fontes de luz: primárias e secundárias

 Principio da propagação retilínea da luz

 Captação de imagens (por meio de exposição luminosa)

 Fixação da imagem em uma superfície sensível (o papel fotográfico)

Introdução

Através do tema da Fotografia, serão estabelecidos conhecimentos básicos sobre “máquina fotográfica”, formação da imagem e reações químicas.

A FOTOGRAFIA DE PINHOLE E A CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO

A câmara escura de orifício consta basicamente de uma caixa de paredes opacas e enegrecidas internamente, totalmente fechada, à exceção de um pequeno orifício feito numa das paredes e pelo qual a luz pode penetrar.

O surgimento da câmara escura data do século XIX e chegou ao conhecimento do público como fonte de entretenimento para pequenos grupos. Nesse mesmo período surge também a fotoquímica em que se utiliza o fato da prata ser uma substância sensível à luz. A agregação desses conhecimentos, ou seja, da projeção de imagens com as descobertas de materiais fotossensíveis, representa o marco para o surgimento da fotografia e do desenvolvimento das máquinas fotográficas.

A técnica de foto na lata consiste em transformar uma lata em uma câmara escura de orifício (Pinhole).

O funcionamento da câmara escura baseia-se no princípio da propagação retilínea da luz. Quando a lata está voltada para um objeto bem iluminado, a luz refletida do objeto entra através do orifício e forma a imagem dele na parede do fundo da câmara. Como nos meios homogêneos a luz caminha em linha reta, isso justifica a inversão entre objeto e imagem.

Na lata fotográfica, a imagem se forma justamente sobre o papel fotográfico, que reage na incidência de luz, ficando assim impressa a imagem do objeto.

Manual de Fotografia com latas

Como montar sua máquina fotográfica (1a parte)

Aqui mostramos como se monta a máquina que será utilizada para obter o negativo fotográfico. É importante que siga corretamente as instruções abaixo, pois uma boa fotografia dependerá principalmente da qualidade dessa máquina.

Materiais para a câmera escura:

 Lata arredondada (lata de leite, achocolatado, etec);

 fita isolante;

 tesoura;

 papel cartão preto;

 lata de alumínio;

 cola branca;

 alfinete e prego.

Procedimentos

Como montar uma câmera escura

1. Primeiro é feito um furo na lateral da lata utilizando o prego.

2. Em seguida, revista toda a parte interna dela com o papel cartão preto (isso deve ser feito para isola-la dos focos de luz),

3. Corte um pedaço quadrado da lata de alumínio e faça um furo bem pequeno com o alfinete, este servirá como pinhole. Sobreponha o pinhole a lata, alinhando seus furos, prendendo-os com a fita isolante.

4. Recorte outro pedaço de papel cartão preto e com a fita isolante prenda-o a lata, simulando uma dobradiça, para que este papel fique sobre o orifício, servirá como um obturador.

5. Cole um pedaço de fita na outra borda da lata, simulando um fecho.

6. Por último, faça uma seta identificando a posição do orifício, servirá de guia para focalizar o objeto a ser fotografado.

Captação das imagens (2a parte)

A captação da imagem inicia-se pela introdução do papel fotográfico no interior da câmera escura, do lado oposto ao pinhole, este processo deve ser realizado no laboratório de revelação utilizando apenas a luz vermelha, fechando-a em seguida.

A seguir, escolha a paisagem ou objeto a ser fotografada, posicione a câmera direcionando o pinhole a essa imagem, tendo como referência a seta, a luz nunca pode incidir diretamente na parte frontal da câmera (pinhole).

Abra o obturador, mantendo a câmera fixa por aproximadamente trinta segundos, tempo necessário para obtenção da imagem no papel fotográfico, fechando-o em seguida.

Após tirar sua foto não abra a lata em hipótese alguma. Ela deve ser levada para o laboratório para ser processada.

Cuidados para tirar sua foto

 Sempre tire uma foto para testar qual é o tempo de exposição ideal. Este tempo pode variar dependendo da luz, se o dia estiver ensolarado, caso contrario o tempo de exposição poderá ser maior. (tempo de 20 a 30 segundos)

 As fotos devem ser tiradas com objeto sendo iluminado pelo sol. Evite tirar fotografias com o orifício virado direto para o sol;

 Jamais mexa a lata enquanto estiver tirando a foto;

 Após captar a imagem, encaminhar para revelação.

Processo de revelação

Revelação fotográfica é o processo de transformação da imagem latente registrada no papel fotográfico em imagem visível através de processo químico.

Todo processo químico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com