TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Ensaios: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  3.205 Palavras (13 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

3° SEMESTRE

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

ANA PAULA ROSA DE GÓIS LOPES, RA: 402371.

CINTHIA DAIELLE GONÇALVES ALMEIDA, RA: 397462.

LEIDE DAIANA FERREIRA DOS SANTOS, RA: 397382.

MARCIELE CRISTINA DE MATOS, RA: 389908.

SIMONE GONÇALVES DOS SANTOS, RA: 397893.

PROFESSOR EAD – HELENROSE APARECIDA S. P. COELHO.

TUTORA PRESENCIAL – DORALICE COLOGNESE.

TUTORA A DISTÂNCIA – CRISTINA RODRIGUES DA SILVA.

TANGARÁ DA SERRA-MT

18/06/2013

ETAPA UM: “RELAÇÕES POSITIVAS ENTRE PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS”.

A Pedagogia e a Psicologia ao longo de suas histórias enquanto ciências respaldam as ações dos educadores nas escolas desenvolvendo e aplicando metodologias de ensino que beneficiam tanto as escolas como os alunos.

A educação necessita de alguns fins da psicologia. O pedagogo juntamente com o psicólogo forma um conjunto de conhecimentos que tem por finalidade o aprendizado dos alunos. A pedagogia e a psicologia são duas parcerias que tem como objetivo central:

• Compreender a vivencia da arte ou aprender.

• Reconhecer a função e o significado da educação.

• Fundamentar, aprofundar e operacionalizar a compreensão com a vivência de fazer- aprender a conviver, a ver, a ouvir, a falar, a respeitar, pensar criticar, agir, dialogar- relacionar, a sentir, conhecer, escrever, a amar e a ser.

As duas ciências juntas - Pedagogia e Psicologia, desenvolvem métodos educacionais, facilitando a convivência com os alunos e as demais pessoas da sociedade. Considerando todas as dificuldades encontradas nas escolas infantis, onde muitas vezes faltam materiais e profissionais que possam exercer a função de auxiliar as crianças.

A psicologia é muito importante no âmbito escolar, principalmente nas redes públicas, pois ela estuda o comportamento humano e seus processos mentais facilitando a relação entre professor e aluno. Goulart ressalta:

A Psicologia da Educação compreende, pois, a utilização de conclusões obtidas em diversas áreas das ciências psicológicas sobre assuntos que interessam especificamente à educação e à investigação de problemas relacionados às pessoas sob ação educativa." (Goulart, 2000, pág. 14).

O professor sendo o mediador do conhecimento que será transmitido para o aluno, sabe que ao entrar em uma sala de aula se deparará com alunos de diversos comportamentos, maneiras de pensar e agir diferentes. A verdade é que para transmitir a sua aula ele deverá saber lidar com cada aluno e transmitir as aulas de maneira que todos aprendam. Assim também ocorre com a coordenadora escolar e todos representantes que fazem parte do processo pedagógico.

A psicologia entra no âmbito escolar para ajudar os educadores a desenvolver a elaboração do planejamento escolar, permitindo-os compreender o comportamento e atitudes diversas de seus alunos, dando uma ampla visualização do que eles necessitam e técnicas a serem utilizadas para melhor desenvolver o aprendizado.

Sendo assim, a conclusão que se pode ter a respeito da psicologia e pedagogia na educação, somente é que ambos são fundamentais para o desenvolvimento escolar, trabalhando juntas trazem grandes benefícios a todos.

Etapa Dois: Quadro1-“Teorias da aprendizagem”.

Teorias Aspectos Conceituais Contribuições para o âmbito escolar

Teoria Verbal significativa

Considerada uma teoria Cognitivista, defendida por David Paul Ausubel(1918-2008) procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento. A aprendizagem torna-se significativa à medida em que novos conhecimentos vão sendo incorporados a conhecimentos prévios que o aluno já possui.

Ausubel têm preocupação em criar uma teoria de ensino que ajude o professor no seu desempenho em sala de aula. Sua contribuição torna-se muito significativa no contexto atual da educação brasileira, onde as escolas têm de ser cada vez mais eficientes, principalmente em se tratando das repetências nas primeiras séries do primeiro grau.

Teoria Genética da aprendizagem

Deu origem ao que conhecemos como Construtivismo, onde segundo Jean William Fritz Piaget (1896-1980) o sujeito é protagonista na aquisição do conhecimento. Há vários estágios no desenvolvimento dos indivíduos, Sensório-motor; Pré operacional (pré-operatório), Operatório concreto e Operatório formal.

Ele utiliza-se das concepções de estágios no desenvolvimento para contrapor-se ao ensino Tradicional, autoritário. Principalmente na visão que o professor tem na relação com o aluno no ato de ensinar, que apresenta-se de maneira com que o mestre “dita e o aluno copia e repete.”Na visão de Piaget, cada fase deve ser respeitada e adequada à maturidade do sujeito.

Teoria Sociocultural Tendo como principal expoente Lev Semenovich Vygosky( 1896-1934) enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento do ser humano. De acordo com o autor o ser humano é um ser social que constrói sua individualidade a partir das interações que ocorrem com o meio e com outros indivíduos.

Para Vygostky, como o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, a escola tem um papel essencial na construção do ser psicológico e social. A escola deve funcionar como um incentivador de novas conquistas psicológicas. O professor tem de interferir na Zona de desenvolvimento proximal do aluno de modo a proporcionar avanços que não ocorreriam de modo espontâneo.

Teoria do Desenvolvimento Humano

(Psicogenética Walloniana)

Teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com