TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Aprendizagem

Por:   •  23/5/2013  •  Seminário  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 14

Pedagogia

Psicologia da Aprendizagem

Apresentação

Esta é uma Atividade Prática Supervisionada entregue como requisito para a conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, cujo nome do trabalho é “Portfólio virtual” que tem como objetivo o levantamento de vários pontos na educação que tem ajudado e influenciado de diferentes maneiras o desenvolvimento humano.

Neste Portfólio contem textos referentes às Teorias de Aprendizagem, Jogos interativos e Fatores que interferem no Desenvolvimento do ser Humano, junto com significações e exemplos dentro dos parâmetros educacionais.

A psicologia tem moldado e ajudado na relação professor aluno e vem trazendo grande resultado na educação e na formação do cidadão autônomo, sendo assim este trabalho traz algumas citações de como a psicologia tem trabalhado dentro dos ares escolares.

Os textos apresentam teorias e seus significados focando o assunto no processo do desenvolvimento humano e os fatores que mais o influenciam. Aborda também as contribuições que os jogos interativos têm trazido para a educação e o quanto isto tem mudado a visão do aluno quanto à escola diminuindo aquele ar de não poder brincar e nem interagir junto com o professor e os outros alunos dentro ou fora da sala de aula.

Contribuições da Psicologia para a Educação.

De acordo com a história e diante dos estudos citados por Platão, Sócrates e Aristóteles a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.

A Psicologia contribui para a educação nos auxiliando na reflexão sobre a pratica pedagógica onde a escola deve ter a consciência que seu papel é atender o individuo promovendo um desenvolvimento global, onde o educador tem que esta sempre mediando seus alunos para que o mesmo se desenvolva em seu meio social buscando também trabalhar no sentido de diagnosticar o que a criança já sabe através de diversas observações e a partir daí promover situações que irão de encontro com as necessidades de desenvolvimento da criança. A sua contribuição no campo educacional, é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas onde ocupa um papel de fundamental importância que tende a intensificar-se cada vez mais.

Quando a psicologia é inserida no espaço educacional prepara os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorre no dia-a-dia da escola, proporcionando uma reflexão conjunta que possibilitem o levantamento de estratégias para que venha diminuir as dificuldades enfrentadas na educação.

A psicologia também busca mostrar como, através da interação entre o professor e o aluno, é possível a aquisição do saber e da cultura, por tanto o papel do professor nesse processo, é fundamental, pois, ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor e alunos, que levam à apropriação do conhecimento. Nesse sentido se os educadores souberem através da psicologia como se dá o desenvolvimento da criança, poderá adequar espaço, tempo e conceitos para alcançar este desenvolvimento

Teorias de Aprendizagem.

Teorias Psicologia aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa Os aspectos conceituais têm como objetivo representar relações significativas entre conceitos na forma de proposições, onde a mesma é constituída de dois ou mais termos unidos por palavras para formar uma construção autônoma de significados que permitem descobrir as concepções ou interpretações não aceitas de um conceito. São considerados instrumentos úteis para negociar significados, já que os alunos sempre trazem alguma deles mesmos para a negociação, não são como uma tabua rasa ou recipiente vazio que o professor deve preencher.

Teoria genética da aprendizagem O estudo mostra que do desenvolvimento humano constitui uma área de conhecimento da Psicologia cujas proposições concentram-se em compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases deste o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Tal busca pela compreensão tem culminado na elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com