TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Exames: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  3.234 Palavras (13 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 13

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.

Inatismo: inato, que já nasce com o indivíduo;

Maturacionismo: relativo à maturação, ou seja, a maturidade cognitiva indica o potencial de aprendizagem.

Apriorismo: aprimore, ou seja, as estruturas do conhecimento são inerentes ao sujeito. Tais idéias delineiam um quadro de aprendizagem centrado no sujeito individual, que depende de maturação neurológica, física, emocional e de capacidades hereditárias para que possa aprender.

2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.

Para que a criança aprenda a fazer um bom uso da língua portuguesa dentro da forma da língua culta o professor precisa interferir, ensinando a criança a desfazer algumas analogias.

3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.

Sim, pois é importante salientar que o aspecto lógico e ordenado da aprendizagem é fundamental, entretanto não é o único. A aprendizagem, que tem importância para o estudante, “combina o lógico e o intuitivo, o intelecto e os sentimentos, o conceito e a experiência, a idéia e o significado”.

4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.

Totalidade: É comum dizermos que um adolescente faz coisas em seu grupo que não tem coragem de fazer sozinho. Para a Gestalt, o grupo forma uma totalidade que não pode ser desmembrada para que seja conhecido o comportamento de cada um de seus membros.

Percepção: em conformidade com a totalidade, a estimulação sensorial não garante por si só a percepção.

Estrutura: a estrutura é um todo organizado e harmônico, que não se configura como a soma de partes, mas sim, há uma relação de conjunto.

Meio geográfico e meio comportamental: nossos comportamentos vêm à tona de acordo com a percepção do meio e não apenas pela identificação das propriedades físicas dos fenômenos.

Figura-fundo: o campo perceptivo tende a organizar-se segundo a relação de figura-fundo. Ao observarmos uma figura ela aparece como um todo organizado e estruturado, ao passo que o fundo parece um espaço vazio.

Leis perceptivas: quando observamos algo, nossa percepção tende para a boa forma; às formas mais simples, simétricas, regulares e estáveis. Um exemplo: ao ler um livro, reconhecemos e separamos o essencial do secundário.

Insight: um dos princípios da Gestalt que mais influenciou a educação; e ainda hoje professores utilizam a idéia de “clic”, do “estalo”, do “de repente”, “da luz”, que acontece com o aluno que aprende. É o momento em que se dá conta de que um problema foi resolvido gerando o “ah, é assim...”, como se tudo ficasse claro e compreensível, num passe de mágica.

5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.

Campo fenomenal nada mais é que o mundo das coisas e das pessoas, percebido pela pessoa, a qual com o decorrer da vida vai atribuindo significações e valores a cada aspecto percebido.

Rogers chama self (si mesmo) ao conjunto de percepções que cada um tem de si mesmo, da vida, de suas relações com os outros e com o mundo, tanto quanto dos valores que atribui a essas percepções. Pode-se dizer que o self é a auto-imagem que formamos de nós mesmos. O self é a parte do todo (organismo), que dirige o comportamento de cada um.

Sempre que agimos ou reagimos em conformidade com o que pensamos e sentimos, nosso comportamento está de acordo com nosso campo fenomenal, isto é, com nossas percepções. Neste sentido, diz-se que há congruência, porque há harmonia entre o self e o que está sendo apreendido pela consciência (experiência, para Rogers). Somos incongruentes, quando não há correspondência entre o que sabemos e sentimos e o comportamento. A incongruência gera tensão e confusão.

6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

A motivação de cada estudante para aprender, na escola, é a mesma que envolve os projetos de se manter e se atualizar para conseguir os objetivos de vida. Em outras palavras, Rogers propõe como condição de melhor aprendizagem na escola, a existência de um clima de acolhimento e aceitação para cada um dos estudantes.

7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.

Aprender a aprender tem valor no presente e no futuro. Assim se produz a aprendizagem significante e experiencial, cheia de sentido para a pessoa. O ensino, nesta perspectiva, reduz-se a permitir que o estudante aprenda a alimentar a sua curiosidade. O grande objetivo do ensino é promover a aprendizagem, não de uma matéria morta, mas daquela que é objeto de curiosidade, de procura e de interesse do estudante.

8. O que é equivalência de estímulos?

É a associação entre relações e acontecimentos.

9. A equivalência de estímulo pode ser utilizada como ferramenta para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita? De que forma?

Toda modificação do ambiente que pode ser captada pelo organismo por meio dos sentidos. As respostas são modificações que ocorrem no organismo em decorrência desses estímulos como, por exemplo, alterações na expressão facial, ou movimentos. Estímulo.

– qualquer evento que atua sobre o organismo.

– qualquer comportamento emitido pelo organismo.

10. Exemplifique o conceito de estímulo e resposta, bases do comportamentalismo, no animal e no ser humano (utilize exemplos diferentes dos apresentados no texto).

O animal e o homem são ativos por natureza, mas esta condição não os livra da influência do ambiente no comportamento. Entretanto, outro é o caminho da influência, e o animal e o homem comportam-se por si mesmos. Esses comportamentos são seguidos de ocorrências favoráveis, desfavoráveis ou neutras para o organismo. O que acontece depois do comportamento apresentado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com