TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEM ERAM OS CHICAGO BOYS

Por:   •  4/1/2023  •  Resenha  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 4

1. QUEM ERAM OS CHICAGO BOYS

Na década de 50, a partir de um programa educacional proposto pelos Estados Unidos, alguns professores da Universidade de Chicago viajaram ao chile para recrutar estudantes e oferecer-lhes vagas de intercâmbio. Um desses professores, Arnold Harberger, selecionou jovens estudantes de economia que mais tarde seriam reconhecidos como Chicago Boys. Durante a temporada de estudos em Chicago, parte desse grupo foi influenciada pelas ideias do professor Milton Friedman, conhecido internacionalmente por seu pensamento liberal. Essa influência será fundamental para o desenvolvimento histórico do neoliberalismo e, consequentemente, para o futuro do Chile.

2. PAPEL DOS CHICAGO BOYS NA DITADURA CHILENA

Ao final do intercâmbio os economistas retornam ao Chile para cumprir a promessa que tinham feito a eles mesmos, voltar a universidade, dessa vez como professores, para contribuir com a mudança do país. Porém, como o próprio Sergio de Castro (um dos Chicago boys) disse no documentário, eram inconsequentes e queriam mudar o sistema de forma imediata, o que os levou à adoção de medidas extremas para que ocorresse a modificação.

Além disso, ao voltarem para o Chile, também passaram a se envolver com a situação política da nação. E a partir de suas reuniões, decidem criar um plano econômico para apresentar ao candidato à presidência, Eduardo Frei, que seria posteriormente derrotado por Salvador Allende. Os Chicago Boys não gostavam da ideia de Allende no poder, alguns chegaram a deixar o país por conta do resultado das eleições, como Ernesto Fontaine.

Como já era esperado pelo grupo de economistas, o governo do presidente Allende não caminhou bem. Por isso, um famoso jornal, apoiado por um grupo das forças armadas se juntam para forçar a saída do governante. Eles procuram os Chicago boys, sem que a real intenção fosse revelada, e pedem para que reformulem a proposta econômica oferecida a Eduardo frei. E assim, surge o él ladrillo, nome dado ao documento no qual se encontrava a proposta digitada. Os Chicago Boys não esperavam que o conteúdo desse documento fosse utilizado por Augusto Pinochet como política econômica, após o golpe militar aplicado para retirar Allende da presidência.

Nesse momento, nomes de destaque entre os Chicago Boys, como: Sergio de Castro, Rolf Lüders, Ernesto Fountaine e Carlos Massad, se envolvem diretamente na política, pois, esses receberam cargos do governo Pinochet. Essa foi a oportunidade que tiveram de aplicar as políticas liberais que desenvolveram e aprenderam com Friedman.

Com o resultado das propostas, já aplicadas pelo governo, observa-se que o estilo de economia neoliberal não rompe com a ideia desigualdade. O documentário utiliza um trecho de uma gravação de Friedman, no qual o economista explica o porquê da existência dessa desproporção através de uma comparação da economia com um jogo de poker.

No começo do jogo todos têm mais ou menos a mesma quantidade de fichas a sua frente. Mas com o passar do jogo certamente essa situação muda. Existirá um grande ganhador, com mais fichas, e um grande perdedor com menos. De acordo com a teoria da igualdade, deveriam os ganhadores distribuírem seus ganhos com os perdedores para que todos terminem o jogo no mesmo nível do começo? Isso tiraria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com