TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as contribuições que o método etnográfico apresenta para as pesquisa em antropologia?

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Antropologia é uma ciência que estuda sobre o homem em alguns sentidos como psicologia, evolução, desenvolvimentos, e também estudam sobre semelhanças e diferenças de culturas entre vários grupos humanos. Ela dar voz aos ''esquecidos'', ou seja, culturas que se localizam distantes tanto geograficamente, quando culturamente. Ela procura eliminar esse conceito rígido e leva em conta apenas as demonstrações culturais de uma parte da sociedade em que estuda, pretendendo assim, reconhecer novos elementos culturais provenientes de outros setores sociais, na tentativa de quebrar paradigmas, afastar concepções do senso comum e que de alguma forma se mostrem preconceituosas em relação ao outro.

A etnografia é a especialidade da antropologia, que tem por fim o estudo e a descrição dos povos, sua língua, raça, religião, e manifestações materiais de suas atividades, é parte ou disciplina integrante da etnologia, é a forma de descrição da cultura material de um determinado povo.O objetivo da etnografia é o de descrever as vidas das pessoas, com precisão e profundidade, através da observação detalhada, obtida principalmente através do trabalho de campo. A partir da observação de fatos e fenômenos, o antropólogo coleta, analisa e interpreta dados e aspectos culturais com o intuito de examinar como se dá a vida social na realidade cotidiana de determinados indivíduos e grupos, e além da compreenção, sempre terão que dar testemunho das culturas estudadas. É muito importante que o antropólogo passe um longo tempo convivendo com os grupos estudados, para que possa acompanhar de perto suas atividades diárias, aprender a lingua nativa, e registrar seus costumes, hábito e depoimentos atraves de um diario de campo, e no final da pesquisa ele irá decidir o que deve privilegiar para reconstruir a realidade.

Percebe-se as pesquisas ficaram muito mais confiaveis e precisos, com o surgimento da etnografia, pois antes as elas eram feitas em gabinetes,a partir de relatos de terceiros, sem qualquer contato com as tribos e suas culturas, método que não foi mais utilizado com o passar do tempo porque um antropólogo revolucionista provou que o estudo de uma cultura diferente, é mais eficaz se feito de corpo presente, ou seja, se o próprio antropólogo for fazer a pesquisa, e não tirar as conclusões pela base dos viajantes. Atualmente podemos dizer que devido a evolução temos mais meios de pesquisa, mas independentemente de qualquer um, o melhor sempre será o de corpo presente, é um estudo pessoal, cada qual com suas noções, e nada melhor do que viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (25.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com