TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa bibliográfica: A antropologia da educação

Por:   •  27/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS ERECHIM

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CLECIANE MICHELE BRESSIANI

Pesquisa bibliográfica: A antropologia da educação

ERECHIM  

2016

A antropologia da educação.

Esta pesquisa bibliográfica vai aborda a antropologia da educação, onde será exposta a ideia e alguns princípios explicativos de uma antropologia da educação, trazendo a ideia do autor Malimowiski onde ele coloca a noção de educação para a antropologia. A ideia de Paulo Freire que fala sobre a pedagogia junto com o compromisso social, sendo a ideologia pedagógica.

A antropologia quando ela tem  por objeto analise da educação ela pode se desenvolver como antropologia histórica sendo que deve compreender o tema investigado, por meio da historicidade da investigação, individuo o planejamento e o método que se é bastante utilizado na educação.

Segundo Neusa a antropologia e a educação parecem constituir uma a outra aonde o campo de confrontação, em que o compartimento do saber da antropologia e da educação traz a condição de prática. As avaliações das questões antropológicas e tão desafiadora como no campo da educação justamente por sua característica institucional e homogenizadora que não são uma tarefa simples. Portanto a antropologia  e a educação tem se separado com os universos raciais, étnicos, econômicos, sociais, gênero e entre outros.

Sendo que o interesse que traz o aluno da pedagogia para uma aproximação no camppo antropológico é o formado no caso brasileiro, onde também é conhecido a antropologia no campo da educação. Segundo Neusa:

A razão é simples: a educação não tem sido um dos campos privilegiados pela antropologia da mesma forma que certas abordagens teóricas, que estão na origem deste diálogo, também não se constituem em objetivo de conhecimento e analise, em particular, lembro aqui, o culturalismo americano, representado por Fraz Boas e as gerações formadas por ele(NEUSA pag.3).

Contudo a educação e a antropologia não têm muitas ligações, sendo que a antropologia ela não possui campos que vão relacionar com a educação, por esse motivo se torna mais afastada da educação, mas sendo que pode ter alguma ligação que muitas vezes não esta bem especificada mas tendo algo em comum.

Na ideia da autora a antropologia e a educação abre um espaço para debater, refletir e intervenção, que pode ser debater, refletir e intervenção, que pode ser desde o contexto cultural, racial, étnica e de gênero, até no sistema escolar, com base numa ordem social e podendo ate resultar em alguma mudança. A antropologia e educação estabelecem um dialogo, que se faz parte, também, o debate teórico e metodológico das chamadas pesquisas educacionais relacionadas as diversas e diferentes forma de vida, onde ainda pode se desafiar o conhecimento.

Segundo Eric a obra de Malinowiski traz a educação antropológica como pesquisa do professor e de como pode ser rica a contribuição tanto da antropologia como da educação na própria sociedade.

No começo do livro “Argonautas do Pácífico Ocidental”, Malinowiski expõe algumas ideias de cunho metodológico, que possibilitaram à antropologia um caráter mais coerente com sua utilidade científica, teórica e prática. Malinowiski foi precedido por uma moda “evolucionista” que, em sua época, generalizava as classificações das sociedades impondo uma teoria etnocêntrica, onde os teóricos europeus se caracterizavam e caracterizavam sua sociedade como mais evoluída em relação às outras sociedades.(ERIC pag4).

 

Portanto o autor busca trazer as teorias e as considera sem nem uma coerência de base empírica, portanto o estudo não poderia ser aplicado na realidade social.

O autor traz a construção de uma antropologia mais reflexiva e com isso desenrola a construção propriamente dita da disciplina. As ideias tão rica para a antropologia e para a educação moderna, as ideias são consideradas teorias e especulações a respeito do conhecimento humano, como um ser humano , uma pessoa que também tinha suas dificuldades humanas e suas inevitáveis angustias enquanto ser preocupado com o mundo e consigo mesmo, explorando também em suas reflexões o caráter da subjetividade.

Segundo Eric o autor Malinowiski traz ele elementos subjetivo que não é possível encontrar em questionários ou dados objetivos, sendo que pode ser considerado um elemento que do sentido á prática social. Coloca-se que é preciso pensar em um sistema educacional que possibilite ao sujeito se situar no tempo e no espaço, com objetivo de um ser que esta inserida no mundo e na realidade, possibilitando o surgimento de reflexão com a vida para poder tentar lutar por uma sociedade até mais justa.

Segundo Eric o autor Paulo Freire, coloca que se constituiria um processo de construção de conhecimento que estaria dado na relação  educacional comum conjunto o saber comunitário, podendo criar a possibilidade de autonomia para ambos os sujeitos, sendo que a relação de professor e aluno na relação com o conhecimento, onde que ensina sempre vai aprender algo a mais com os alunos, ou ate com os alunos da vida ( dia a dia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com