TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade em transporte e distribuição

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.382 Palavras (14 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

  TRANSPORTE DE PRODUTOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO

AO CURSO SUPERIOR DE

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PROINTER IV

Professor tutor: GILBERTO CARMO DE MORAIS

ERNESTO CONTINI CRUZ                                 RA: 2862992708

LORRAYNE DOMINGUES MAIRENE VIUDE    RA: 9918005558

CARLOS AUGUSTO ALVES PEREIRA               RA: 2836305107

LUIS ROBERTO FERREIRA                               RA: 9322707812

REGINALDO DE MOURA ZANONI                     RA: 0207605502

                                 

                             

OSASCO  

                                                                 

        

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................................1
  1. ANÁLISE SWOT APLICADA EM CONTROLE DE ESTOQUES E ARMAZÉNS........3
  1. TRANSPORTES MAIS UTILIZADOS PARA DIFERENTES PRODUTOS...................7
  1. CHECK LIST PARA VALIDAÇÃO DA EMPRESA DE TRANSPORTES.......11
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................................13
  1. REFERÊNCIAS.......................................................................................................................14

     

                                                     

CONCEITO DE QUALIDADE EM TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO

A qualidade em transporte de cargas e distribuição de produtos é algo essencial e que agrega muito valor para empresas do ramo logístico. É o elo essencial entre a expedição da empresa e cliente, reúne as matérias-primas para a produção de commodities comercializáveis e distribui os produtos da indústria no mercado. Nos dias atuais os tomadores de serviços buscam intensamente a qualidade na execução dos seus serviços para que assim possa continuar operando com competitividade. Para se considerar essa tal competitividade, será possível providenciar alguns meios com intuito de colaborar positivamente com o objetivo a ser alcançado.

A contratação de um serviço no âmbito de transporte e distribuição, além de eficiente deve ser eficaz para que haja valor aos interessados, ou seja, deverá contemplar desejos de tomadores de serviços e clientes finais. A situação que as empresas enfrentam atualmente, diferentemente do passado é bem transparente, onde o mercado está cada vez mais exigente e competitivo e requer qualidade em serviços internos e externos.

Baseando nesse cenário, é imprescindível buscar a melhoria de recursos e a otimização da produtividade, aumentando, consequentemente, a lucratividade da empresa. Mas para se chegar até esse ponto é necessário traçar um planejamento que reúna todas as áreas da companhia. Internamente, é importante destinar um espaço para o transporte de qualidade, que permite que a empresa faça a movimentação das mercadorias com a garantia da integridade da carga, entrega no prazo acordado com o cliente, além de ajudar a minimizar os custos das operações. Externamente algumas normas devem ser também providenciadas para que os serviços continuem ou passem a ser competitivos.

Um dos meios mais importantes dentro da logística está no transporte e na distribuição dos produtos, sendo que é por meio dele que o produto sai do ponto inicial de produção até o destino final, neste caso, o cliente. Para que uma empresa efetive o conceito de qualidade de transporte e distribuição, é necessário levar em conta alguns pontos essenciais que aperfeiçoará a sua operação, mas é lógico que não apenas se tratando de operação interna.

1

O custo x benefício, infraestrutura para armazenar e transportar a carga e tempo de transporte de cada meio são pontos de partida que estarão auxiliando quanto a melhor categoria de transporte para o negócio da empresa.

A qualidade em transportes e distribuição tem fundamental importância quanto ao nível de satisfação do cliente. Pois é na falta de qualidade que ocorrem alguns problemas de operação como no caso do atraso na entrega do produto desde a produção até a entrega ao consumidor final. Por isso um transporte de qualidade e confiável é extremamente importante para o sucesso do negócio.

Algumas empresas especializadas em transporte oferecem serviços de acompanhamento da locomoção das cargas. Esse serviço de rastreamento é positivo tanto para o fornecedor quanto para o cliente, já que é possível acompanhar o trajeto da mercadoria até o seu destino final, tornando a operação logística mais eficiente e segura, além de evitar prejuízos para a companhia. Mas para a contratação de uma empresa de transporte logístico é preciso levar em conta o nível de qualidade de serviço prestado, a agilidade na execução e a segurança dos produtos que estão em cargas. Sendo assim  todas as expectativas com relação a qualidade no transporte e distribuição estará sendo efetivada com sucesso.

         

2

ANÁLISE SWOT APLICADA AO CONTROLE DE ESTOQUE EM ARMAZÉNS

O Controle é algo que está presente na maioria dos tipos de ambientes, atividades e todo tipo de operação. Controlar está presente até mesmo no nosso dia a dia onde é necessário, por exemplo, uma projeção seguida por um simples cálculo. Nessa mesma linha de raciocínio, vemos que em logística o conceito de controlar é bem mais complexo, portanto presenciamos a utilização do controle de estoque em armazéns.

 Atualmente o controle de estoques é feito via computador através de programas específicos e de operação, onde leva- se em conta os níveis de estoques e as necessidades da produção, além de emitir ordens de compra para que a empresa atenda totalmente os tipos de demandas. além disso, seu objetivo principal é servir como  “pulmão amortecedor” entre  as operações produtivas. Então nesse sentido vemos a necessidade de provisão quanto aos controles de estoques em armazéns, onde os mesmos tem finalidade de auxiliar tanto internamente quanto externamente. Existem diversas ferramentas com capacidade de auxiliar neste processo e uma delas é muito eficaz ao qual chamamos de análise SWOT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (258.9 Kb)   docx (51.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com