TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Economia

Trabalho Escolar: Questionario De Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  1.297 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO

Curso: Administração Período Letivo: 2011/2

Semestre: 2º Semestre Disciplina: Economia

Nome Tutor Presencial:

Nome Professor EAD: Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz

Nome Aluno(a):

RA:

Questões Dissertativas

Questão 1 (0,1875) ( Tema 1)

Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.

R: Não significam a mesma coisa, a escassez é a existência de mais procuras e desejos por bens ou produtos do que a quantidade de bens para satisfazer seus desejos já à pobreza é poucos bens ou até mesmo a falta de bens.

Questão 2. (0,1875) (Tema 2)

Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.

Com base neste texto, responda:

O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?

R: O Estado deveria intervir na economia do país com o objetivo de conduzir o pleno emprego.

O pensamento keynesiano se opunha ao Estado Mínimo (de intervenção mínima - o liberalismo econômico) e apregoava o Estado Grande (gastador), com a função de organizar a desordem econômica e amenizar as perdas por meio da elevação dos gastos públicos.

Para Keynes,o Estado deveria empenhar-se para garantir a qualidade de vida de sua população, controlando de uma forma eficaz as contas internas e externas.

A preocupação maior de Keynes surgia do seu ceticismo em relação à capacidade de auto-regulação do mercado, por isso, ele considerava que o Estado deveria assumir a maior parte da responsabilidade na organização dos investimentos, por meio de uma política de regulação que visasse minimizar sua instabilidade.

Keynes considerava que o Estado deveria atuar sobre as expectativas com o objetivo principal de evitar súbitas flutuações da eficiência marginal do capital, favorecendo e estimulando os investimentos. Ele defendia o 'Welfare State' (o Estado de bem-estar social) que simplesmente é uma espécie de Estado providência, promotor (protetor e defensor) social e organizador da economia. Um Estado que toma para si a responsabilidade de regulamentar a vida e a saúde social de sua nação, garantindo serviços públicos e proteção à população.

Questão 3.(0,1875) (Tema 3)

O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços

e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.

R: Os impostos podem ser divididos em impostos indiretos e impostos diretos. Impostos indiretos são impostos incidentes sobre o consumo ou sobre vendas. ( ex: Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI). Impostos diretos são impostos incidentes sobre a renda e o patrimônio das pessoas físicas. (ex:Imposto de Renda (IR).

Questão 4. (0,1875) (Tema 4)

Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil financeira dos custos de produção.

R: As principais diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira são:

Custos de Oportunidade e custos contábeis: enquanto a avaliação contábil financeira está nos custos contábeis, que são os custos históricos de quanto a empresa efetivamente pagou para a compra ou aluguel dos insumos, a análise econômica se calca nos custos de oportunidade, que são os custos implícitos na possibilidade de ganho nos demais setores por meio da utilização dos recursos atualmente empregados na produção.

Externalidades: A análise econômica se preocupa com a existência de externalidades, que são custos e benefícios para a sociedade que são subprodutos da atividade produtiva da empresa para os quais não há compensação monetária (não há um mercado para coisas do tipo poluição criada pela firma, por exemplo, de forma que a firma possa comprar da população ribeirinha o direito de poluir o rio).

Custos versus despesas: Diferentemente da visão contábil-financeira, a teoria microeconômica não faz distinção entre custos (vistos na análise contábil-financeira como gastos diretos na produção) e despesas (vistas na análise contábil-financeira como gastos associados ao exercício social e alocados para o resultado geral do período, como despesas financeiras, comerciais e administrativas).

Questão 5. (0,1875) (Tema 5 )

Quais as estruturas do mercado de fatores de produção? Como elas se caracterizam?

R: Concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores de forma que um empresa isoladamente não afeta a oferta do mercado e com isso também não afeta o equilíbrio do preço.

Monopólio o mercado monopolista se caracteriza por apresentar condições diametralmente oposta às da concorrência perfeita, nele existe um único empresário que domina inteiramente a oferta de um lado e todos os consumidores do outro, não há portanto concorrência .

Oligopólio é um tipo de estrutura que se caracteriza normalmente por um pequeno numero de empresas que dominam a oferta de mercado.

Monopsônio ou monopólio na compra de insumos é uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com