TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Unidade I - Linguagem E Comunicação

Pesquisas Acadêmicas: RE: Unidade I - Linguagem E Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Senso Comum

O senso comum diz respeito ao que vivemos no nosso dia a dia, o que formamos a partir do que vivenciamos, não tem relação com o que aprendemos na escola, mas sim com o que ouvimos muitas vezes de nossos pais e avós, ou o que vem passado de gerações, chá de casca de cebola clareia o cabelo, casca de romã é antibiótico natural, bálsamo é cicatrizante, sebo de carneiro melhora rachadura nos pés, chá de gengibre é bom para rouquidão. São conhecimentos que adquirimos sem comprovação científica, é nossas experiências de vida, nossa opinião. Seria como a herança que adquirimos desde que nascemos de acordo com o que presenciamos. É o que consideramos que seja verdade sem buscarmos comprovação para isso.

Teológico

É o conhecimento adquirido pela crença religiosa ou pela fé, depende da formação das crenças de cada indivíduo, não pode ser negado nem confirmado, a verdade só é comprovada com a revelação. Baseia-se na fé e não na razão, é o que acreditamos, como exemplo: acreditar em espíritos, milagre da cura, reencarnação. São as verdades que nós homens chegamos mediante aceitar uma revelação divina, não admite críticas, pois o justo viverá pela fé. É baseado na fé humana sem método e nem raciocínio, na crença da existência de um ser superior. Apoiam-se em doutrinas, proposições sagradas, revelações sobrenaturais.

Filosófico

Conhecimento que se baseia na interrogação como instrumento, que decifra os elementos que são imperceptíveis aos sentidos, é diferente do método científico, pois é racional e leva em conta diferentes objetos de estudos. É um conhecimento do dia a dia, mas ao contrário do senso comum, pois se preocupa em questionar o relacionamento do individuo com o meio que está inserido. Os objetos de análise do filósofo são as ideias que são raciocinadas e buscam a verdade, fornecendo ideias e conteúdos que transformam a realidade, como exemplos mais comuns: A máquina substituirá quase totalmente o homem? A clonagem humana será uma prática aceita universalmente? Normalmente o papel do filósofo é apresentar sua critica as realidades que estão sendo vivenciadas.

Cientifico

Baseia se em fatos, não é considerado definitivo, pois estão sempre sendo revistos. Novas descobertas sempre podem modificar a teoria existente. Busca dar respostas por estudos e testes com provas de segurança. Pode se dizer que exemplos de conhecimento científicos nos dias de hoje estão entrelaçados com nossas vidas, exames e procedimentos médicos, tecnologias de comunicação, meios de transporte, fontes de energia, confecção de vestuários, técnicas para cultivo do solo e produção de alimentos, atividades esportivas variadas e expressões culturais. Possui a capacidade de analisar, justificar, induzir ou aplicar leis e de predizer eventos futuros como a previsão do tempo. Constrói oposição entre os outros conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com