TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA A “O QUE É FILOSOFIA?”

Por:   •  29/8/2019  •  Resenha  •  10.956 Palavras (44 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 44

RESENHA CRÍTICA A “O QUE É FILOSOFIA?”

CHAUÍ, Marilena Souza. Iniciação a filosofia. São Paulo. Ática, 2013

Em 2013, foi lançado em São Paulo, o livro “Iniciação a Filosofia” pela editora Ática. Essa obra foi escrita por Marilena Chauí, uma respeitável filosofa e professora brasileira, a qual tem graduação e licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é especializada em Historia da Filosofia Moderna e Filosofia e Política. Além disso, é Mestre e Doutora pela Univerdade de São Paulo (USP) e Doutora honoris causa pela universidade de Paris 8 ( França), pela Universidad Nacional de Córdoba ( Argentina) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A publicação citada discorre sobre o conceito de Filosofia e os variados questionamentos surgidos a partir dela. De acordo com Marilena Chauí, este livro é um convite ao questionamento, á reflexão ao trabalho do pensamento na busca da verdade, na compreensão do sentido de nossas idéias, de nossos sentimentos e emoções, dos valores de nossa cultura e de nosso desejo de liberdade e de felicidade.

Iniciando o capitulo 2 podemos dizer que a filosofia se constitui quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais que validem as crenças cotidianas. Mas, porque racionais? Por três motivos:

  • Porque racional significa argumentado, debatido e compreendido
  • Porque racional significa que ao argumentar, debater queremos conhecer as condições e os pressupostos de nossos pensamentos e os dos outros.
  • Porque racional significa respeitar certas regras de coerência do pensamento para que um argumento ou um debate tenham sentido. Deste modo, é possível chegar a conclusões que podem ser compreendidas, discutidas, aceitas e respeitadas por outros.

Ou seja, a filosofia nos traz questionamentos o tempo inteiro, que precisam ser discutidos, muitas das vezes testado e provado para que se tenha a comprovação.

Mas para que filosofia?

Essa pergunta, “Para que filosofia?”, tem a sua razão de ser. Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade pratica muito visível e de utilidade imediata. Quando se pergunta “Para que?”,o que se pergunta é “qual a utilidade?”, “ que uso vantajoso posso fazer disso?”. Ninguém consegue imaginar a utilidade da filosofia e para que ela serve e por isso muitos dizem que ela não serve para nada. (CHAUÍ, 2013)

A atitude filosófica tem algumas características independentemente do conteúdo investigado como: perguntar o que é, perguntar como é, e perguntar porque é. A atitude filosófica se inicia a partir das indagações que rodeiam o mundo todo e as relações mantidas com ele. Em outras palavras, a filosofia compreende que precisa conhecer nossa capacidade de conhecer, que precisa pensar sobre nossa capacidade de pensar. Com isso a reflexão filosófica que é o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele mesmo volta para como uma fonte do que foi pensado, é onde o pensamento busca refletir, compreender e avaliar suas próprias vontades, desejos e idéias. Ela se volta também para compreender o que se passa em nós e nas relações mantidas com a realidade. E ela origina-se a partir de três questionamentos.

  1. Porque pensamos, o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos?
  2. O que queremos pensar quando pensamos o que queremos dizer quando falamos o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual e o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos e fazemos?
  3. Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? Isto é, qual a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?

Essas três questões têm como principal objeto de indagação o pensamento, a linguagem e a ação. Ou seja, a atitude filosófica esta ligada ao mundo em que vivemos aos seres humanos presentes nele e a forma que eles se relacionam. Já a reflexão filosófica esta ligada a forma de pensamento e a forma de agir dos seres humanos.  “A filosofia não é feita de achismos, nem é pesquisa de opinião  á maneira dos meios de comunicação de massa. Filosofia é conhecer e pensar” ( CHAUÍ,2013.p.24).

As indagações filosóficas se realizam de modo sistemático ou seja:ela trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, utiliza conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova e também exige fundamentação racional do que é enunciado e pensado.

Quando estudamos filosofia queremos saber logo o seu significado. Só que a filosofia não possui apenas um significado ela possui vários. Existem quatro definições gerais do que é filosofia.

  1. Visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura.

Que seria algo mais amplo ao conjunto de idéias, valores e praticas pelo qual a sociedade ela aprende e compreende o mundo e a si mesma. Ou seja, a forma que uma determinada pessoa vai agir de acordo com o que a sociedade tem imposto.

  1. Sabedoria de vida.

A verdadeira definição de escola da vida, ou a arte do bem viver uma contemplação do mundo e das pessoas para conduzir a uma vida justa e de forma sabia. É uma forma de nos ensinar a termos domínio sobre nós mesmos, nossos desejos, nossos impulsos.

  1. Esforço racional para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido.

Atribui-se a filosofia a tarefa de conhecer a realidade, provando que o universo é uma totalidade ordenada por relações de causa e efeito e que essa totalidade é racional, ou seja, possui sentido e finalidade compreensível ao pensamento humano.

  1. Fundamentação teórica e critica dos conhecimentos e das praticas

Definir e estabelecer racionalmente princípios, causas e condições que determinam à existência a forma e os comportamentos de alguma coisa como as leis ou as regras de mudanças.

Marilena Chauí nos leva ao que diz ser um dos primeiros passos da filosofia que é o questionamento, a forma de se pensar e de refletir sobre tudo que nos cerca. Ela tem tornado uma ciência pouco divulgada e compreendida o que de certa forma acaba a tornando desconhecida e nós sabemos da grande importância dela na vida de nós seres humanos racionais e pensantes.

Ao ler o capitulo 2 do livro “ Iniciação a filosofia”, é possível perceber que a autora cumpriu o propósito que deixou claro no inicio da obra, ou seja, discutir e introduzir o leitor dentro do universo da filosofia. Para tanto, a mesma traz dois diferenciais, as exemplificações a todo o momento e a contextualização do conceito em questão, seguida da aplicação desse conceito nas nossas vidas.

Por fim, o livro é bastante didático e claro o que torna a leitura mais agradável para quem ler além de despertar a curiosidade ao leitor para seguir adiante com a leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com