TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme: Neste mundo

Por:   •  23/10/2017  •  Resenha  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

                                       Ana Luiza Lemos Toscani

                                                    PUCRS

                                         Escola de Humanidades

                                  ana.toscani@acad.pucrs.br     

                              Filme: Neste Mundo

O filme conta a história de Jamal e Enayatullah, primos que vivem em um campo de refugiados em Peshawar, na fronteira do Paquistão com o Afeganistão.

Neste campo vivem refugiados desde 1979, os primeiros fugindo da invasão soviética em seu país e os mais recentes dos bombardeios dos EUA que começaram em outubro de 2001 na caça a Bin Laden e ao Talibã após o atentado as torres gêmeas.

Muitos como Jamal, são órfãos e trabalham na fabricação de tijolos por menos de um dólar ao dia. Muito foi gasto para bombardear o Afeganistão após o atentado e pouco para ajudar os refugiados, como uma fraca ração, tenda e cobertores.

 Pensando em proporcionar  uma vida melhor ao filho, o pai de Enayatullah decide enviá-lo ilegalmente para Londres. Como Enayatullah  não fala inglês , Jamal é convidado para acompanhá-lo.

Os dois contam com a ajuda  de coiotes, contrabandistas ou traficantes de pessoas(não ficou muito claro) a custa de uma boa quantia em dinheiro. Viajavam escondidos em caminhões em condições precárias entre alimentos, animais ou em contêineres lacrados, como o que morreu Enayatullah e outros.

A viagem é longa, seguem por terra a rota da seda, antiga rota usada pelos mercadores para o comércio da seda entre o Oriente e a Europa. E bastante perigosa, são roubados, enganados, perdem alguns de seus bens para a polícia de fronteira e ao chegarem à fronteira com o Irã são orientados a trocar a roupa que vestiam para que fossem vistos como iranianos. O ônibus em que estão é parado pela guarda  e vistoriado, não convencem o guarda e são enviados de volta para o Paquistão.

Recomeçam a viagem e desta vez chegam a Turquia a pé pelas montanhas do Curdistão, onde conseguem emprego para continuar a viagem até a Itália de navio.  Durante a viajem para Itália Enayatullah morre sufocado dentro do conteiner e apenas Jamal sobrevive.   Na Itália, Jamal vende pulseiras para garantir a passagem de trem até a França. Em Paris, fica em um acampamento da Cruz Vermelha onde conhece Youssef e juntos viajam para Londres embaixo de um caminhão. Em Londres avisa o tio de sua chegada e morte do primo. Trabalha lavando pratos, não consegue visto de permanência, mas continua morando no país como ilegal.

O filme mostra que não há limites para a sobrevivência humana.

Mostra uma realidade que não se aceita ser invisível para o mundo, não é possível que se enxergue apenas terrorismo e extremismo onde é clara a presença de seres humanos, que trabalham, estudam e que vivem com o sonho de um futuro melhor no seu país, obrigados a se refugiar em países com costumes diferentes dos seus. Para justificar a guerra? Ou buscar o que há embaixo da terra?

 

Os limites entre os países são bem demarcados, não é possível simplesmente atravessar de um país para outro sem que haja uma fiscalização por parte das guardas de fronteiras. O que não se percebe em momento algum no filme, (somente no Irã) são as fronteiras culturais, os costumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com