TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - DOCUMENTÁRIO PRO DIA NASCER FELIZ

Trabalho Escolar: RESUMO - DOCUMENTÁRIO PRO DIA NASCER FELIZ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  2.878 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO - DOCUMENTÁRIO PRO DIA NASCER FELIZ

DOCUMENTÁRIO PRO DIA NASCER FELIZ

O filme "Pro Dia Nascer Feliz", dirigido por João Jardim, aborda as desigualdades na educação brasileira, mostrando os dramas e as dificuldades dos professores e jovens de diversas regiões do Brasil.

É totalmente perceptível as diferenças existentes entre escola pública e privada. Os professores de escolas públicas são sujeitos a educar em condições precárias desde falta de água,de segurança,transporte, falta de verbas, até casos de violência. Já os professores de escolas particulares desfrutam de um alto salário e um ambiente agradável e prazeroso.

A sabotagem educacional, é outro fator retratado ao longo do documentário. Segundo a revista Veja, todos os anos 20% dos alunos repetem de serie. Isso significa que o estado tem anualmente de gastar 20% a mais do que deveria. Tal situação explica a tão evitada reprovação. O governo não tem interesse na qualidade e sim na quantidade de alunos aprovados.

A falta da participação familiar e o desinteresse dos alunos também é constante, eles usam o ambiente escolar como lugar para seus interesses, tais como: namoricos, conhecer novas pessoas, marginalização, passando maior parte do tempo fora da sala de aula, o que é claramente prejudicial ao seu desenvolvimento.

Com toda essa banalização da educação, o caminho que os governantes devem traçar para se elevar a qualidade do ensino público é muito longo. Deve-se haver um maior investimento tanto em segurança, quanto em infra estrutura, além de propor uma boa qualificação para os profissionais.

Apesar de inúmeros problemas, existem pessoas que acreditam e lutam por um futuro melhor. No documentário o diretor mostrou a menina Valéria, que apesar de não acreditarem em sua capacidade, sempre declamava suas poesias sorridente. E até mesmo Douglas, que encontrou no grupo de música (iniciativa de uma professora), uma ocupação para se distanciar das más influências.

João Jardim demonstra em seu documentário a realidade que todos negam ver. Enquanto o Brasil não adotar políticas públicas educacionais e não criar um vínculo entre a aptidão do professor, o comprometimento do governo e a responsabilidade dos pais, não poderá se pensar em ensino de qualidade, continuando em penúltimo lugar no ranking mundial da educação.

Resenha do filme “Pro dia nascer feliz”

O filme “Pro dia nascer feliz” trata-se de um documentário, que mostra a realidade de algumas escolas do Brasil. O documentário expressa as diferenças sociais, tanto na estrutura de cada escola quanto nas diferenças de agir por cada aluno no aprendizado.

O documentário tem inicio mostrando a realidade de uma escola no estado de Pernambuco, na cidade chamada Manari, onde nem uma escola com uma boa estrutura tem além da ausência de muitos professores em sala de aula, os alunos contam com um ônibus para se deslocarem de seus lugares até a cidade, em uma distância de 30 quilômetros, e que às vezes o ônibus se quebra. Em meio a toda situação mostrada, existe uma garota chamada Valéria de 16 anos de idade, que mostra um ótimo dom para o aprendizado educacional e dedicação á poesia, diferentemente das condições que a escola proporciona e que às vezes professores duvidam de textos escritos pela aluna.

O documentário segue até o estado do Rio de Janeiro, em uma escola pública na cidade de Duque de Caxias, onde na ocasião alunos explicam que roubam por falta do que fazer ou mesmo por ódio. Em reuniões, os professores ficam preocupados em não saber o que fazer para coibir esses tipos de situações. Em certos momentos alunos fazem brincadeiras de mau gosto com alguns professores.

A falta de professores e o não interesse dos alunos é a realidade de Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo. Em um dos momentos do filme, há uma garota chamada Keila em que em vários momentos cita o desejo de se sentir triste, e outro estudante mostra o interesse de ser padre e estudar filosofia, em meio a tudo isso se destaca uma professora que com prazer, planeja brincadeiras prazerosas para seus alunos, ela relata também que por desgaste ocorre a sua ausência em sala de aula.

Na parte final do documentário, é citada outra cidade de São Paulo e é relatada por ter uma ótima estrutura de ambiente e também por haver uma disciplina rígida, os alunos demonstram uma enorme falta de controle emocional, que causa a depressão e também a violência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com