TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Pro Dia Nascer Feliz

Trabalho Universitário: Resenha Filme Pro Dia Nascer Feliz. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  1.559 Visualizações

Página 1 de 3

Pro Dia Nascer Feliz é um documentário lançado em 2006 que mostra a realidade brasileira em relação às diferenças sociais e a educação, dirigido pelo diretor João Jardim. Essa obra traz uma visão ampla sobre dois tipos de escola, nas quais existem vários perfis de aluno. Foram analisadas no documentário, escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e outros dois colégios particulares de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Realidades tão diferentes como a de Valéria de Manari- PE e a das garotas de São Paulo, evidência a pobreza em que está a rede pública escolar brasileira, mas até que ponto a estrutura escolar pode prejudicar na formação de um aluno? No documentário, João Jardim mostra vários alunos que não tem um bom desenvolvimento educacional porque não se interessam, como por exemplo, o menino Deivison Douglas que deveria ser reprovado no 9º ano, já teve vários problemas em sala de aula com as professoras, e depois só conseguiu passar por causa de uma grande discussão do conselho escolar que não queria arcar com a responsabilidade de reprová-lo.

Nem sempre a estrutura escolar é a grande culpada do não desenvolvimento escolar, isto é intensificado pelo documentário quando o gosto de estudar de Valéria é mostrado. Para uma adolescente pobre de Manari (uma das cidades mais pobres do Brasil), ela é um exemplo a ser seguido por qualquer aluno.

Outra realidade mostrada no documentário é de algumas garotas que estudam numa escola particular de classe média de São Paulo. A realidade dos professores é contraria à de Manari, lá os professores são assíduos, e tem compromisso com os seus alunos, mas a situação desses não muda muito. Pro Dia Nascer Feliz mostra os perfis dos estudantes brasileiros, que não muda muito de escola pra escola, pode ser numa pobre e desestruturada como a de Manari ou numa de classe média e muito bem estruturada como a de São Paulo, mas em ambas existem alunos interessados e desinteressados.

O documentário tem um lado preconceituoso quando mostra na escola particular várias garotas que se interessam, que sabem falar bem e têm um belo futuro pela frente, mas na escola da periferia de Duque de Caxias não mostra nenhum aluno interessado. Pro Dia Nascer Feliz mostra a partir disso que num colégio particular existem inúmeras possibilidades de sair de lá um engenheiro, um advogado, um juiz, um professor; mas será que na escola de Duque de Caxias não haverá essas possibilidades? Existem colégios públicos muito mais estruturados do que os colégios particulares mostrados no documentário, mas que não foram citados, divulgando por meio dessa obra cinematográfica que escolas particulares são melhores que escolas públicas, que em minha opinião é uma realidade na sua maioria, mas não na sua totalidade.

Para ter uma boa educação é preciso de uma escola com boa estrutura física e acadêmica, mas também é necessário que haja a consciência dos alunos e isso é mostrado no documentário Pro Dia Nascer Feliz. Para quem busca conhecer as condições educacionais de nosso país, esse documentário expõe claramente todas as informações necessárias.

Todos os problemas relacionados à educação escolar, mostrados no documentário, se dão geralmente pela má administração das verbas, que muitas vezes nem chega à escola, pelo desinteresse da maioria dos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com