TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Pro Dia Nascer Feliz

Trabalho Escolar: Resenha Pro Dia Nascer Feliz. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 4

O documentário ‘’Pro dia nascer feliz’’ retrata a perspectiva humana e a grande desigualdade no sistema brasileiro de educação, mostra a realidade dos professores, alunos das escolas públicas e das escolas privadas, e a das classes sociais no Brasil. Este filme nos mostra alunos de escolas públicas e alunos de escolas particulares, em que é fácil notar que as diferenças que existem entre as duas classes sociais mudam totalmente a realidade vivida das por eles. A desigualdade social existe devido à divisão de classes e à falta de apoio público.

A entrevista com os adolescentes denuncia casos de depressão, de crises existenciais e até de violência nesse ambiente escolar. A reação mais normal de quem assiste a essa parte do filme é a de indignação diante das angústias expostas pelas alunas. É habitual, nesse caso, considerar uma rebeldia sem causa da classe alta e se comover apenas com a dura realidade dos adolescentes.

Mas a principal proposta deste documentário não é somente relatar as fortes diferenças existentes entre as escolas e seus ensinos do país. O fundamental é demonstrar que o sistema educacional brasileiro é muito falho. E, dessa forma, é possível constatar que cada realidade registrada enfrenta problemas gerados por ela mesma.

O foco do filme é dado ao ensino de adolescentes. Esse fato isoladamente já apresenta condições bastante conflituosas, uma vez que a adolescência é uma fase caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais. É o momento em que o indivíduo forma sua identidade, a partir de seus valores e de suas crenças. É quando ele ao levantar questões relacionadas à sua origem, à sua identidade e ao seu futuro não encontra com facilidade, evidentemente, as desejáveis respostas.

A trajetória do filme se inicia em Pernambuco, numa cidadezinha onde não há sequer uma escola, os alunos nesse caso, contam com um ônibus para levá-los a outra cidade, que fica a 30 quilômetros de distância, e quase sempre a condição do ônibus não está em bom estado. Em São Paulo a escola apresenta problemas que começam pelas faltas numerosas dos professores e pelo forte desinteresse dos alunos. Nesse quadro, atenta-se para personagens que merecem certo destaque, por exemplo, uma menina, narrando seus momentos de desânimo, assume seu desejo pela morte. Já outro menino manifesta, num discurso consciente, à vontade de ser padre e de estudar filosofia. Há ainda a professora desses alunos que promove, com dedicação, um projeto e dá conta de uma atividade prazerosa e produtiva para todos. São momentos em que os alunos ganham voz e podem discutir, por conta de uma relação de cumplicidade, sobre assuntos que lhe afligem. No entanto, a mesma professora apesar da pouca idade sofre um grande desgaste em sala de aula e, por isso, justifica suas faltas. Por fim, aborda-se a realidade de uma escola católica de elite na cidade de São Paulo. É evidente que, além de dispor de um espaço físico excelente, a escola também é marcada por sua rígida disciplina. O sistema educacional brasileiro, em vez de cumprir seu papel de articulador e esclarecedor entre o jovem e o meio social, provoca o inverso. O jovem brasileiro tem uma relação de relutância com a escola, pois tem uma idéia ou, pelo menos, uma sensação de que o ensino não o conduz, de forma alguma, ao seu papel de cidadão, assim como a de que esse ensino está muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com