TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Pro Dia Nascer Feliz

Trabalho Escolar: Resenha Do Filme Pro Dia Nascer Feliz. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  2.362 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme pro dia nascer feliz

Trata-se de um documentário, que mostra a realidade de algumas escolas brasileiras. O documentário expressa as diferenças sociais, tanto na estrutura de cada escola quanto nas diferenças de agir por cada aluno no aprendizado, ou seja, mostra realidades diferentes na educação e culturalmente, no que diz respeito ao social.

Pro dia Nascer Feliz se inicia mostrando a realidade de uma escola no estado de Pernambuco, onde a escola não possuiu uma boa estrutura, ao contrário, péssima. Além disso, tem ausência de muitos professores em sala de aula, os alunos contam com um ônibus para se deslocarem de seus lugares até a cidade, em uma distância de 30 quilômetros, e que às vezes o ônibus se quebra.

Em meio a toda situação mostrada, uma garota chamada Valéria de 16 anos de idade, mostra um ótimo dom para o aprendizado educacional e dedicação à poesia, diferentemente das condições que a escola proporciona. Esta menina foge tanto a regra que seus professores duvidam de textos escritos por ela.

No decorrer do filme, o foco do filme passa a ser de uma escola pública na cidade de Duque de Caxias, RJ, onde alunos explicam que roubam por falta do que fazer ou mesmo por ódio, além de estar em contato diariamente com ladrões, por morarem em uma área controlada pelo tráfico. Em reuniões, os professores ficam preocupados em não saber o que fazer para coibir esses tipos de situações. Em certos momentos alunos fazem brincadeiras de mau gosto com alguns professores, os desrespeitando.

A falta de professores e o não interesse dos alunos não é apenas uma realidade de Pernambuco e Duque de Caxias, em Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo também existem escolas que passam por este problema. Em um dos momentos do filme, há uma garota chamada Keila em que em vários momentos cita o desejo de se sentir triste, e outro estudante mostra o interesse de ser padre e estudar filosofia, em meio a tudo isso se destaca uma professora que com prazer, planeja brincadeiras prazerosas para seus alunos, ela relata também que por desgaste ocorre a sua ausência em sala de aula.

Na parte final do documentário, é citada outra cidade de São Paulo e são relatados por ter uma ótima estrutura de ambiente e também por haver uma disciplina rígida, os alunos demonstram uma enorme falta de controle emocional, que causa a depressão e também a violência entre os mesmos.

O documentário relata duas realidades opostas que foram abordadas em cada colégio, em cada região brasileira, em que não são apenas as diferenças de dedicação de alunos, violência e desrespeito contra o outro, falta de estrutura no ambiente ou mesmo professores que se ausentam, do próprio governo, mas também a falta do acompanhamento dos pais, e que em certos momentos dificultam uma realidade positiva das crianças que futuramente serão os adultos deste país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com