TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  24/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  1.388 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

INGLETY PATRICIA FERREIRA CAMPOS –RU731383 - PEDAGOGIA

KARLA POLLYANA SOUTA – RU731316 – PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – GESTÃO ESCOLAR

TELÊMACO BORBA

2012

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

INGLETY PATRICIA FERREIRA CAMPOS –RU731383 - PEDAGOGIA

KARLA POLLYANA SOUTA – RU731316 – PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – GESTÃO ESCOLAR

                              Trabalho apresentado na disciplina de Estágio Gestão                                                                      Escolar, no Curso de Pedagogia, da

                                   Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER                          

Tutor local:

Polo de Apoio:

TELÊMACO BORBA

2012

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO……………………………………………………………………….03
  2. DADOS DA ESCOLA ESTAGIADA……………………………………………….04                            2.1IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA…………………………………04
  1. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA……………………………………..04
  2. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO……………………………………………………………………………..06
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………………………………...11
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS………………………………………………12

         1. INTRODUÇÃO

O estágio, um item obrigatório no curso de pedagogia consciente em proporcionar ao aluno acadêmico, a investigação e estudo da realidade de atuação do professor e do pedagogo. Nele o acadêmico aproveita as atividades em diferentes realidades e delas extrai respostas que auxiliaram e orientaram sua pratica pedagógica.

O estágio- Gestão escolar, traz por intencionalidade pensar e dialogar acerca dos fundamentos da gestão inseridos na escola. Gestão essa que atenda aos propósitos especificamente educativos.

 A realização deste estágio esta relacionada com a formação do professor e do pedagogo. O pedagogo é quem organiza e articula o trabalho pedagógico no interior da escola com diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar para que a escola cumpra com sua função social a mais plenitude possível. É dessa maneira que realizamos a observação na disciplina do estágio, observando o trabalho do pedagogo, bem como sua atuação no e intervenção no processo pedagógico da escola.


2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

 2.1.1LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO                                                                                                          O estágio foi realizado na Escola de Ensino Ideal que se encontra na Avenida Presidente Kenedy, 1229 – Centro Telêmaco Borba Paraná.                               Fone: (42) 3272 9550 , email: idealtb@uol.com.br

       2.1.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento da escola se dá das 7:00 às 18:00 hrs de segunda à sexta-feira.

      2.1.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO

A Escola de Ensino Ideal trabalha com Educação Infantil e Ensino Fundamental, recebendo crianças do maternal ao 9º ano do Ensino Fundamental.

      2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A concepção de educação adotada pelo espaço educativo é de que o homem é um ser social em constante transformação e que por estar inserido na sociedade sente necessidade de compreendê-la e modifica-la conforme suas necessidades, sendo a educação um processo continuo e inacabado de um individuo para um determinado fim social. a escola é quem abre os horizontes do aluno, como um ser racional dando-lhe possibilidades de desenvolvimento capazes de prepará-lo para as exigências sociais da atualidade. Na escola o maior interlocutor do conhecimento é o professor que busca desenvolver em cada um de seus alunos suas respectivas potencialidades, bem como suas habilidades compreendendo e respeitando a individualidade de cada um. E o papel da escola formar cidadãos críticos capazes de modificar o meio onde está inserido.

   2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

  • Contextualização das observações de estágio;  

A Escola de Ensino Ideal se encontra em uma região privilegiada, centralizada e de fácil acesso aos alunos. Ali se encontram crianças de maternal Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nesse meio estão inseridos alguns alunos com necessidades educacionais especiais que contam com uma equipe preparada para trabalhar com cada um deles. Entre eles estão alguns alunos que apresentam dislexia e TDAH além de alunos que apresentam algum tipo de necessidade física como paralisia e miopia grave.

  •   Caracterização do espaço de observação;

A escola conta com um amplo espaço de recreação bem distribuído contendo 12 salas de aula além das salas reservadas para a direção, secretaria, almoxarifado, sala de brinquedos, sala de vídeo, biblioteca, sala dos professores e cozinha. As salas dos maternais contam com fraldário muito bem equipados para que as crianças se sintam confortáveis na hora da troca da fralda. A escola também possui uma quadra poliesportiva, um parque de areia, um espaço para recreação e aulas de psicomotricidade, além do extenso gramado rodeado de árvores e plantas. Para que todo esse espaço possa ser bem conservado, a escola conta com três funcionários de serviços gerais.

  •     Caracterização dos envolvidos;

Estão matriculados nessa escola aproximadamente 500 alunos divididos em dois turnos sendo o matutino as series finais do Ensino Fundamental e diurno Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. A comunicação dos alunos com os profissionais de educação acontece de maneira saudável uma vez que a escola defende esta questão fortemente justamente para que o aluno confie em seu professor de uma maneira saudável.

  • Caracterização da equipe pedagógica;

A escola conta com aproximadamente 48 profissionais qualificados para receber os alunos. Cada sala possui 2 professores para que o rendimento em sala seja bem maior. O diretor é quem coordena todo o grupo e cuida da parte administrativa e burocrática da escola. O pedagogo é quem faz o encaminhamento pedagógico da escola além de ser o grande responsável por avaliar e planejar o processo pedagógico escolar. A escola contem uma psicóloga e nutricionista que cuida da alimentação das crianças por meio do cardápio da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (958.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com