TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  18/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.902 Palavras (12 Páginas)  •  27.895 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL DE CURITIBA - UNINTER

ELISABETE SERAFIM

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

GESTÃO ESCOLAR

CURITIBA - 2015


CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL DE CURITIBA - UNINTER

ELISABETE SERAFIM

RU – 256758 (2012/08)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

GESTÃO ESCOLAR

Relatório de estágio apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado de Gestão Escolar. Para o Curso de Pedagogia à distância do Centro Universitário Internacional de Curitiba - UNINTER.

CURITIBA – 2015

SUMÀRIO

1. INTRODUÇÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1

2. DESENVOVIMENTO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  2  

2.1 GESTÃO ESCOLAR. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . 3

2.2 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3

2.3 ENTREVISTA COM GESTOR. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4

 

3.  CONCLUSÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12

4. REFERÊNCIAS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . 14


1 INTRODUÇÃO

Neste relatório constam as atividades de estágio curricular supervisionado na Gestão da Educação, realizadas no decorrer do Curso de Pedagogia da Centro Universitário Internacional de Curitiba  – UNINTER.

O Estágio Curricular Supervisionado, nos cursos de licenciatura, é uma exigência legal da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9394/96 (Art. 61 / Art. 62), entre outras legislações1 que fundamenta tal ação, sendo de caráter obrigatório para a conclusão da graduação e obtenção, quando da aprovação, do diploma.

O Estágio Supervisionado da Gestão na Educação, realizado no 6º Período do Curso de Pedagogia, teve seu início no dia 31/07/2014 e término no dia 11/12/2014, conforme calendário acadêmico da Faculdade, totalizando carga horária de 150h (cento e cinquenta horas), conforme Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.

O Estágio Supervisionado foi realizado sob orientação de professora designada pela coordenação do referido curso para supervisionar e orientar as ações referentes ao mesmo. Os encontros de supervisão e orientação visaram fundamentar o(a) acadêmico(a) sobre questões teórico-científicas no que tange a realidade da prática educativa da Gestão na Educação, bem como, a formulação dos registros em um Plano de Ação sugerido para o pedagogo e relatório final, do referido Estágio.

A maioria das ações do Estágio Supervisionado foram realizadas em espaços escolares das redes públicas ou privadas do sistema de ensino que atendem alunos que estejam efetivamente matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio, conforme legislação nacional (LDBEN 9394/96), onde o/a acadêmico (a) pode vivenciar as práticas escolares realizadas por meio de observações participativas para maior interação do processo de ensino-aprendizagem.

Um dos principais objetivos do Estágio Supervisionado é proporcionar ao (a) acadêmico (a), formação específica com possibilidade de transposição teórica à prática, buscando elementos articuladores teórico-científicos que subsidiem tais ações, mediante momentos de estudo e planejamento do trabalho a ser realizado no decorrer da prática estagiada.


Tal perspectiva busca atender às expectativas do mercado de trabalho onde o (a) licenciado (a) irá atuar, pois visa fortalecer a relação teoria e prática baseada no princípio metodológico de pesquisa-ação, onde o desenvolvimento das competências e habilidades profissionais se imbricam a este processo. Sendo assim, o Estágio Supervisionado constitui-se em importante e fundamental meio de integrar o (a) acadêmico (a) à realidade da prática social, econômica e de formação profissional inicial.

Este trabalho tem como objetivo principal, relatar as atividades desenvolvidas no decorrer do Estágio Curricular Supervisionado, onde estão evidenciadas as ações realizadas tanto no espaço escolar por meio das observações participativas, bem como, o relato dos estudos teóricos, de pesquisa e reflexão e em seu apêndice o Plano de Ação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A GESTÃO ESCOLAR

No mundo em que vivemos a mudança se faz presente no cotidiano, e quando tratamos de cotidiano escolar, elas ocorrem de forma gradativa, e eficiente se envolvidos profissionais aptos a desenvolver as práticas pedagógicas com empenho. E dentro deste contexto a gestão escolar é fundamental para nortear os olhares e planos da equipe pedagógica, a escola é dissimuladora de ideologias, valores que cabem à gestão escolar trabalhar temas diversos para que o planejado aconteça de forma significativa na vivência dos alunos, segundo Soares:

Falando sobre natureza e a especificidade da educação, acreditamos ser essa a forma de como deve ser compreendida a natureza e a especificidade do trabalho pedagógico, fato que deve pautar a compreensão dos profissionais da educação, pois de outra forma o trabalho e a organização do trabalho pedagógico dentro e fora da escola estará comprometido. (2011, p.24)

No ambiente escolar encontram-se vários fatores determinantes quando tratamos de formar cidadão críticos, e para que o trabalho ocorra da melhor forma possível, toda instituição tem seu PPP (Projeto Político Pedagógico), que norteia o trabalho de toda a equipe escolar, sobre o PPP Soares afirma:

O PPP torna-se um documento vivo, e é a partir dele que que os profissionais que trabalham que na escola conseguem analisar, refletir, e avaliar todos os processos pedagógicos da organização escolar, com o objetivo explícito de oferecer educação de qualidade à população. (2011, p.113).

Dentro desta perspectiva educacional, a gestão escolar propõe também a inovação relacionada aos métodos pedagógicos, formações continuadas e todos os temas relacionados à educação que, quando mais esclarecidos, melhor será a prática pedagógica da equipe escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com