TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio - Gestão escolar

Por:   •  2/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.723 Palavras (11 Páginas)  •  1.255 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

CAROLINA DARGE SANTOS DE CARVALHO PASSOS – RU 667375

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – GESTÃO ESCOLAR

LORENA

2016[pic 1]

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

CAROLINA DARGE SANTOS DE CARVALHO PASSOS – RU 667375[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – GESTÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado à disciplina

de Estágio Supervisionado, no Curso

de pedagogia, 05/2011 da Faculdade

Internacional de Curitiba – FACINTER.

LORENA

2016

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA...............................................05

2.1 Localização da Escola

2.2 Horário de funcionamento

2.3 Níveis de atendimento

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO.................................................05

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.........07

4.1 Contextualização das observações de estágio

4.2 Caracterização Dos Espaços De Observação

4.3 Caracterização Dos Envolvidos

4.4 Caracterização da equipe pedagógica

4.5 Descrição Das Atividades Do Pedagogo

4.6 Descrição das dimensões do trabalho do pedagogo

5. PLANO DE AÇÃO................................................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................13

REFERÊNCIAS.........................................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

Relatório de estágio supervisionado da UTA Organização Escola constitui-se de uma importante atividade para acadêmicos do curso de Pedagogia.

O estágio proporcionou o primeiro contato com a escola e seu cotidiano. A interação a compreender a Direção, Coordenação Pedagógica, e a Escrituração Escolar. Esse estágio visa a fortalecer a relação entre a teoria e a pratica se baseando nos princípios metodológicos, permitindo uma visão ampla da parte organizacional e a compreensão da estrutura escolar. Para a realização deste trabalho foram utilizados vários instrumentos tais como: observação na escola pesquisada, leitura de livros, tele aulas e entrevistas. As partes que compõem este trabalho são: identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da instituição, descrição e analise reflexiva das atividades de estágio supervisionado, considerações finais, referências.

Na instituição de ensino foi possível observar que a gestão democrática é desenvolvida através de diálogo com a comunidade, professores, funcionários, pais e alunos para criar um espaço e condições para discussão e troca de idéias

O estagio supervisionado foi realizado nos dias 06 de junho á 24 de junho de 2016, no Colégio Adventista de Cruzeiro e foi concluído pela estagiaria Carolina Darge Santos de Carvalho Passos.

Os resultados positivos de uma escola só serão realmente garantidos através do trabalho coletivo coordenado pela equipe diretiva e que envolve a todos da gestão escolar que são professores, o conselho escolar, pais e o corpo administrativo da instituição.

Para a formação profissional do acadêmico em Pedagogia o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrito e do cálculo e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

A metodologia utilizada do estágio e no relatório foi à visita pessoal na instituição, entrevista com a equipe diretiva (direção e coordenação), análise na documentação escolar e principalmente o Projeto Político Pedagógico.

2. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

2.1 Localização da Escola

O Colégio Adventista de Cruzeiro fica situado à Rua José Cipriano Sobrinho, nº 37, Bairro Retiro da Mantiqueira II, CEP: 12.712-550, no município de Cruzeiro, estado de São Paulo; telefone (12) 3144-2634; site http://cruzeiro.educacaoadventista.org.br/; e-mail do administrador: Ricardo.battaglini@ucb.org.br.

2.2 Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do Colégio é das 7h15 às 17h30. O Horário letivo é dividido em dois turnos: manhã e tarde, sendo manhã das 7h15 às 12h05 e tarde das 13h às 17h30.

2.3 Níveis de atendimento

O Colégio Adventista de Cruzeiro atende os níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

A Educação Adventista enfatiza o processo educativo de forma integral e restauradora, incentivando a interação entre a teoria e a prática, o pensar e o fazer, a razão e a emoção, o indivíduo e o coletivo, a causa e o efeito, pois tantos os educandos como os educadores ensinam e aprendem.

A proposta pedagógica da Rede Educacional Adventista visa atender as necessidades gerais de aprendizagens, estimulando a criticidade e a criatividade, objetivando transformar conhecimentos e atitudes, a partir de soluções de problemas que remetem à realidade da vida.

Fundamentada nas premissas de uma educação cristã, esta proposta tem como compromisso nortear as atividades didáticas das escolas da rede, sistematizando a prática pedagógica e o cotidiano escolar, imprimindo a ideia de qualidade do ensino.

Com objetivos educacionais amplos, o currículo promoverá a excelência acadêmica e os estudos gerais e necessários para a cidadania responsável, contribuindo com o desenvolvimento equilibrado da vida espiritual, intelectual, física, social, emocional e vocacional dos educandos, preparando-os para serem cidadãos competentes e comprometidos com a sociedade e com Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com