TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Gestão Escolar

Por:   •  28/5/2016  •  Monografia  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  1.856 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

EDILAINE MEDEIROS DA SILVA RU: 1191806, PEDAGOGIA

MARIANA GONÇALVES CARDOSO RU: 1171222, PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

COLATINA

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER[pic 1]

EDILAINE MEDEIROS DA SILVA RU: 1191806, PEDAGOGIA

MARIANA GONÇALVES CARDOSO RU: 1171222, PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Portfólio apresentado à UNINTER, como requisito parcial do curso de Pedagogia do Polo Presencial de Colatina

COLATINA

2016

SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 3

2 A ESCOLA ESTAGIADA......................................................................................... 4

3 A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA....................................................... 6

4 ATUAÇÃO PROFISSIONAL GESTORA................................................................. 7

5 PLANO DE AÇÃO – GESTÃO ESCOLAR.............................................................. 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 11

REFERENCIAS......................................................................................................... 12

1 INTRODUÇÃO

Refletir sobre gestão educacional e o papel de um líder é tarefa difícil, mas necessária para a construção do modelo educacional que o presente século demanda. Considerando que o modelo de gestão tem mudado gradativamente e para acompanhar tais mudanças, cada líder tem que se adequar aos novos tempos, a concepção de gerir precisa estar amparada num entendimento mais amplo, para que se possa repensar velhos paradigmas.

Em novos tempos, onde os atores começaram a refletir o seu papel dentro das instituições escolares, muitos gestores ficaram sem saber como administrar este novo cenário, uma vez que eles estavam habituados com a gestão tradicional e acreditavam que o único responsável pelo direcionamento da equipe eram eles mesmos. O perfil de um líder, portanto, deve ser compreendido dentro da ótica de cada instituição, repensando velhos conceitos e preparando-se para os novos.

        Uma vez identificado o perfil do gestor, é preciso capacitá-lo. A formação acadêmica de um líder nunca será suficiente para garantir o sucesso nas empreitadas que dependam de liderança. Por vezes, o referencial teórico até atrapalha. A capacitação de um gestor precisa ser centralizada nas necessidades de cada instituição e, por conta disso, essa capacitação será diferenciada em razão do perfil de cada líder e do perfil da própria instituição.

        Foi realizado um estágio na Escola Municipal Conselheiro Lafaiete, na cidade de Resplendor, MG neste primeiro bimestre do ano de 2016, logrando fornecer subsídios para formação de prática profissional das autoras, além de conceber um referencial à prática pedagógica para toda a vida profissional.

        Essa pesquisa começou com a caracterização da instituição, onde ficou conhecido todo o ambiente escolar, seu Projeto Político Pedagógico (PP), e o Regimento Escolar. Neste trabalho apresentou-se um projeto de gestão escolar, observando-se o Regimento da escola e as considerações que viabilizaram o projeto.

A metodologia empregada foi a de observação e coleta de dados para posterior elaboração deste relatório, divididos em capítulos e sub capítulos, onde se trata dos aspectos da escola estagiada.

A experiência foi muito gratificante, servindo de base para formação de uma prática pedagógica de gestão que será útil em toda carreira que se inicia.

2 A ESCOLA ESTAGIADA

A Escola Municipal Conselheiro Lafaiete está localizada na Rua Antônio Fontes Tavares, 145, no centro da cidade de Resplendor, MG. Recebeu autorização de funcionamento em 26 de maio 1946, na época subordinada à rede estadual.

Possui infraestrutura adequada, com água filtrada, água da rede pública, alimentação escolar para os alunos, energia da rede pública, esgoto, lixo destinado à coleta periódica e tem acesso à Internet com banda larga. Possui 10 salas de aulas, sala de diretoria, sala de professores, quadra de esportes descoberta, cozinha, biblioteca, parque infantil, banheiro dentro do prédio, banheiro adequado à educação infantil, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, refeitório, almoxarifado, pátio coberto e área verde.

A escola funciona das 7 às 17h30min oferecendo Educação Infantil (Pré-escola), Ensino Fundamental (apenas nos cinco anos iniciais).

O corpo discente é composto por 98 alunos no turno matutino e 68 no vespertino. Não há turno noturno e o total de alunos, portanto, é de 166. Os alunos são oriundos de famílias de classe média baixa e classe baixa, filhos de trabalhadores do comércio e agricultores.

O corpo docente é composto de 43 funcionários, sendo que todos os professores possuem formação superior e cinco com pós graduação.

O corpo administrativo é composto por uma diretora, uma vice diretora, duas auxiliares de secretaria, uma auxiliar administrativo e uma secretária.

A escola tem por visão ser reconhecida regionalmente como uma organização promotora de excelência educacional, centrada no desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais, possibilitando a construção de cidadãos autônomos para o exercício de uma cidadania plena. Entre seus objetivos, destacam-se:

  • Estabelecer as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade escolar;
  • Formalizar um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos;
  • Trabalhar os valores, especialmente na busca da autoestima e da conquista da identidade do aluno;
  • Favorecer a integração Escola/Professor/Pais/Alunos;
  • Oferecer cursos e capacitações para o pessoal técnico administrativo;
  • Colaborar para a formação continuada dos professores e equipe;
  • Participar de eventos culturais

A escola busca garantir à população um ensino público gratuito e com qualidade, assegurando a universalização do acesso e possibilitando sua permanência com sucesso visando o exercício da cidadania. Tem por objetivo essencial a formação intelectual e cultural das crianças atendidas, tornando-as aptas para, entre outras:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com