TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  1.823 Visualizações

Página 1 de 9

KERLE MUCZINSKI RU: 203312

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – GESTÃO ESCOLAR

CHOPINZINHO

2012

KERLE MUCZINSKI RU: 203312

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – GESTÃO ESCOLAR

[pic 1]

CHOPINZINHO

2012

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..............................................................................................04

2.DESENVOLVIMENTO.................................................................................07

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................10

REFERÊNCIAS.............................................................................................11


 INTRODUÇÃO

O estágio terá como objetivo estudo os pressupostos de gestão escolar, o objetivo deste estagio é pensar e dialogar acerca dos fundamentos da gestão inseridos num espaço especifico de atuação: escola.

              A formação desse estágio no curso de pedagogia e as suas contribuições para a formação dos futuros professores e pedagogos, pois através da educação de jovens e adultos, pessoas que não tinham oportunidades de estudar quando crianças voltaram anos mais tarde com intuito de aprender a ler e escrever onde mudanças significativas em suas vidas, na rotina de seu dia à dia, com o estágio estaremos buscando uma experiência maior para nossa formação como futuras docentes.

É impressionante como as mensagens entram em nossa vida e nos fazem refletir, no momento de que tudo, além de trazer palavras de alento para um coração inquieto.

INDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

A Escola Municipal Imaculada Conceição-EIEF. Localizada na Rua 1° de Maio s/n se localiza no distrito de Vila Paraíso no município de São Joao-Pr, CEP 85570000, telefone (046)35339022. O horário de funcionamento da escola de tempo integral das 07h30min as 17h05min.

A escola atende os níveis de PRÉ há 5° ano e tem como finalidade desenvolvimento integral. Funciona nos seguintes horários de aula das 07h30min até as 11h30min e das 13h05min as 17h05min.

Atende crianças do pré a 5° ano.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Concepção de homem: O homem é um ser natural e social, ele age na natureza transformando-a segundo suas necessidades e para além delas. Nesse processo de transformação, ele envolve múltiplas relações em determinado momento histórico, assim, acumula experiências e em decorrência destas, ele produz conhecimentos. Sua ação é intencional e planejada, mediada pelo trabalho, produzindo bens materiais e não materiais que são apropriados de diferentes formas pelo homem, conforme Saviani (1992): “O homem necessita produzir continuamente sua própria existência. Para tanto, em lugar de se adaptar à natureza, ele tem que adaptar a natureza a si, isto é, transformá-la pelo trabalho.” Partindo do pressuposto que o homem constitui-se de um ser histórico, faz-se necessário compreendê-lo em suas relações inerentes a natureza humana. O homem é, antes de tudo, um ser de vontade, um ser que se pronuncia sobre a realidade.

O homem é um SER em processo permanente de autoconhecimento  e crescimento, que transforma  e é transformado,participante ativo na construção da história e do conhecimento,devendo ser solidário nas relações com a natureza com seus semelhantes, na busca constante da harmonia consigo e com o mundo.

Concepção de sociedade: A sociedade é mediadora do saber e da educação presente no trabalho concreto dos homens, que criam novas possibilidades de cultura e de agir social a partir das contradições geridas pelo processo de transformação da base econômica. Uma sociedade dos “dois terços” ou uma sociedade “com duas velocidades”, como costuma ser denominada na Europa, porque há um amplo setor social, um terço excluído e fatalmente condenado à marginalidade e que não pode ser “reconvertido” em termos laborais, em inserir-se nos mercados de trabalho formais dos capitais desenvolvidos. Essa crescente fragmentação do social que potencializaram as políticas conservadoras foi por duas vezes reforçadas pelo excepcional avanço tecnológico e científico e seu impacto sobre o paradigma produtivo contemporâneo.

A sociedade é um espaço de interação humana no qual se refere a maneira de ser,agir e pensar de um povo, local onde se deve se primar pela solidariedade, fraternidade, justiça, igualdade de direitos e liberdade de expressão , mais de um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gestos, preocupações e costumes que interagem entre si e alguns tipos de organizações e divisões de tarefas, é um espaço,e impera a diversidade.

Concepção de educação: a educação existe onde não há escolas, e por toda a parte. Ninguém escapa dela, todos os dias misturamos nossa vida com a educação, e temos a família como à primeira instituição educativa que nos ensina as primeiras linguagens, valores, cultura própria e os conhecimentos usados para as necessidades da vida. Porém a escola tem como papel primordial, educar o ser humano, para que se desenvolva de modo integral, sendo capaz de intervir na própria realidade com iniciativa, solucionando os problemas de forma equilibrada e harmoniosa e que produza trabalhos a partir do domínio de diferentes áreas do conhecimento

Nossa escola acredita e trabalha para construir uma sociedade justa, socialmente equitativa  e solidaria, politicamente democrática.  

Papel do professor e pedagogo: A docência deve ser entendida como processo planejado de intervenções diretas e contínuas entre a experiência vivenciada do aluno e o saber sistematizado, tendo em vista a apropriação, construção e recriação de conhecimentos pelos alunos e o compromisso assumido com a escola, através da participação em ações coletivamente planejadas e avaliadas, de acordo com as diretrizes da legislação em vigor.

DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DE ESTAGIO

A instituição estagiada se localiza em um distrito do município de São João, as observações ocorreram nos dias 28 de maio das 07h30min as 11h30min, 29 de maio das 07h30min as 11h30min, 30 de maio das 07h30min as 07h30min , 31 de maio das 07h30min as 11h30min e 01 de junho das 07h30min as 11h30min.

As observações foram feitas na educação fundamental 1° ano, atende com oito alunos sendo três meninos e cinco meninas, não atende alunos especiais.Quanto ao ambiente escolar a área física oferece boas condições, adequado às necessidades dos alunos, professores e demais funcionários da escola, o prédio esta edificado sobre um terreno de 2.500m2 com 2.314,59m2 de área construída, dividida em dois blocos assim distribuída em 16 salas, cozinha, área coberta, deposito, banheiro para alunos, professores e funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (296.8 Kb)   docx (731.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com