TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Escritores Da Liberdade

Dissertações: Relatório Do Escritores Da Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  2.035 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório de portfólio:

UTA Fundamentos Pedagógicos fase1 Estrutura de Língua apresentado ao Curso De Pedagogia Língua Portuguesa e didática sobre os filmes. Escritores da Liberdade, Meu Mestre, Minha Vida, Clube do imperador. Do Centro Universitário Internacional Uninter.

1 – Qual a ideia principal de cada filme em relação com a pratica pedagógica?

Escritores da Liberdade

O filme Escritores da Liberdade, analisado apresenta dentro da sua narrativa o modo como a interação pedagógica vem a promover vínculos e agregar valores, outra ressalva é a abordagem pedagógica adotada pela professora, na qual a metodologia aplicada favorece a correspondência dos conteúdos contextualizando-os na realidade cultural dos alunos gerando interesse no processo de ensino. Inicialmente, Erin Gruwell enfrenta problemas de ordem metodológica, visto que o que ela planejava desenvolver não era significativo para a turma, o que levava à desmotivação dos alunos e esses apresentavam sérios problemas de indisciplina. Contudo, ela consegue reverter àquela penosa realidade buscando novas alternativas, pois era flexível e consciente do seu compromisso com a educação. Assim, na tentativa de desenvolver um trabalho que se aproximasse da realidade dos alunos, elabora aulas dinâmicas utilizando à música, jogos, a fala dos alunos e a literatura como recursos metodológicos, objetivando elevar a autoestima e fazê-los perceber a si próprios, a vida e o mundo de maneira diferente. Após ter conseguido avanços e despertar à atenção da turma ela decide conhecer a história de vida de cada um de seus alunos. A partir daí passa a trabalhar valores e sentimentos, objetivando sensibilizá-los para uma série de questões como: discriminação, preconceitos e tolerância, o que veio a diminuir significativamente a violência na sala de aula, possibilitando uma maior integração dos alunos nas aulas e um olhar diferenciado diante da realidade vivida.

Meu Mestre, Minha Vida

Com base no filme “Meu mestre, minha vida” O gestor da escola tem um papel muito importante, pois, sua função é direcionar os caminhos que a instituição deve seguir, como: disciplina, qualidade de ensino, segurança no ambiente escolar. As atitudes do gestor devem ser coerentes e significativas, pois os alunos se espelham nele aspectos de conduta, comportamento e educação, principalmente de escolas públicas. Tradicionalmente as escolas públicas têm sua prática pedagógica voltada somente para o livro didático, sendo assim, outros instrumentos de ensino são descartados. O livro didático é um registro de informações onde estão reunidos vários conteúdos com o intuito de mediar a fala do professor com os conhecimentos que estão sendo adquiridos. Isso restringe a autonomia intelectual do professor e o exercício de sua criatividade, além do mais também não permite que a escola construa sua identidade, refletindo no fracasso escolar. O fracasso escolar está relacionado com a desestrutura familiar, má formação dos professores, falta de recursos financeiros nas escolas, desmotivação tanto do educador quanto do educando, má administração da instituição de ensino, controle social e o sistema vigente. O filme “Meu mestre, minha vida”, que é uma lição de vida, porque mostra como a mudança é possível, pois, apresentando que o bom ensino é aquele que visa à transformação social e é a partir de uma análise crítica da sociedade que podemos intervir colaborando assim para uma sociedade mais democrática e justa. Além disso, proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas, da estrutura organizacional e de sua dinâmica, favorecendo assim a aproximação de professores, alunos e pais. O filme mostra a necessidade de se resgatar o valor de autoridade dos professores. Precisamos de autoridades assim, dentro de cada escola desse país para podermos ter uma educação de qualidade. Precisamos que a justiça prevaleça e que as pessoas entendam que assim como eles têm direitos, elas também têm deveres. Não existe sociedade sem ordem e não existe ordem sem respeito mútuo.

Clube do imperador

Vemos nesse filme um lindo exemplo de vocação profissional, ou seja, um professor que ama o que faz e se dedica ao máximo pela vida de um aluno, a ponto de deixar de lado alguns princípios para oportunizar um aluno que aparentemente não quer seguir regras, tudo por amar sua vocação e visualizar qualidades que muitos não veem. Um professor que usa de seu método próprio de ensino, ele acredita que o caráter de um homem define o seu futuro, seu maior objetivo é moldar esse caráter em seus alunos através da disciplina e regras que quando seguidas e colocadas em prática definirão um belo futuro. Também podemos perceber na vida desse professor uma qualidade fundamental para os dias de hoje a “autoridade e respeito” que ele tem perante seus alunos, ele não se impõe como autoritário, mas através da sua postura profissional em sala de aula, ele a conquista, também esse professor ensina regras e limites como a organização da sala de aula e os horários. Porém a principal ideia do filme em relação à prática pedagógica podemos dizer que seria uma Escola Tradicional, onde a postura de autoridade profissional do professor fornece o conhecimento e os alunos recebem, decoram nomes e datas. Mas ele acredita nas qualidades dos seus alunos, e quer torná-los homens respeitados e bem sucedidos, esse professor identifica possibilidades de mudanças em seus alunos e trabalha para que algo aconteça, mesmo errando, mas tentado fazer o melhor, ou seja, o professor visa o crescimento do aluno, ele investe na recuperação do aluno passando por cima de seus princípios. Algumas vezes nos deparamos com situações que nos deixam em dúvidas nas decisões a serem tomadas com relação aos alunos, porém quando entendemos o que é ensinar e como ensinar isso se torna prazeroso. Comentário sobre o filme baseado na importância da didática na educação

O filme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com