TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritores Da Liberdade

Pesquisas Acadêmicas: Escritores Da Liberdade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O filme é baseado em uma história real, estrelado pela premiada atriz Hilary Swank, a qual interpreta a personagem da professora Erin Gruwell, professora esta cheia de ideais e sonhos, que se depara com uma dura realidade ao enfrentar a turma 203, uma turma de ensino médio. Novata na Instituição de ensino foi contratada para lecionar Língua Inglesa e Literatura, mas foi muito além disso.

Diante de alunos problemáticos com históricos de violência, rejeição, drogas, entre outros, a Senhora G, alcunha recebida pela referida turma, embora no início tenha tido dificuldades, utilizando do método tradicional de ensino, teve a brilhante idéia de aplicar em sala de aula a leitura do livro "O Diário de Anne Frank", após isso, distribuiu em sala cadernos para que elaborassem a construção de seus próprios diários, onde nos mesmos os dolescentes relatariam suas experiências, sonhos e metas.

Promoveu viagens culturais, visita ao Museu do Holocausto, comprou livros para estimulação da leitura entre eles, bem como, através de seu incentivo, escreveram uma carta a Miep Gies (protetora de Anne Frank durante o holocausto), e obtiveram um encontro com a mesma.

Sem apoio algum, trabalhando em três empregos, investiu de todas as formas nesses excluídos da sociedade, dando-lhes a oportunidade de visualizar outros caminhos, dando-lhes a oportunidade de publicar seus escritos através do livro “Escritores da Liberdade” (1999), influenciando assim, muitas Instituições de Ensino espalhadas por todo o País.

CONCLUSÃO

Espero poder confiar inteiramente em você, como jamais confiei em alguém até hoje, e espero que você venha a ser um grande apoio e um grande conforto para mim.

(Anne Frank, 12 de junho de 1942)

O terror do holocausto vivido por milhões de judeus à época do nazismo (2ª Guerra Mundial), inclusive pela adolescente Anne Frank, que morreu aos 15 anos de tifo em um campo de concentração nazista em Bergen-Belsen, após sua deportação de um Anexo Secreto, onde viveu 25 meses escondida com sua família e mais quatro pessoas. Mesmo vivendo em um lugar de apenas quatro quartos, Anne tinha um grande amigo, um diário que ganhara de aniversário, o qual chamava de Kitty.

A idéia da Senhora G em trazer um episódio desse porte para a sala de aula foi na verdade o ponto-chave que desencadeou tudo o mais. Diante de um fato dessas proporções, os adolescentes tiveram a oportunidade de comparar seus problemas com os terrores vividos pelos judeus e perceberam a pequenez de suas atitudes, de suas dificuldades.

E tal e qual Anne Frank, face às dores e sofrimento, construíram um diário e também o publicaram. A diferença é que Anne Frank, por sua vez, não teve o prazer de ver seus escritos publicados, mas o seu exemplo, de transformar a desgraça em algo comum e suportável, impulsionou não só a eles, mas muitos outros a perceberem que sempre há uma luz no fim do túnel.

A professora em questão lidou com variados arquétipos, e os transformou, os moldou, utilizando de criatividade e acima de tudo de amor.

Nada teria conseguido com um grupo de delinquentes sem um sentimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com