TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Pratica de Eletrotécnica

Por:   •  17/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  1.352 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

                Ábner Lucas de Oliveira Martins

Brenda Karine de Araújo

Hellen Tawfiq Tabta

Maria Jordana Arruda

RELATÓRIO DE AULA PRATICA-2

MINUTERIA COLETIVA E SENSOR DE PRESENÇA

Aparecida de Goiânia, 2016

INTRODUÇÃO:

Sensor de presença: É um dispositivo de comando elétrico, muito utilizado para controle de iluminação. O sensor de presença será utilizado no circuito em substituição ao interruptor, ou seja, o sensor comanda a lâmpada. Segue anexo o diagrama de montagem:

[pic 2]

Imagem I: http://www.tutoriaischipeenergia.com.br/2013/05/acender-lampada-da-casa-partir-do.html (Acessado em 31/03/2016 ás 19h36min)

Minuteria: É um dispositivo eletrônico de comando de iluminações elétricas prediais. Utilizando como auxilio um interruptor pulsante ou botão de campainha.

Ao aciona o botão iremos funcionar o relé que por sua vez vai realizar um fechamento de circuito. Porém o relé irá descansar após um tempo definido por uma mola que irá seccionar o circuito desligando a iluminação. Evitando o esperdício de energia em locais como escadas, corredores, etc. Segue anexo diagrama de montagem:

[pic 3]

Imagem II: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682727703-wilight-com-dimmer-automaco-residencial-pelo-wi-fi-_JM (Acessado em 31/03/2016 ás 16h20min)

LISTA DE MATERIAIS:

-CABOS:

- 9,0 M de Fase (1,5 mm²)

-16,0 M de Neutro (1,5 mm²)

- 4,0 M de Retorno (1,5 mm²)

-COMPONENTES:

-3 Luminárias Paflon

-2 Interruptores Pulsantes

-1 Sensor de Presença

-1 Minuteria

-2 Disjuntores Monofásicos

-1 DR (Diferencial Residual)

- Eletrodutos

- Caixa de Sobreposição PVC (4x2)

 

PROCEDIMENTO PRÁTICO:

Com o auxílio de nossos professores orientadores Rodrigo e Ronaldo posicionamos os componentes no nosso box de madeira conforme nossa planta unifilar do box, de primeiro foi constatado uma falha na instalação de nossos componentes, depois foi testado e achado uma nova falha, a minuteria não estava funcionando embora estivesse passando continuidade como constatado por meio de um multímetro o erro porém estava nas emendas do fio neutro que ligava a Minuteria, foi resolvido que não passaríamos outro fio de neutro pela falta de tempo já que a instalação dos componentes  havia sido bem executada.

O sensor de presença também apresentou um defeito em seu relé que não estava identificando a presença de luz no ambiente, o sensor então foi trocado e com um delay médio de um minuto apresentou um ótimo funcionamento, comprovando assim que toda a instalação elétrica foi bem executada.

CONCLUSÃO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com