TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas adolescente

Por:   •  4/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

        

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7



  1. INTRODUÇÃO

                         Já sabemos que a história do serviço social, ao passar dos anos buscou se superar a fase da alienação através do desenvolvimento teórico e político, os profissionais contemporâneos devem estar atentos ao desafio de “fazerem a diferença” no mercado de trabalho, ou continuarão “pagando o preço” de sua atuação moralizadora, assistencialista e meramente executora do passado. História essa marcada por lutas no sentido de manter a ordem social, e não ser entendida como fundamento da profissão, mas como um processo transitório que acompanhou a dinamicidade social e que foi largamente ultrapassada, adquirindo novos contornos, abrindo novos espaços e traçando novas linhas a este contexto histórico.

                         O Código de Ética Profissional deve servir como base ao profissional que escolhe o serviço social, para que se possa avaliar a capacidade de identificar-se com a ética profissional, ou a necessidade de escolher outra profissão. As 10 teorias com que o Serviço Social se associa devem ser reavaliadas constantemente, entendendo que esta profissão lida com questões objetivas e subjetivas e necessita, portanto, de um amplo arcabouço teórico, que possibilite a visão holística sobre o fenômeno social, rompendo de vez com o reducionismo, com a fragmentação.

                         A prática profissional deve ser minunciosamente apreendida para que não se resuma, em manipulação de pessoas. Torna-se importante pensar sobre a identidade do profissional Assistente Social, considerando sua bagagem histórica, seu protagonismo no desenrolar desta história e sua capacidade de renovação diante das exigências que perpassam seu compromisso ético, sua autonomia relativa, suas necessidades, valores e aspirações pessoais; suas limitações diante das contradições do espaço onde atua sua construção de conhecimentos, enfim, decifrar sua própria identidade.


  1. DESENVOLVIMENTO

                         O serviço social, ao passar dos anos buscou superar a fase da alienação através do desenvolvimento teórico e político. Validamente reconhecida como direito social e dever estatal pela Constituição de 1988 e pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), vem sendo regulamentada intensivamente pelo Governo Federal, com aprovação pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), por meio da Política Nacional de Assistência Social (2004) e do Sistema Único de Assistência Social (2005).

                         Para assegurar a efetivação de assistência social como política pública, deve haver uma ligação entre as demais políticas públicas, estabelecer critérios objetivos e demandas para que os programas, projetos, bolsas sociais havendo partilha de recursos entre serviço sócios assistenciais e estados.

                         Conforme Paulo Neto (2010), os projetos profissionais retratam a imagem idealizada pela profissão, apresentando seus valores, seus objetivos, suas atribuições; estabelecendo normas de conduta que norteiem suas relações com os usuários de seus serviços, profissionais de outras áreas, instituições e organizações; caracterizando uma categoria profissional organizada. Estando imbuídos de dimensões políticas, tanto no que se refere à sua relação aos projetos societários, quanto à sua própria perspectiva profissional; e uma vez sujeitos à dinâmica social e suas consequentes transformações, os projetos profissionais acompanham, às mudanças econômicas, históricas, culturais, acadêmicas e da própria composição da categoria profissional.

Os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas. (NETTO, 2010 p.04)

                         Sabendo disso, estudar para se profissionalizar no serviço social, deve se conhecer e o Código de Ética Profissional e confrontar com sua ética pessoal, para que não aja descontentamento nem arrependimentos, frustrações, podendo assim avaliar e se identificar ou não com sua escolha. São muitas as teorias que o serviço social relaciona, mas devem ser revistas diariamente, entendendo que essa profissão lida com pessoas, e necessita de muito estudo que possibilita o profissional uma visão mais ampla e cuidadosa sobre o fenômeno social.

                         Terceiro Setor é de origem norte americano e tem uma abordagem dominante, de organizações sem fins lucrativos, todos permeados pela "promessa" de transformação social. Usa padrão emergente de intervenção social, aqui no Brasil segundo Falconer quem foi responsável pelo Terceiro Setor é o Governo Federal. 

                         No governo de Fernando Henrique Cardoso teve por fim uma ação administrativa chamado de Plano Diretor de Reforma do Estado, de responsabilidade do Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE), comandado pelo então ministro Luis Carlos Bresser Pereira, tinha como pilar central a ideia de que a crise brasileira era “uma crise de Estado, da estratégia estatizante e do modelo de ‘administração pública burocrática’”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com